Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00151
Acrónimo :
00151
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta Unidade Curricular é fornecer as bases teóricas e conceptuais que permitam enquadrar a importância dos fenómenos afetivos para a compreensão do comportamento humano. No final da UC, o estudante deverá ser capaz de explicar como podemos estudar cientificamente as emoções e outros processos afetivos, conhecer, compreender, identificar e avaliar os principais contributos teóricos para o estudo das emoções e outros processos psicológicos, e aplicá-los a vários domínios e contextos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Explicar e descrever como podemos definir e estudar cientificamente as emoções e outros processos afetivos; OA2: Conhecer e analisar (comparar e diferenciar) as principais teorias das emoções, compreender e avaliar os principais contributos teóricos no estudo das emoções e de outros processos psicológicos. OA3: Aplicar conceitos e as teorias das emoções a diferentes domínios, contextos alargados ou multidisciplinares e a questões do quotidiano. OA4: Demonstrar competências de reflexão analítica e de apresentação de informação de forma precisa e concisa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos: CP1: Definição, avaliação, indução e funções das emoções CP2: Estrutura e classificação das emoções: Emoções como categorias discretas e modelos dimensionais das emoções. CP3: Das abordagens evolutivas ao construtivismo social CP4: Modelos de processamento (consciente e não consciente) das emoções. CP5: Teorias sobre o curso da experiência emocional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (AO) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5. OA2 e OA3: CP2, CP3, CP4, CP5 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


Nas condições vigentes no Regulamento geral de avaliação de conhecimentos e competências (RGACC), o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: periódica ou exame. Periódica (apenas possível em 1ª época): 1. Apresentação oral (15%) 2. Frequência (85%). Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos. Mínimo 9.5 valores em cada critério da avaliação (mínimo de média final: 9.5 valores) Por exame (100%). Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos. Mínimo 9.5 valores para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas: 1.1. Expositivas (teorias, conceitos, resultados de investigação, documentários). 1.2. Participativas (análise e discussão de resultados de investigação, realização de exercícios para verificar a compreensão dos conteúdos programáticos). 1.3. Experienciais (simulações de paradigmas para permitir a experiência direta com o conteúdo programático). 2. Aulas Práticas-Laboratoriais: 2.1. Ativas: apresentação de trabalho de grupo e participação nos exercícios propostos durante as aulas e no elearning. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos adquiridos e sua relação com áreas de aplicação, bem como dotar os estudantes de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções. 3.Orientação tutorial (acompanhamento e esclarecimentos). 4. Auto-estudo e trabalho autónomo. Estas metodologias pretendem desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas, e enriquecer a turma com contributos dos próprios estudantes. É recomendada a leitura de artigos/capítulos específicos. Todas as metodologias usadas na UC articulam-se com os OA da UC. É central desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas e enriquecer as aulas com os próprios contributos dos estudantes, numa partilha participativa e ativa de aprendizagem. Assim, os objetivos da UC procuram ser um contributo inicial para uma compreensão geral dos processos afetivos, incluindo competências de pesquisa científica e pensamento crítico, comunicação interpessoal e outras competências como autorreflexão eficiente, gestão de trabalho e trabalho em equipa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objetivos específicos da aprendizagem, apresenta-se as suas interligações com as metodologias de ensino. 1. Aulas teórico-práticas (20h): 1.1. Expositivas: OA1, OA2, OA3. 1.2. Participativas: Transversal a todos os OA. 1.3. Experienciais: OA1, OA2, OA3. 2. Aulas Práticas-Laboratoriais (6h): 2.1. Ativas: OA1, OA2, OA3, OA4. 3. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes sobre qualquer OA. 4. Auto-estudo e trabalho autónomo é necessário a todos os OA. Sendo uma Unidade Curricular introdutória, pretende-se dar a conhecer aos alunos as bases teóricas e metodológicas do estudo dos fenómenos emocionais, não só através da componente expositiva, como também através de exemplos e discussões que permitem a participação activa dos alunos na aula.

Observações / Observations


Unidade Curricular introdutória. É importante a marcação prévia de atendimento por e-mail (patricia.arriaga@iscte-iul.pt)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa América. - Gruber, J., & Moskowitz, J. T. (2014). Positive emotion: Integrating the light sides and dark sides. Oxford University Press. - Oatley, K. et al. (2006). Understanding emotions (2nd Ed.). Wiley-Blackwell. - Plamper, J. (2015). The history of emotions: An introduction. OUP Oxford.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Russell, J. A. (2003). Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, 110(1), 145-172. - Coles, et al. (2019). A meta-analysis of the facial feedback literature: Effects of facial feedback on emotional experience are small and variable. Psychological Bulletin, 145(6), 610-651. -Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition and Emotion, 6, 169-200. - Evers et al. (2014). Emotion response coherence: A dual-process perspective. Biological Psychology, 98, 43-49. doi: 10.1016/j.biopsycho.2013.11.003 - Lazarus, R. S. (1984). On the primacy of cognition. American Psychologist, 39(2), 124-129. - Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089. https://doi.org/10.1016/j.biopsycho.2021.108089 - Tsai, J.L. & Clobert, M. (2019). Cultural influences on emotion: Empirical patterns and emerging trends. In S. Kitayama & D. Cohen (Eds). Handbook of Cultural Psychology. Oxford University Press. - Zajonc, R. B. (1984). On the primacy of affect. American Psychologist, 39(2), 117-123.  - Berridge, K. C., & Winkielman, P. (2003). What is an unconscious emotion? Cognition and Emotion, 17, 181-211.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16