Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00124
Acrónimo :
00124
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia ou Ciências das Emoções.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos estudantes conhecimento acerca das emoções nas relações familiares, entre os seus diferentes membros (pais, filhos e irmãos), assim como nas relações escolares, entre os seus diferentes atores (alunos e professores). Pretende-se ainda, nesta UC, que o estudante desenvolva estratégias para promover competências emocionais, tanto na família como na escola.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Distinguir a temáticas das emoções no contexto familiar e escolar; OA2. Identificar a implicação das emoções para o bom funcionamento familiar e o sucesso escolar; OA3. Identificar, construir e criticar programas e estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências emocionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. As emoções em contexto familiar 1.1. Características emocionais dos cuidadores 1.2. Qualidade das interações familiares e parentalidade 1.3. Impacto da família no ajustamento da criança CP2. As emoções em contexto escolar 2.1. As emoções no grupo de pares 2.2. Qualidade das interações com os professores e clima na sala de aula 2.3. Competências emocionais e sucesso escolar CP3. Promoção de competências emocionais 3.1. Estratégias de desenvolvimento de competências emocionais 3.2. Programas de intervenção para a promoção de competências emocionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A UC aborda o desenvolvimento emocional as relações familiares e nas relações escolares, de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias de intervenção para a promoção de competências emocionais. Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA 1, 2 CP2 - OA 1, 2 CP3 - OA 3 O CP1 e o CP 2 vão permitir alcançar os OA1 e OA2, uma vez que os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento emocional, tanto no contexto familiar como escolar. O CP3 permitirá atingir o OA3, ao possibilitar aos estudantes contactarem com diferentes programas e estratégias que promovam as competências emocionais, tanto no contexto familiar como escolar.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação e discussão oral, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação oral de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%). - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a pesquisa e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais. A perspetiva pedagógica desta UC valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. As horas de contacto da UC têm a tipologia de aulas Teórico-Práticas (TP), de aulas Práticas e Laboratoriais (PL) e de Orientação Tutorial (OT). Nas aulas TP são utilizadas metodologias de ensino expositivas e metodologias de ensino práticas e dinâmicas, com recurso à realização de exercícios de aplicação que facilitem a compreensão dos conteúdos abordados (convidando os estudantes a refletir e discutir sobre os temas abordados e sobre os exemplos práticos apresentados na aula). O ensino nas aulas TP é centrado na transmissão e discussão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura ativa de informação complementar e ilustrativa. As aulas TP incentivam os estudantes a participar, intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Nas aulas PL são utilizadas metodologias participativas, ativas e colaborativas, que permitem treinar e aferir o desenvolvimento das competências específicas. O ensino nas aulas PL é centrado na criação de conhecimento, através da realização de trabalhos de grupo, como resultado da aplicação dos conhecimentos e da análise crítica. Na hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante a OT. As horas de trabalho autónomo da UC destinam-se à pesquisa, leitura e estudo de material bibliográfico, à realização de exercícios e à elaboração e preparação da apresentação do trabalho de grupo (que compõe a avaliação ao longo do semestre).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os estudantes são encorajados a realizar esta UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, as metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do estudante estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os OA. Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, o planeamento procura alinhar 3 vértices de um triângulo: (1) Objetivos de Aprendizagem (OA), (2) Conteúdos Programáticos e (3) Metodologias de ensino e avaliação. A avaliação proposta possibilita medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, a ligação entre OA, tipos de aula e avaliação é a seguinte: - OA 1 e 2: Aulas teórico-práticas (TP) - Apresentação de um artigo e participação individual; - OA 3: Aulas teórico-práticas e Práticas Laboratoriais (TP e PL) - Trabalho temático e participação individual. De forma mais específica, a perspetiva pedagógica de ensino desta UC, valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Deste modo também a preparação para os diversos momentos de avaliação pressupõe a capacidade de trabalho autónomo do estudante que se estima da seguinte forma: - Apresentação de um artigo científico. Trabalho Autónomo (TA)=40 horas (5h de pesquisa, 10h de leitura, 10h de discussão e 15h de elaboração do trabalho e de preparação da apresentação). - Trabalho temático. TA=50 horas (10h de pesquisa, 15h de leitura e estudo e 25h de elaboração do trabalho). - Participação individual nos exercícios. TA=25 horas Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bierman, K., Greenberg, M., Coie, J., Dodge, K., Lochman, J. & McMahon, R. (2017). Social and emotional skills training for children : the fast track friendship group manual. Guilford Press Jones, S, Barnes, S, Bailey, R, & Doolittle, E (2017). Promoting social and emotional competencies in elementary school. The Future of Children, 27(1), 49?72. LoBue, V., Pérez-Edgar, K., & Buss, K. (2019). Handbook of emotional development. Springer. Macklem, G (2020). Brief SEL interventions at school : integrating research into practice. Springer. McKown, C, & Taylor, J (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. World Economic Forum (2016). New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. WEF.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Aber, J. L., Brown, J. L., & Jones, S. M. (2003). Developmental trajectories toward violence in middle childhood: Course, demographic differences, and response to school-based intervention. Developmental Psychology, 39 (2), 324?348. Bronfenbrenner, U., & Morris, P. (1998). The ecology of developmental processes. In: W. Damon & R. M. Lerner (Eds.). Handbook of child psychology: vol. 4. Theories of human development (pp. 993-1028). New York: John Wiley. Carvalhosa, S (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores. Chen, X. & Rubin, K. (eds.) (2011). Socioemotional development in cultural context. The Guilford Press. Denham, S (1997). When I have a bad dream, mommy holds me: preschoolers conceptions of emotions, parental socialisation, and emotional competence. International Journal of Behavioral Development, 20 (2), 301-319. Figueiredo, B., Marques, A., Costa, R., Pacheco, A., & Pais, A. (2005). Bonding: Escala para avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé. Psychologica, 40, 133-154. Fine, S. E., Izard, C. E., & Trentacosta, C. J. (2006). Emotion Situation Knowledge in Elementary School: Models of Longitudinal Growth and Preschool Correlates. Social Development, 15 (4), 730-751. Garaigordobil, M. (2004). Effects of a psychological intervention on factors of emotional development during adolescence. European Journal of Psychological Assessment, 20 (1), 66-80. Larson, R. W., & Brown, J. R. (2007). Emotional development in adolescence: What can be learned from a high school theater program?. Child Development, 78 (4), 1083-1099. Macklem, G (2008). Practitioner's Guide to Emotion Regulation in School-Aged Children. Springer. McKown, C., & Taylor, J. (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. McLeod, B. D., Sutherland, K. S., Martinez, R. G., Conroy, M. A., Snyder, P. A., & Southam-Gerow, M. A. (2017). Identifying common practice elements to improve social, emotional, and behavioral outcomes of young children in early childhood classrooms. Prevention Science, 18, 204-213. Menesini, E, Sanchez, V., Fonzi, A, Ortega, R, Costabile, A., & Feudo, G. (2003). Moral Emotions and Bullying: A Cross-National Comparison of Differences Between Bullies, Victims and Outsiders. Aggressive Behavior, 29, 515-530. Nadel, J. & Muir, D. (2005). Emotional development : recent research advances. Oxford University Press. Raikes, H, & Thompson, R (2006). Family emotional climate, attachment security and young children?s emotion knowledge in a high risk sample. British Journal of Developmental Psychology, 24, 89-104. Ramsden, S. R., & Hubbard, J. A. (2002). Family Expressiveness and Parental Emotion Coaching: Their Role in Children's Emotion Regulation and Aggression. Journal of Abnormal Child Psychology, 30 (6), 657-667. Rittenour, C., Myers, S., & Brann, M. (2007). Commitment and emotional closeness in the sibling relationship. Southern Communication Journal, 72 (2), 169-183. Stocker, C, Richmond, M, & Rhoades, G (2007). Family emotional processes and adolescents adjustment. Social Development, 16(2), 310-325.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15