Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta UC pretende-se dar a conhecer a relação entre a evolução biológica, a herança genética e os fatores ambientais que modelam a maturação das estruturas centrais ao desenvolvimento emocional, o desenvolvimento emocional nas suas vertentes de experiencia subjetiva, expressão, regulação e conhecimento das emoções, a par com as principais teorias e linhas de investigação atual ao nível do desenvolvimento emocional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de cumprir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Descrever o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética. OA2. Identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. OA3. Identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos. OA4. Identificar problemas que requerem investigação nesta área. OA5. Identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento. OA6. Formular questões de investigação relevantes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos da UC distribuem-se pelos seguintes Conteúdos Programáticos (CP1-CP10): CP1. Relação entre filogénese e ontogénese. Epigénese. Perspetivas Evolutivas do Desenvolvimento Social CP2. Experiência precoce e desenvolvimento do cérebro e comportamento. CP3. Desenvolvimento emocional nas relações entre crianças e pais, entre pares e de amizade CP4. Etapas e processo no desenvolvimento cognitivo e moral. A relação emoção, moral e prosocialidade CP5. Desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento das emoções CP6. Desenvolvimento da expressão das emoções CP7. Desenvolvimento da regulação emocional CP8. Bullying e promoção do desenvolvimento emocional em contexto escolar CP9. Emoções e Tecnologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1. concretizado através de CP1 a CP2. OA2. concretizado através de CP2 a CP7. OA3. concretizado através de CP2-CP9. OA4. concretizado através de todos os CP. OA5. transversal, mas particularmente concretizado em CP5-CP9. OA6. concretizado através de todos os CP.
Avaliação / Assessment
Avaliação: periódica ou final. Avaliação periódica: - Trabalho escrito + apresentação e discussão (30% + 20%); - Exercícios e-learning (20%) + recensão crítica (30%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem uma nota mínima de 9,5 valores em cada um dos 4 elementos da avaliação contínua, e uma classificação média final superior ou igual a 9,5 valores. Avaliação final: Exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em aulas teóricas-práticas e aulas práticas e laboratoriais, onde são apresentados conceitos, perspetivas e métodos de investigação, com ênfase em problemas em que a investigação se encontra muito ativa. Algumas técnicas e instrumentos são apresentados nas aulas do tópico para o qual são mais relevantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Duas metodologias de ensino vão em particular ao encontro dos dois primeiros objetivos de aprendizagem (OA1- enquadrar o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética; OA2.identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes): a) a apresentação nas aulas teóricas-práticas de conceitos chave, perspetivas históricas e métodos de investigação neste domínio; e b) o encorajamento do estudo autónomo fora das horas de contacto. O objetivo de identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos (OA3) é pela combinação de todas as metodologias de ensino usadas. O objetivo de se tornar apto a identificar problemas que requerem investigação em desenvolvimento ontogenético das emoções (OA4) é promovido pela ênfase especial colocada nas aulas sobre a investigação corrente e as suas metodologias, atendendo aos problemas atuais e exigências da família e da sociedade. O objetivo de se tornar apto a identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento (OA5) é cumprido através da apresentação de técnicas e instrumentos usados na investigação dos vários tópicos e discutidos durante as aulas dos mesmos; esta abordagem permite aos estudantes um contacto direto com os métodos e instrumentos e ainda uma discussão dos pontos fortes e limitações de cada um. O objetivo de levar os estudantes a serem capazes de formular questões de investigação relevantes, que vão ao encontro dos seus tópicos de preferência nesta UC, ou daqueles que são na sua área de atividade (OA6) é conseguido através da apresentação do estado da arte em topos os tópicos do programa, ocupando mais tempo nas aulas práticas laboratoriais. Os estudantes são encorajados a discutir os tópicos nas aulas e a colocar as questões que gostariam de ver respondidas numa perspetiva utilitária. Por fim, os estudantes são conduzidos a um trabalho final, em que são desafiados a formular uma questão relevante e a responder-lhe no melhor do seu conhecimento, fazendo uma breve revisão do estado da arte e apresentando-a para a turma, que lhes pode levantar questões. Os estudantes devem despender cerca de 20h de trabalho autónomo na preparação e apresentação do artigo, cerca de 30h de trabalho autónomo na preparação e apresentação do trabalho, cerca de 40h na preparação para o teste e ainda cerca de 23h no desenvolvimento de estudo e pesquisa continuados ao longo do semestre.
Observações / Observations
Importa acrescentar as seguintes informações: -Materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos nas plataformas de e-learning/fénix. -A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente (presencial/ISCTE, e-mail, Skype/Zoom). -Os alunos devem recorrer às ferramentas de deteção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Davies, D. (2011). Child development. A practitioner's Guide. NY: The Guilford Press De Haan, M & Johnson, M. (2003). The cognitive neuroscience of development. Hove, UK: Psychology Press Harris M. (2008). Exploring child development: Understanding theory and methods. London: Sage Publications. Lewis, M-, Haviland-Jones, J.M., & Feldman Barrett, L. (2008). Handbook of emotions. 3rd Ed. NY: Guilford Press Nadel , J. & Muir, D. (2009). Emotional development: Recent research advances. Oxford University Press. Richardson, K. (2000). Developmental psychology: How nature and nurture interact. Mahwah: New Jersey: Lawrence Earlbaum. Smith, P.K. & Hart, C.H. (2006). Childhood social development (2nd ed). Malden, MA: Blackwell Publishing Stroufe, A. (1997). Emotional development: The organization of emotional life in the early years. Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Carneiro, P., Fernandez, A., Diez, E., Garcia-Marques, L., Ramos, T. & Ferreira, M.B. (2012). "Identify-to-reject": A specific strategy to avoid false memories in the DRM paradigma. Memory & Cognition, 40, 252-265. Carvalhosa, S. F. (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores. Cowie, H. & Berdondini, L. (2002). The expression of emotion in response to bullying. Emotional and Behavioural Difficulties, 7(4), 207-214. Eisenberg, N. & Mussen, P.H. (1989). The roots of prosocial behavior in children. Cambridge University Press. Gaspar, A. & Esteves, F (2012). Preschoolers faces in spontaneous emotional contexts - how well do they match adult facial expression prototypes? International Journal of Behavioral Development. 36(5), 348-357. Gerhardt, S. (2009). Why love matters. How affection shapes a baby's brain. London: Routledge. Hopkins, B., Barr, R.G., Michel, G., & Rochat, P. (2005). The Cambridge encyclopedia of child development. Cambridge: Cambridge University Press. Monteiro, L., Verissimo, M., Vaughn, B. E., Santos, A. J., Torres, N., & Fernandes, M. (2010). The organization of children's secure base behaviour in two-parent Portuguese families and father's participation in child-related activities. European Journal of Developmental Psychology, 7(5), 545-560. Peterson, J.S. (2009). Myth 17: Gifted and Talented Individuals do Not Have Unique Social and Emotional Needs. Gifted Child Quarterly, 53(4), 280-282. Saarni, C. & Harris, P.L. (1991). Children's understanding of emotion. N.Y: Cambridge University Press. Schore, A.N. (2001). Effects of secure attachment relationship on right brain development, affect regulation, and infant mental health. Infant Mental Health Journal, 22(1-2), 7-66. Vaughn, B. E., El-Sheikh, M., Shin, N., Elmore-Staton, L., Krzysik, L., & Monteiro, L. (2011). Attachment representations, sleep quality and adaptive functioning in preschool age children. Attachment & Human Development, 13(6), 525-540. Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16