Sumários
Neurobiologia da empatia (cont.)
27 Novembro 2025, 20:00 • César Lima
perturbações da empatia: autismo, alexitimia, psicopatia
Neurobiologia da empatia
27 Novembro 2025, 18:00 • César Lima
definição de empatia e distinções conceptuais; neurobiologia da empatia; abordagens experimentais ao estudo da empatia;
Sistemas Emocionais Sociais: PLAY
13 Novembro 2025, 20:00 • Nuno Alexandre De Sá Teixeira
O sistema PLAY e a delimitação das áreas neuronais envolvidas. Potenciais neuroquímicos associados a comportamentos lúdicos. Comportamentos lúdicos dos ratos, sua medida e caracterização geral. O 'brincar' como um comportamento intrinsecamente motivado e não dependente de socialização prévia. Interacções entre os sistema FEAR e PLAY e revisão de alguns dados empíricos relevantes. Irrelevância do neo-córtex para comportamentos lúdidos e dados empíricos sugerindo um papel relevante de neuro-opióides na modulação desses.
Sistemas Emocionais Sociais: CARE e PANIC/GRIEF
13 Novembro 2025, 18:00 • Nuno Alexandre De Sá Teixeira
O sistema CARE e as suas bases neuronais e neuroquímicas. O sistema CARE como uma exaptação do sistema LUST, particularmente no papel do núcleo pré-óptico do hipotálamo. O comportamento maternal e o papel da ocitocina e de opióides na promoção de vinculação. Revisão de algumas generalidades e dadso empíricos acerca de imprinting e vinculação. A distinção entre períodos críticos e sensíveis. O sistema PANIC/GRIEF e suas bases neurofisiológicas: o papel da ocitocina e de neuropeptídeos como as beta-endorfinas. A interacção entre CARE e PANIC/GRIEF na modulação da dinâmica de vinculação. Medidas comportamentais do sistema PANIC/GRIEF em animais e a sua modulação neuroquímica. Implicações para a compreeensão dos ataques de pânico e sua relação com ansiedade.
Sistemas Emocionais Básicos: RAGE, FEAR e LUST
6 Novembro 2025, 20:00 • Nuno Alexandre De Sá Teixeira
Bases neuronais e neuroquímicas do sistema RAGE. Interacção entre SEEKING e RAGE e aspectos comportamentais regulados pelo sistema RAGE: revisão de alguns estudos empíricos. Interacções enre RAGE e FEAR e bases neurofisiológicas deste último. Modelos animais para o estudo do medo - limitações e vantagens metodológicas. O papel da amígdala na modulação do sistema RAGE (amígdala medial) e FEAR (amígdala central e lateral). A distinção entre 'low road' e 'high road' (modalidade auditiva e visual) nos sistemas neuronais de medo. O sistema LUST: Diferenciação sexual corporal e cerebral como vias metabólicas distintas. Núcleos dimórficos de diferenciação sexual no hipotálamo (o papel do núcleo pré-óptico no comportamento sexual masculino e do núcleo ventromedial no comportamento sexual feminino). O papel da ocitocina e vasopressina na modulação dos comportamentos sexuais.