Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia ou Ciências das Emoções.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes conhecimento acerca das emoções nas relações familiares, entre os seus diferentes membros (pais, filhos e irmãos), assim como nas relações escolares, entre os seus diferentes atores (alunos e professores). Pretende-se ainda, nesta UC, que o estudante desenvolva estratégias para promover competências emocionais, tanto na família como na escola.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Distinguir a temáticas das emoções no contexto familiar e escolar; OA2. Identificar a implicação das emoções para o bom funcionamento familiar e o sucesso escolar; OA3. Identificar, construir e criticar programas e estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências emocionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. As emoções em contexto familiar 1.1. As emoções no funcionamento e comunicação familiar 1.2. As emoções no processo pais-filhos e irmãos-irmãos 1.3. Regulação emocional na família CP2. As emoções em contexto escolar 2.1. As emoções no sucesso escolar 2.2. As emoções no grupo de pares 2.3. Regulação emocional na sala de aula CP3. Promoção de competências emocionais 3.1. Estratégias de desenvolvimento de competências emocionais 3.2. Programas de intervenção para a promoção de competências emocionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC aborda o desenvolvimento emocional as relações familiares e nas relações escolares, de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias de intervenção para a promoção de competências emocionais. Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA 1, 2 CP2 - OA 1, 2 CP3 - OA 3 O CP1 e o CP 2 vão permitir alcançar os OA1 e OA2, uma vez que os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento emocional, tanto no contexto familiar como escolar. O CP3 permitirá atingir o OA3, ao possibilitar aos estudantes contactarem com diferentes programas e estratégias que promovam as competências emocionais, tanto no contexto familiar como escolar.
Avaliação / Assessment
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação e discussão oral, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação oral de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%). - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a pesquisa e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais. A perspetiva pedagógica desta UC valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. As horas de contacto da UC têm a tipologia de aulas Teórico-Práticas (TP), de aulas Práticas e Laboratoriais (PL) e de Orientação Tutorial (OT). Nas aulas TP são utilizadas metodologias de ensino expositivas e metodologias de ensino práticas e dinâmicas, com recurso à realização de exercícios de aplicação que facilitem a compreensão dos conteúdos abordados (convidando os estudantes a refletir e discutir sobre os temas abordados e sobre os exemplos práticos apresentados na aula). O ensino nas aulas TP é centrado na transmissão e discussão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura ativa de informação complementar e ilustrativa. As aulas TP incentivam os estudantes a participar, intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Nas aulas PL são utilizadas metodologias participativas, ativas e colaborativas, que permitem treinar e aferir o desenvolvimento das competências específicas. O ensino nas aulas PL é centrado na criação de conhecimento, através da realização de trabalhos de grupo, como resultado da aplicação dos conhecimentos e da análise crítica. Na hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante a OT. As horas de trabalho autónomo da UC destinam-se à pesquisa, leitura e estudo de material bibliográfico, à realização de exercícios e à elaboração e preparação da apresentação do trabalho de grupo (que compõe a avaliação ao longo do semestre).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os estudantes são encorajados a realizar esta UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, as metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do estudante estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os OA. Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, o planeamento procura alinhar 3 vértices de um triângulo: (1) Objetivos de Aprendizagem (OA), (2) Conteúdos Programáticos e (3) Metodologias de ensino e avaliação. A avaliação proposta possibilita medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, a ligação entre OA, tipos de aula e avaliação é a seguinte: - OA 1 e 2: Aulas teórico-práticas (TP) - Apresentação de um artigo e participação individual; - OA 3: Aulas teórico-práticas e Práticas Laboratoriais (TP e PL) - Trabalho temático e participação individual. De forma mais específica, a perspetiva pedagógica de ensino desta UC, valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Deste modo também a preparação para os diversos momentos de avaliação pressupõe a capacidade de trabalho autónomo do estudante que se estima da seguinte forma: - Apresentação de um artigo científico. Trabalho Autónomo (TA)=40 horas (5h de pesquisa, 10h de leitura, 10h de discussão e 15h de elaboração do trabalho e de preparação da apresentação). - Trabalho temático. TA=50 horas (10h de pesquisa, 15h de leitura e estudo e 25h de elaboração do trabalho). - Participação individual nos exercícios. TA=25 horas Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bierman, K., Greenberg, M., Coie, J., Dodge, K., Lochman, J. & McMahon, R. (2017). Social and emotional skills training for children : the fast track friendship group manual. Guilford Press Jones, S, Barnes, S, Bailey, R, & Doolittle, E (2017). Promoting social and emotional competencies in elementary school. The Future of Children, 27(1), 49?72. LoBue, V., Pérez-Edgar, K., & Buss, K. (2019). Handbook of emotional development. Springer. Macklem, G (2020). Brief SEL interventions at school : integrating research into practice. Springer. McKown, C, & Taylor, J (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. World Economic Forum (2016). New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. WEF.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26