Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00124
Acrónimo :
00124
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia ou Ciências das Emoções.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos estudantes conhecimento acerca das emoções nas relações familiares, entre os seus diferentes membros (pais, filhos e irmãos), assim como nas relações escolares, entre os seus diferentes atores (alunos e professores). Pretende-se ainda, nesta UC, que o estudante desenvolva estratégias para promover competências emocionais, tanto na família como na escola.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Distinguir a temáticas das emoções no contexto familiar e escolar; OA2. Identificar a implicação das emoções para o bom funcionamento familiar e o sucesso escolar; OA3. Identificar, construir e criticar programas e estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências emocionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. As emoções em contexto familiar 1.1. As emoções no funcionamento e comunicação familiar 1.2. As emoções no processo pais-filhos e irmãos-irmãos 1.3. Regulação emocional na família CP 2. As emoções em contexto escolar 2.1. As emoções no sucesso escolar 2.2. As emoções no grupo de pares 2.3. Regulação emocional na sala de aula CP 3. Promoção de competências emocionais 3.1. Estratégias de desenvolvimento de competências emocionais 3.2. Programas de intervenção para a promoção de competências emocionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2 CP 2 - OA 1, 2 CP 3 - OA 3

Avaliação / Assessment


Avaliação: periódica ou final. Periódica: realizar 2 provas: apresentação e discussão, na sala de aula, de um artigo científico (50%) e realização de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 2 provas. Final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada num tipo de aulas: Teórico-práticas - Apresentação dos conteúdos de forma expositiva em grande grupo, alternada com a discussão; assim como, Práticas Laboratoriais - Realização de exercícios de aplicação por sub-grupos de estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, o planeamento procura alinhar 3 vértices de um triângulo: (1) Objetivos de Aprendizagem (OA), (2) Conteúdos Programáticos e (3) Metodologias de ensino e avaliação. A avaliação proposta possibilita medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, a ligação entre OA, tipos de aula e avaliação é a seguinte: - OA 1 e 2: Aulas teórico-práticas (TP) - Apresentação de um artigo e participação individual; - OA 3: Aulas teórico-práticas e Práticas Laboratoriais (TP e PL) - Trabalho temático e participação individual. De forma mais específica, a perspetiva pedagógica de ensino desta UC, todos os AO, valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante as aulas, assim como nos tempos de atendimento disponibilizados. Deste modo também a preparação para os diversos momentos de avaliação pressupõe a capacidade de trabalho autónomo do estudante que se estima da seguinte forma: - Apresentação de um artigo científico. Trabalho Autónomo (TA)=40 horas (5h de pesquisa, 10h de leitura, 10h de discussão e 15h de elaboração do trabalho e de preparação da apresentação). - Trabalho temático. TA=50 horas (10h de pesquisa, 15h de leitura e estudo e 25h de elaboração do trabalho). - Participação individual nos exercícios. TA=25 horas

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carvalhosa, S (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores. Jones, S, Barnes, S, Bailey, R, & Doolittle, E (2017). Promoting social and emotional competencies in elementary school. The Future of Children, 27(1), 49?72. Macklem, G (2008). Practitioner's Guide to Emotion Regulation in School-Aged Children. Springer. McKown, C, & Taylor, J (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. Raikes, H, & Thompson, R (2006). Family emotional climate, attachment security and young children?s emotion knowledge in a high risk sample. British Journal of Developmental Psychology, 24, 89-104. Stocker, C, Richmond, M, & Rhoades, G (2007). Family emotional processes and adolescents adjustment. Social Development, 16(2), 310-325. World Economic Forum (2016). New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. WEF.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Aber, J. L., Brown, J. L., & Jones, S. M. (2003). Developmental trajectories toward violence in middle childhood: Course, demographic differences, and response to school-based intervention. Developmental Psychology, 39 (2), 324?348. Bronfenbrenner, U., & Morris, P. (1998). The ecology of developmental processes. In: W. Damon & R. M. Lerner (Eds.). Handbook of child psychology: vol. 4. Theories of human development (pp. 993-1028). New York: John Wiley. Denham, S (1997). When I have a bad dream, mommy holds me: preschoolers conceptions of emotions, parental socialisation, and emotional competence. International Journal of Behavioral Development, 20 (2), 301-319. Figueiredo, B., Marques, A., Costa, R., Pacheco, A., & Pais, A. (2005). Bonding: Escala para avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé. Psychologica, 40, 133-154. Fine, S. E., Izard, C. E., & Trentacosta, C. J. (2006). Emotion Situation Knowledge in Elementary School: Models of Longitudinal Growth and Preschool Correlates. Social Development, 15 (4), 730-751. Garaigordobil, M. (2004). Effects of a psychological intervention on factors of emotional development during adolescence. European Journal of Psychological Assessment, 20 (1), 66-80. Larson, R. W., & Brown, J. R. (2007). Emotional development in adolescence: What can be learned from a high school theater program?. Child Development, 78 (4), 1083-1099. McKown, C., & Taylor, J. (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. McLeod, B. D., Sutherland, K. S., Martinez, R. G., Conroy, M. A., Snyder, P. A., & Southam-Gerow, M. A. (2017). Identifying common practice elements to improve social, emotional, and behavioral outcomes of young children in early childhood classrooms. Prevention Science, 18, 204-213. Menesini, E, Sanchez, V., Fonzi, A, Ortega, R, Costabile, A., & Feudo, G. (2003). Moral Emotions and Bullying: A Cross-National Comparison of Differences Between Bullies, Victims and Outsiders. Aggressive Behavior, 29, 515-530. Ramsden, S. R., & Hubbard, J. A. (2002). Family Expressiveness and Parental Emotion Coaching: Their Role in Children's Emotion Regulation and Aggression. Journal of Abnormal Child Psychology, 30 (6), 657-667. Rittenour, C., Myers, S., & Brann, M. (2007). Commitment and emotional closeness in the sibling relationship. Southern Communication Journal, 72 (2), 169-183.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16