Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00121
Acrónimo :
00121
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é introduzir os conhecimentos centrais acerca da relação entre emoção e cognição, nomeadamente no que diz respeito às influências recíprocas entre os dois domínios. Serão também apresentadas e discutidas as principais concepções teóricas e técnicas de investigação da relação entre cognição e emoção. Os contributos deste domínio de investigação para contextos de intervenção serão também analisados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: 1. Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção 2. Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção 3. Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções. 4. Compreender e explicar a influência das emoções em processos cognitivos e sócio-cognitivos 5. Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção 1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas 1.2. Emoção e conceitos relacionados 1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção 1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção 2. Influência da emoção na cognição 2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento 2.2. Atenção e controlo cognitivo 2.3. Memória 2.4. Linguagem 2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo 2.6. Perturbações afetivas 3. Influência da cognição na emoção 3.1. Processos cognitivos e regulação emocional 3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção 4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo de aprendizagem (OA) 1 é concretizado pelo conteúdo programático (CP) 1. Para conheceram o debate acerca da relação entre cognição e emoção, os estudantes aprendem definições básicas e fundamentos teóricos relativos ao estudo da cognição, emoção, e da sua relação em termos históricos e filosóficos. Os OA 2-4 são concretizados pelos CP 2-4. Através da análise de diferentes processos cognitivos e afetivos, das influências mútuas entre si, e de como processos emocionais e cognitivos se integram, os estudantes ficam a conhecer conceções teóricas e métodos e técnicas usados na investigação cognição-emoção. O OA 5 é concretizado de forma transversal ao longo de todos os CP. São dados exemplos concretos e é discutida investigação que ilustra as implicações práticas do trabalho nesta área.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula (10%) e relatório escrito sobre o tema (20%); resposta individual a duas perguntas (20%); teste (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos. Exame: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC. A aprovação implica a obtenção de nota igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) e de prática laboratorial (PL), adoptando-se metodologias: TP - Expositivas: Apresentação dos conteúdos programáticos. TP e PL - Participativas: Participação nas aulas; acompanhamento das demonstrações práticas TP - Activas: Realização e discussão de trabalho Auto-estudo: Preparação de trabalho e leitura de textos. A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e as metodologias de ensino é o seguinte: Metodologia Expositiva: Todos excepto OA3 Metodologia Participativa para participação em aula: OA3 e OA4; para acompanhamento de demonstrações práticas: OA3 Metodologia Activa para preparação e discussão dos trabalhos: OA2-OA5 Metodologia de Auto-Estudo: OA1-5. O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 27h em tempo de contacto (20h TP + 6h PL + 1h OT) - 80h para o trabalho de grupo (50h de pesquisa bibliográfica, leituras e análise de textos + 10h de preparação da discussão + 20h para escrita do relatório escrito). - 43h de leituras a realizar ao longo do semestre

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vuilleumier, P. (2005). How brains beware: neural mechanisms of emotional attention. Trends in Cognitive Sciences, 9(12), 585-94. Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237 Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of Cognition and Emotion: From Order to Disorder (Third Edition). London: Psychology Press Pessoa, L. (2008). On the relationship between emotion and cognition. Nature Reviews Neuroscience, 9, 148-158. Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58. Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318. Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wells, A. & Matthews, G. (1994). Attention and emotion: A clinical perspective. Hove, UK: Lawrence Erlbaum. Watson, K. K., Matthews, B. J., & Allman, J. M. (2007). Brain activation during sight gags and language-dependent humor. Cerebral Cortex, 17(2), 314-324. Smith, C., & Ellsworth, P (1985). Patterns of cognitive appraisal in emotion. Journal of Personality and Social Psychology, 48, 813-838. Schwarz, N. (2000). Emotion, cognition, and decision making. Cognition and Emotion, 14, 433-440. Schurgin, M. W., Nelson, J., Iida, S., Ohira, H., Chiao, J. Y., & Franconeri, S. L. (2014). Eye movements during emotion recognition in faces. Journal of Vision, 14, 1-16. Pessoa, L. (2015). Précis on The Cognitive-Emotional Brain. Behavioural and Brain Sciences, 38, 1-66. Ochsner, K.N., & Gross, J.J. (2005). The cognitive control of emotion. Trends in Cognitive Sciences, 9, 242-249. Lindquist, K. A., Barrett, L. F., Bliss-Moreau, E., & Russell, J. A. (2006). Language and the perception of emotion. Emotion, 6, 125-138. Leventhal, H. & Scherer, K. (1987). The relationship of emotion to cognition: A functional approach to a semantic controversy. Cognition and Emotion, 1, 3-28. Lazarus, R. S. (1984). On the primacy of cognition. American Psychologist, 39, 124-129. Kanske, P & Kotz, S. (2011) Conflict processing is modulated by positive emotion:ERP data from a flanker task Behavioural Brain Research, 219, 382-386 Gasper, K., & Clore, G. L. (2002). Attending to the big picture: Mood and global versus local processing of visual information. Psychological Science, 13, 34-40. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2000). Cognitive Psychology: A student's Handbook (4ª Ed). Taylor & Francis Combs, M. R. et al. (2011). Attention shaping as a means to improve emotion perception deficits in outpatients with schizophrenia and impaired controls. Schizophrenia Research, 127(1-3), 151-6.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28