Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Compreender Inglês. A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
As emoções são fundamentais para as nossas vidas e relações sociais. Esta UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada do papel do contexto social na formação das experiências emocionais e na sua regulação e manifestações. Explora o equilíbrio entre os aspetos universais das emoções e aqueles que são cultural e socialmente influenciados, oferecendo uma visão abrangente sobre as complexidades da experiência e expressão emocional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão do curso, os alunos devem ser capazes de: LG1 - Dominar conceitos-chave como emoções sociais, regulação interpessoal das emoções e clima emocional. LG2 - Conceptualizar os fenómenos afectivos no contexto da cultura e dos grupos sociais. LG3 - Adquirir conhecimentos sobre algumas das investigações que abordam o papel das emoções na vida social e a importância do contexto social para as emoções. LG4 - Saber aplicar criticamente os conhecimentos dos LG2 e LG3 a questões sociais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
S1. Emoções Sociais: Explorar as emoções básicas e sociais e examinar emoções secundárias nas interações sociais S2. Regulação Emocional: Reconhecer processos de regulação emocional intra e interpessoal; compreender a Partilha Social da Emoção e a Teoria dos Dois Modos de Partilha; e relacionar partilha social da emoção com climas emocionais S3. Emoções e Cognição Intergrupais: Reconhecer teorias e evidências sobre como emoções são dirigidas a grupos com base na pertença e identificação e examinar como são moldadas pela associação grupal; explorar impacto das emoções nas relações intergrupais e como influenciam atitudes, comportamentos e dinâmicas entre grupos S4. Complexidades Emocionais nos Encontros Intergrupais: Analisar complexidades das interações intergrupais, focando as experiências emocionais no contexto do preconceito e discriminação; e diferenciar experiências emocionais de grupos maioritários e minoritários. S5. Aplicar conhecimentos dos objetivos 2 e 3 ao contexto da saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
LG1 assegura a compreensão de conceitos críticos no estudo das emoções, incluindo as emoções sociais, a regulação interpessoal das emoções e o clima emocional. Este objetivo é suportado por S1 e S2. LG2 conceptualiza os fenómenos emocionais no quadro da cultura e dos grupos sociais, compreendendo como as normas culturais e a pertença a grupos sociais influenciam as experiências, expressões e regulação emocionais. O objetivo é apoiado por S3 e S4. LG3 visa a compreensão dos resultados da investigação que destacam o papel que as emoções desempenham na vida social, reconhecendo como os contextos moldam as experiências emocionais e compreendendo o significado das emoções em vários contextos sociais. Este objetivo é também apoiado por S3 e S4. LG4 aplica criticamente os aspetos culturais e sociais das emoções para analisar questões sociais, como é o caso da saúde, incluindo a avaliação de situações e a proposta de soluções informadas. Este objetivo é apoiado por S5.
Avaliação / Assessment
Os alunos podem concluir a UC através de uma avaliação ao longo do semestre ou de um exame final. A avaliação ao longo do semestre inclui (i) um trabalho de grupo (50%), em que os alunos selecionam um artigo recente (dos últimos três anos) sobre emoções e relações sociais/culturais; resumem-no e apresentam-no na aula. Os alunos devem também apresentar uma versão escrita elaborada como um artigo de divulgação (800 palavras no máximo). Este trabalho desenvolverá competências de comunicação científica para públicos não especializados; (ii) um teste escrito individual (50%): Um teste com 15 perguntas de escolha múltipla e 1 pergunta aberta para avaliar os conhecimentos da disciplina. Os alunos devem obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação e uma média final global igual ou superior a 9,5 valores para serem aprovados. Avaliação por exame: Realizado sob a forma de exame escrito individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra metodologias expositivas (e.g., quadros teóricos) bem como métodos participativos e ativos (e.g., apresentações orais, debates, trabalho de equipa). As TPs utilizam metodologias expositivas e participativas, alternando entre elas. As PLs utilizam metodologias participativas e ativas. Nos debates destas aulas, os alunos são incentivados a ouvir com abertura de espírito e a respeitar os contributos dos outros. Está prevista a realização de trabalho autónomo, OT e supervisão do trabalho. As horas previstas de trabalho autónomo são destinadas à seleção de artigos relevantes com base em critérios fornecidos e à leitura, compreensão e síntese desses artigos. Isto implica discutir e interpretar o artigo em equipa para garantir uma compreensão abrangente, preparar em colaboração uma apresentação oral e escrever um artigo de 800 palavras que resuma o artigo em linguagem simples.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OGs) e as metodologias de ensino estão estreitamente alinhados. O LG1 visa o domínio de conceitos como emoções sociais e clima emocional, apoiado em quadros teóricos e métodos ativos, incluindo discussões e apresentações. As avaliações envolvem a síntese e apresentação de um artigo recente e um teste individual sobre estes conceitos. A LG2 centra-se na compreensão de fenómenos afetivos em contextos culturais e sociais, com métodos de ensino que incluem discussões e trabalho de equipa sobre artigos relevantes. A avaliação através de trabalhos de grupo e testes avalia a compreensão das influências culturais e sociais. LG3 envolve a aquisição de conhecimentos de investigação sobre emoções, apoiada por aulas teóricas e análise de artigos. A avaliação é feita através da síntese de trabalhos de investigação e de um teste individual. A LG4 requer a aplicação crítica de conhecimentos a questões sociais, facilitada por debates e projetos de equipa. A avaliação inclui a aplicação dos conhecimentos em trabalhos de grupo e testes.
Observações / Observations
A orientação tutorial é feita através do esclarecimento de dúvidas e do acompanhamento dos trabalhos de grupo e individuais. A UC inclui horas de atendimento aos alunos, a combinar previamente com cada professor por correio eletrónico.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cuddy, A. J., Fiske, S. T., & Glick, P. (2007). The BIAS map: behaviors from intergroup affect and stereotypes. Journal of Personality and Social Psychology, 92, 631. Mackie, D. M., Devos, T., & Smith, E. R. (2000). Intergroup emotions: Explaining offensive action tendencies in an intergroup context. Journal of Personality and Social Psychology, 79, 602-616. doi:10.1037/0022-3514.79.4.602 Gross, J. J. (2014). Emotion regulation: Conceptual and empirical foundations. In J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (2ª ed., pp. 3-20). New York: The Guilford Press. Rimé, B. (2009). Emotion elicits the social sharing of emotion: Theory and empirical review. Emotion Review, 1(1), 60-85. doi:10.1177/1754073908097189
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zaki, J., & Williams, W. C. (2013). Interpersonal emotion regulation. Emotion, 13, 803-810. doi:10.1037/a0033839 Seger, C. R., Banerji, I., Park, S. H., Smith, E. R., & Mackie, D. M. (2017). Specific emotions as mediators of the effect of intergroup contact on prejudice: Findings across multiple participant and target groups. Cognition and Emotion, 31(5), 923-936. Niven, K. (2017). The four key characteristics of interpersonal emotion regulation. Current Opinion in Psychology, 17, 89-93. doi:10.1016/j.copsyc.2017.06.015 Naragon-Gainey, K., McMahon, T. P., & Chacko, T. P. (2017). The structure of common emotion regulation strategies: A meta-analytic examination. Psychological Bulletin, 143, 284-427. doi:10.1037/bul0000093 Mauss, I. B., Butler, E. A., Roberts, N. A., & Chu, A. (2010). Emotion control values and responding to an anger provocation in Asian-American and European-American individuals. Cognition and Emotion, 24, 1026?1043. https://doi.org/10.1080/02699930903122273 Maitner, A. T., Mackie, D. M., Pauketat, J. V., & Smith, E. R. (2017). The impact of culture and identity on emotional reactions to insults. Journal of Cross-Cultural Psychology, 48, 892-913. Psychological Review, 110, 265-284. Mackie, D. M., & Smith, E. R. (2017). Group-based emotion in group processes and intergroup relations. Group Processes & Intergroup Relations, 20, 658-668. Krys, K., Vauclair, C.-M., Capaldi, C. A., Lun, V. M.-C., Bond, M. H., Domínguez-Espinosa, A., Torres, C., Lipp, O. V, Manickam, L. S. S., Xing, C., Antalíková, R., Pavlopoulos, V., Teyssier, J., Hur, T., Hansen, K., Szarota, P., Ahmed, R. A., Burtceva, E., Chkhaidze, A., ? Yu, A. A. (2016). Be careful where you smile: Culture shapes judgments of intelligence and honesty of smiling individuals. Journal of Nonverbal Behavior, 40, 101?116. https://doi.org/10.1007/s10919-015-0226-4 Duprez, C., Christophe, V., Rimé, B., Congard, A., & Antoine, P. (2015). Motives for the social sharing of an emotional experience. Journal of Social and Personal Relationships, 32, 757-787. doi:10.1177/0265407514548393 Helliwell, J. F., Layard, R. Sachs, J. & De Neve, J.E. (2020). World Happiness Report 2020. New York: Sustainable Development Solutions Network. Haidt, J., & Keltner, D. (1999). Culture and facial expression: Open-ended methods find more expressions and a gradient of recognition. Cognition and Emotion, 13, 225?266. https://doi.org/10.1080/026999399379267 Ekman, P., Sorenson, E. R., & Friesen, W. V. (1969). Pan-cultural elements in facial displays of emotion. Science, 164, 86?88. https://doi.org/10.1126/science.164.3875.86 Cuddy, A. J., Fiske, S. T., & Glick, P. (2008). Warmth and competence as universal dimensions of social perception: The stereotype content model and the BIAS map. Advances in Experimental Social Psychology, 40, 61-149.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29