Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00149
Acrónimo :
00149
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se dar a conhecer a relação entre a evolução biológica, a herança genética e os fatores ambientais que modelam a maturação das estruturas centrais ao desenvolvimento emocional, o desenvolvimento emocional nas suas vertentes de experiencia subjetiva, expressão, regulação e conhecimento das emoções, a par com as principais teorias e linhas de investigação atual ao nível do desenvolvimento emocional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de cumprir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Descrever o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética. OA2. Identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. OA3. Identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos. OA4. Identificar problemas que requerem investigação nesta área. OA5. Identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento. OA6. Formular questões de investigação relevantes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos da UC distribuem-se pelos seguintes Conteúdos Programáticos (CP1-CP10): CP1. Relação entre filogénese e ontogénese. Epigénese. CP2. Experiência precoce e desenvolvimento do cérebro e comportamento. CP3. Desenvolvimento emocional nas relações entre crianças e pais, entre pares e de amizade CP4. Etapas e processo no desenvolvimento cognitivo e moral. A relação emoção, moral e prosocialidade CP5. Desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento das emoções CP6. Desenvolvimento da expressão das emoções CP7. Desenvolvimento da regulação emocional CP8. Bullying e promoção do desenvolvimento emocional em contexto escolar CP9. Emoções e Tecnologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC aborda a ontogénese das emoções, de forma a produzir aprendizagens relativas à sua investigação, avaliação e intervenção nesta área. Em 1º lugar, é útil tomar conhecimento dos conceitos teóricos. O conhecimento teórico será então complementado por aplicação prática relativa a processos de investigação, avaliação e intervenção. Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: O OA1 é concretizado através de CP1 a CP2. O OA2 é concretizado através de CP2 a CP7. O OA3 é concretizado através de CP2-CP9. O OA4 é concretizado através de todos os CP. O OA5 é transversal, mas particularmente concretizado em CP5-CP9. O OA6 é concretizado através de todos os CP.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral e discussão de um trabalho de grupo (20%), um relatório escrito do trabalho de grupo (30%) e um teste escrito individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a pesquisa e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais. A perspetiva pedagógica desta UC valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. As horas de contacto da UC têm a tipologia de aulas Teórico-Práticas (TP), de aulas Práticas e Laboratoriais (PL) e de Orientação Tutorial (OT). Nas aulas TP são utilizadas metodologias de ensino expositivas (onde são apresentados conceitos, perspetivas e métodos de investigação, com ênfase em problemas em que a investigação se encontra muito ativa, bem como algumas técnicas e instrumentos são apresentados nas aulas do tópico para o qual são mais relevante) e metodologias de ensino práticas e dinâmicas, com recurso à realização de exercícios de aplicação que facilitem a compreensão dos conteúdos abordados (convidando os estudantes a refletir e discutir sobre os temas abordados e sobre os exemplos práticos apresentados na aula). O ensino nas aulas TP é centrado na transmissão e discussão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura ativa de informação complementar e ilustrativa. As aulas TP incentivam os estudantes a participar, intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Nas aulas PL são utilizadas metodologias participativas, ativas e colaborativas, que permitem treinar e aferir o desenvolvimento das competências específicas. O ensino nas aulas PL é centrado na criação de conhecimento, através da realização de trabalhos de grupo, como resultado da aplicação dos conhecimentos e da análise crítica a situações reais e concretas. Na hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante a OT. As horas de trabalho autónomo da UC destinam-se à pesquisa, leitura e estudo de material bibliográfico, à realização de exercícios e à elaboração e preparação da apresentação do trabalho de grupo (que compõe a avaliação ao longo do semestre).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os estudantes são encorajados a realizar esta UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Duas metodologias de ensino vão em particular ao encontro dos dois primeiros objetivos de aprendizagem (OA1- enquadrar o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética; OA2.identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes): a) a apresentação nas aulas teóricas-práticas de conceitos chave, perspetivas teóricas e métodos de investigação neste domínio; e b) o encorajamento do estudo autónomo fora das horas de contacto. O objetivo de identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos (OA3) é pela combinação de todas as metodologias de ensino usadas. O objetivo de se tornar apto a identificar problemas que requerem investigação em desenvolvimento ontogenético das emoções (OA4) é promovido pela ênfase especial colocada nas aulas sobre a investigação corrente e as suas metodologias, atendendo aos problemas atuais e exigências da família e da sociedade. O objetivo de se tornar apto a identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento (OA5) é cumprido através da apresentação de técnicas e instrumentos usados na investigação dos vários tópicos e discutidos durante as aulas dos mesmos; esta abordagem permite aos estudantes um contacto direto com os métodos e instrumentos e ainda uma discussão dos pontos fortes e limitações de cada um. O objetivo de levar os estudantes a serem capazes de formular questões de investigação relevantes, que vão ao encontro dos seus tópicos de preferência nesta UC, ou daqueles que são na sua área de atividade (OA6) é conseguido através da apresentação do estado da arte em topos os tópicos do programa, ocupando mais tempo nas aulas práticas laboratoriais. Os estudantes são encorajados a discutir os tópicos nas aulas e a colocar as questões que gostariam de ver respondidas numa perspetiva utilitária. Por fim, os estudantes são conduzidos a um trabalho final, em que são desafiados a formular uma questão relevante e a responder-lhe no melhor do seu conhecimento, fazendo uma breve revisão do estado da arte e apresentando-a para a turma, que lhes pode levantar questões. Os estudantes devem despender cerca de 20h de trabalho autónomo na preparação e apresentação do trabalho, cerca de 30h de trabalho autónomo na preparação e redação do trabalho, cerca de 40h na preparação para o teste e ainda cerca de 23h no desenvolvimento de estudo e pesquisa continuados ao longo do semestre.

Observações / Observations


Importa acrescentar as seguintes informações: -Materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos nas plataformas de e-learning/fénix. -A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente (presencial, e-mail, Zoom). -Os estudantes devem recorrer às ferramentas de deteção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barrett, L. Lewis, M. & Haviland-Jones, J. (Eds) (2016). Handbook of emotions (4th ed). Guilford Press Crockett, L., Carlo, G. & Schulenberg, J. (Eds.) (2023). APA handbook of adolescent and young adult development. APA Davies, D. (2011). Child development. A practitioner's Guide. Guilford Press Demetriou, H. (2018). Empathy, emotion and education. Palgrave De Haan, M & Johnson, M. (2003). The cognitive neuroscience of development. Psychology Press Gross. J. (Ed) (2014). Handbook of emotion regulation (2nd ed). Guildford Press Manstead. A. (Ed) (2008). Psychology of emotions. Sage Nadel , J. & Muir, D. (2009). Emotional development: Recent research advances. Oxford University Press Pekrun, R. & Linnenbrink-Garcia, L. (Ed) (2014). International handbook of emotions in education. Routledge Prinz, J. (2007). The emotional construction of morals. Oxford University Press Tettegah, S., & Huang, W. (Eds) (2016). Emotions, technology, and digital games. Elsevier

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Carvalhosa, S. F. (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Climepsi Editores. Cowie, H. & Berdondini, L. (2002). The expression of emotion in response to bullying. Emotional and Behavioural Difficulties, 7(4), 207-214. Eisenberg, N. & Mussen, P.H. (1989). The roots of prosocial behavior in children. Cambridge University Press. Gaspar, A. & Esteves, F (2012). Preschoolers faces in spontaneous emotional contexts - how well do they match adult facial expression prototypes? International Journal of Behavioral Development. 36(5), 348-357. Gerhardt, S. (2009). Why love matters. How affection shapes a baby's brain. Routledge. Harris M. (2008). Exploring child development: Understanding theory and methods. Sage. Hopkins, B., Barr, R.G., Michel, G., & Rochat, P. (2005). The Cambridge encyclopedia of child development. Cambridge University Press. Richardson, K. (2000). Developmental psychology: How nature and nurture interact. Lawrence Earlbaum. Saarni, C. & Harris, P.L. (1991). Children's understanding of emotion. Cambridge University Press. Schore, A.N. (2001). Effects of secure attachment relationship on right brain development, affect regulation, and infant mental health. Infant Mental Health Journal, 22(1-2), 7-66. Smith, P.K. & Hart, C.H. (2006). Childhood social development (2nd ed). Blackwell Publishing Stroufe, A. (1997). Emotional development: The organization of emotional life in the early years. Cambridge University Press. Tettegah, S., & Espelage, D. (Eds) (2016). Emotions, technology, and behaviors. Elsevier. Tettegah, S., & McCreery, M. (Eds) (2016). Emotions, technology, and learning. Amsterdam : Elsevier . Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28