Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00136
Acrónimo :
00136
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Compreender Inglês. A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir a importância da cultura e do contexto social como pano de fundo de enquadramento da experiência emocional e das suas manifestações, distinguindo o que se considera universal e decorrente de uma predisposição biológica humana do que é culturalmente moldado na experiência e na expressão das emoções.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Compreender a importância do contexto social na experiência emocional e suas manifestações. No final desta UC, os/as alunos/as deverão: OA1. Concetualizar os fenómenos afetivos no âmbito da cultura e grupos sociais. OA2. Dominar conceitos-chave como emoções sociais, cultura, grupo, universal humano, estereótipos, (in)justiça. OA3. Adquirir conhecimento de algumas linhas de investigação sobre o papel das emoções na vida social e da importância da cultura e contexto social nas emoções. OA4. Saber aplicar, de forma crítica, o conhecimento (OA2, OA3) a questões sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


S1. Introdução à cultura S2. Diferenças e semelhanças na experiência e expressões emocionais entre as culturas. S3. Emoções sociais e cultura S4. Emoções em encontros interculturais S5. Cognição e emoções intergrupais S6. Emoções em encontros intergrupais S7. Emoções no local de trabalho

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa organiza-se partindo do universo pessoal /interpessoal para o das relações grupais e do funcionamento do sistema social mais amplo, indo ao encontro de OA1 e OA2. OA3 é alcançado in particular através de S6 e S7. OA4 é alcançado através de todos os tópicos do programa.

Avaliação / Assessment


Inclui aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais que envolvem apresentação de conceitos/teorias/investigação e visam promover discussões informadas. Parte do trabalho de aprendizagem é igualmente feito de forma autónoma pelo aluno, fora do período de contato. | Avaliação periódica ou exame final. Avaliação periódica: trabalho de grupo (escrito e apresentação; 50%) + teste escrito (50%). Exame final: 100%. Têm aprovação nesta UC, alunos com classificação final 9,5pt.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino nesta UC aplicam-se a todos os objectivos de aprendizagem. No processo de aprendizagem, um dos objectivos principais - OA4 - é a capacidade de integrar os conhecimentos veiculados nas aulas em problemáticas da atualidade, no sentido de apresentar e discutir novos conhecimentos e expressar dúvidas e pontos de vista. Os alunos são orientados e encorajados a integrar interdisciplinarmente os conhecimentos. É tido em consideração que os/as alunos/as já foram expostos/as a sistemas emocionais básicos, ao iniciarem esta UC. Uma das principais linhas condutoras da UC é a articulação dos dois tipos de perspectivas: aspectos universais das emoções humanas e os sociais e culturais. A realização de trabalho em grupo é crucial, pois fomenta a diversidade de fontes bibliográficas e mediáticas, discussão dentro do grupo e riqueza de análise e apresentação. Os alunos deverão despender: Um mínimo de 40h em leituras da bibliografia recomendada e materiais disponibilizados na plataforma de e-learning e pesquisa de outras fontes; um mínimo de 60h na preparação da apresentação; trabalho escrito e teste escrito.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Oishi, S., & Gilbert, E. A. (2016). Current and future directions in culture and happiness research. Current Opinion in Psychology, 8, 54-58. https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2015.10.005 Markus, H. R., & Kitayama, S. (1991). Culture and the self: Implications for cognition, emotion, and motivation. Psychological Review, 98(2), 224?253. Mackie, D. M., Devos, T., & Smith, E. R. (2000). Intergroup emotions: Explaining offensive action tendencies in an intergroup context. Journal of Personality and Social Psychology, 79, 602-616. doi:10.1037/0022-3514.79.4.602 Ellemers, N., Barreto, M., Wang, J., Leu, J., & Shoda, Y. (2009). When the seemingly innocuous ?stings?: Racial microaggressions and their emotional consequences. Journal of Social Issues, 37, 749?768. https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.2009.01621 Cuddy, A. J., Fiske, S. T., & Glick, P. (2007). The BIAS map: behaviors from intergroup affect and stereotypes. Journal of Personality and Social Psychology, 92, 631.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zeidner, M., Matthews, G., & Roberts, R. D. (2004). Emotional intelligence in the workplace: A critical review. Applied Psychology, 53, 371-399. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2004.00176.x Zaki, J., & Williams, W. C. (2013). Interpersonal emotion regulation. Emotion, 13, 803-810. doi:10.1037/a0033839 Tsai, J. L., Knutson, B., & Fung, H. H. (2006). Cultural variation in affect valuation. Journal of Personality and Social Psychology, 90, 288?307. https://doi.org/10.1037/0022-3514.90.2.288 Sheldon, K. M., Titova, L., Gordeeva, T. O., Osin, E. N., Lyubomirsky, S., & Bogomaz, S. (2017). Russians inhibit the expression of happiness to strangers: Testing a display rule model. Journal of Cross-Cultural Psychology, 48, 718?733. https://doi.org/10.1177/0022022117699883 Seger, C. R., Banerji, I., Park, S. H., Smith, E. R., & Mackie, D. M. (2017). Specific emotions as mediators of the effect of intergroup contact on prejudice: Findings across multiple participant and target groups. Cognition and Emotion, 31(5), 923-936. Safdar, S., Friedlmeier, W., Matsumoto, D., Yoo, S. H., Kwantes, C. T., Kakai, H., & Shigemasu, E. (2009). Variations of emotional display rules within and across cultures: A comparison between Canada, USA, and Japan. Canadian Journal of Behavioural Science, 41, 1?10. https://doi.org/10.1037/a0014387 Pedersen, P. (1995). The five stages of culture shock: Critical incidents around the world. Westport, Conn: Greenwood Press. Niven, K. (2017). The four key characteristics of interpersonal emotion regulation. Current Opinion in Psychology, 17, 89-93. doi:10.1016/j.copsyc.2017.06.015 Naragon-Gainey, K., McMahon, T. P., & Chacko, T. P. (2017). The structure of common emotion regulation strategies: A meta-analytic examination. Psychological Bulletin, 143, 284-427. doi:10.1037/bul0000093 Mauss, I. B., Butler, E. A., Roberts, N. A., & Chu, A. (2010). Emotion control values and responding to an anger provocation in Asian-American and European-American individuals. Cognition and Emotion, 24, 1026?1043. https://doi.org/10.1080/02699930903122273 Maitner, A. T., Mackie, D. M., Pauketat, J. V., & Smith, E. R. (2017). The impact of culture and identity on emotional reactions to insults. Journal of Cross-Cultural Psychology, 48, 892-913. Psychological Review, 110, 265-284. Mackie, D. M., & Smith, E. R. (2017). Group-based emotion in group processes and intergroup relations. Group Processes & Intergroup Relations, 20, 658-668. Krys, K., Vauclair, C.-M., Capaldi, C. A., Lun, V. M.-C., Bond, M. H., Domínguez-Espinosa, A., Torres, C., Lipp, O. V, Manickam, L. S. S., Xing, C., Antalíková, R., Pavlopoulos, V., Teyssier, J., Hur, T., Hansen, K., Szarota, P., Ahmed, R. A., Burtceva, E., Chkhaidze, A., ? Yu, A. A. (2016). Be careful where you smile: Culture shapes judgments of intelligence and honesty of smiling individuals. Journal of Nonverbal Behavior, 40, 101?116. https://doi.org/10.1007/s10919-015-0226-4 Duprez, C., Christophe, V., Rimé, B., Congard, A., & Antoine, P. (2015). Motives for the social sharing of an emotional experience. Journal of Social and Personal Relationships, 32, 757-787. doi:10.1177/0265407514548393 Helliwell, J. F., Layard, R. Sachs, J. & De Neve, J.E. (2020). World Happiness Report 2020. New York: Sustainable Development Solutions Network. Haidt, J., & Keltner, D. (1999). Culture and facial expression: Open-ended methods find more expressions and a gradient of recognition. Cognition and Emotion, 13, 225?266. https://doi.org/10.1080/026999399379267 Ekman, P., Sorenson, E. R., & Friesen, W. V. (1969). Pan-cultural elements in facial displays of emotion. Science, 164, 86?88. https://doi.org/10.1126/science.164.3875.86 Cuddy, A. J., Fiske, S. T., & Glick, P. (2008). Warmth and competence as universal dimensions of social perception: The stereotype content model and the BIAS map. Advances in Experimental Social Psychology, 40, 61-149.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16