Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00121
Acrónimo :
00121
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é introduzir os conhecimentos centrais acerca da relação entre emoção e cognição, nomeadamente no que diz respeito às influências recíprocas entre os dois domínios. Serão também apresentadas e discutidas as principais concepções teóricas e técnicas de investigação da relação entre cognição e emoção. Os contributos deste domínio de investigação para contextos de intervenção serão também analisados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: - Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção - Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção - Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções. - Compreender e explicar a influência das emoções em processos cognitivos e sócio-cognitivos - Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção 1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas 1.2. Emoção e conceitos relacionados 1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção 1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção 2. Influência da emoção na cognição 2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento 2.2. Atenção e controlo cognitivo 2.3. Memória 2.4. Linguagem 2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo 2.6. Perturbações afetivas 3. Influência da cognição na emoção 3.1. Processos cognitivos e regulação emocional 3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção 4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1 - CP1 OA2 - CP2-4 OA3 - CP1.4 OA4 - CP2-4 OA5 - CP2-4

Avaliação / Assessment


Periódica: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula (10%) e relatório escrito sobre o tema (20%); resposta individual a duas perguntas (20%); teste escrito (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos. Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC. A aprovação implica a obtenção de nota igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) e de prática laboratorial (PL), adoptando-se metodologias: TP - Expositivas: Apresentação dos conteúdos programáticos. TP e PL - Participativas: Participação nas aulas; acompanhamento das demonstrações práticas TP - Activas: Realização e discussão de trabalho Auto-estudo: Preparação de trabalho e leitura de textos. A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e as metodologias de ensino é o seguinte: Metodologia Expositiva: Todos excepto OA3 Metodologia Participativa para participação em aula: OA3 e OA4; para acompanhamento de demonstrações práticas: OA3 Metodologia Activa para preparação e discussão dos trabalhos: OA2-OA5 Metodologia de Auto-Estudo: OA1-5. O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 27h em tempo de contacto (20h TP + 6h PL + 1h OT) - 80h para o trabalho de grupo (50h de pesquisa bibliográfica, leituras e análise de textos + 10h de preparação da discussão + 20h para escrita do relatório escrito). - 43h de leituras a realizar ao longo do semestre

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vuilleumier, P. (2005). How brains beware: neural mechanisms of emotional attention. Trends in Cognitive Sciences, 9(12), 585-94. Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237 Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of Cognition and Emotion: From Order to Disorder (Third Edition). London: Psychology Press Pessoa, L. (2008). On the relationship between emotion and cognition. Nature Reviews Neuroscience, 9, 148-158. Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58. Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318. Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wells, A. & Matthews, G. (1994). Attention and emotion: A clinical perspective. Hove, UK: Lawrence Erlbaum. Watson, K. K., Matthews, B. J., & Allman, J. M. (2007). Brain activation during sight gags and language-dependent humor. Cerebral Cortex, 17(2), 314-324. Smith, C., & Ellsworth, P (1985). Patterns of cognitive appraisal in emotion. Journal of Personality and Social Psychology, 48, 813-838. Schwarz, N. (2000). Emotion, cognition, and decision making. Cognition and Emotion, 14, 433-440. Schurgin, M. W., Nelson, J., Iida, S., Ohira, H., Chiao, J. Y., & Franconeri, S. L. (2014). Eye movements during emotion recognition in faces. Journal of Vision, 14, 1-16. Pessoa, L. (2015). Précis on The Cognitive-Emotional Brain. Behavioural and Brain Sciences, 38, 1-66. Ochsner, K.N., & Gross, J.J. (2005). The cognitive control of emotion. Trends in Cognitive Sciences, 9, 242-249. Lindquist, K. A., Barrett, L. F., Bliss-Moreau, E., & Russell, J. A. (2006). Language and the perception of emotion. Emotion, 6, 125-138. Leventhal, H. & Scherer, K. (1987). The relationship of emotion to cognition: A functional approach to a semantic controversy. Cognition and Emotion, 1, 3-28. Lazarus, R. S. (1984). On the primacy of cognition. American Psychologist, 39, 124-129. Kanske, P & Kotz, S. (2011) Conflict processing is modulated by positive emotion:ERP data from a flanker task Behavioural Brain Research, 219, 382-386 Gasper, K., & Clore, G. L. (2002). Attending to the big picture: Mood and global versus local processing of visual information. Psychological Science, 13, 34-40. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2000). Cognitive Psychology: A student's Handbook (4ª Ed). Taylor & Francis Combs, M. R. et al. (2011). Attention shaping as a means to improve emotion perception deficits in outpatients with schizophrenia and impaired controls. Schizophrenia Research, 127(1-3), 151-6.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16