Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00151
Acrónimo :
00151
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta Unidade Curricular é fornecer bases conceptuais e teóricas acerca da importância dos processos afetivos na compreensão do funcionamento humano. A UC incidirá na análise e diferenciação das principais perspectivas e teorias das emoções, refletindo sobre os seus contributos científicos no estudo das emoções e áreas de aplicação em domínios e contextos diversificados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de: OA1: Definir e explicar o que são emoções e outros processos afetivos, utilizando termos científicos precisos. OA2: Avaliar e selecionar métodos e técnicas de avaliação e indução das emoções, integrando resultados de investigação para fundamentar e justificar opções metodológicas. OA3: Conhecer, analisar e comparar as principais perspectivas e teorias das emoções, demonstrando capacidade para diferenciar as suas contribuições na compreensão do funcionamento humano; OA4: Aplicar os conceitos e teorias das emoções em diversos domínios e contextos do quotidiano; OA5: Demonstrar aptidões e competências de comunicação, tanto oralmente quanto por escrito.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Definições de Emoção e Componentes das Emoções. CP2: Estrutura e Classificação das Emoções: Pressupostos de modelos categoriais e dimensionais. CP3. Métodos e técnicas de registo e de avaliação das emoções e de outros processos afetivos: Vantagens e limitações. CP4. Procedimentos e técnicas de indução de Emoções. CP5. Funções das Emoções. CP6: Pressupostos de abordagens evolutivas, construtivismo psicológico e social em relação à universalidade, variabilidade e importância do contexto e da cultura no estudo das emoções. CP7. Pressupostos de abordagens teóricas sobre o curso da experiência emocional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão articulados com os Objetivos de Aprendizagem (OA), assegurando a integração entre teoria, investigação e áreas de aplicação: OA1 é concretizado nos CP1 e CP2: Define-se e identificam-se as componentes centrais das emoções (subjetivas, cognitivas, bioneurofisiológicas e expressivas). OA2 complementa o OA1 e é concretizado nos CP3 e CP4, nos quais se aprofunda o modo como as emoções e suas componentes são operacionalizadas. O conhecimento da diversidade de métodos na avaliação e indução de emoções é essencial para a sua aplicação em contextos variados, baseados em evidências científicas. OA3 é desenvolvido em todos CP e detalhado em CP5, CP6 e CP7. Discutem-se teorias sobre o curso da experiência emocional e debates atuais sobre a universalidade, a variabilidade e a importância do contexto e cultura nas emoções. OA4 e OA5 são concretizados em todos CP. Aplicam-se conceitos e teorias em variados domínios e contextos.

Avaliação / Assessment


O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelos/as docente (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da UC constituem um contributo inicial para a compreensão dos processos afetivos. Incluem as seguintes metodologias de ensino e de aprendizagem: 1. Nas aulas teórico-práticas são usadas a) metodologias expositivas de conceitos, teorias, resultados de investigação, apresentação de vídeos e documentários; b) metodologias participativas e ativas que incluem análise e discussão de resultados de investigação, realização de exercícios para verificar a compreensão dos conteúdos programáticos durante as aulas e no moodle/elearning; e c) metodologias experienciais, que incluem participação em simulações de paradigmas de investigação para permitir a experiência direta do estudante com alguns conteúdos programáticos. 2. Nas aulas práticas-laboratoriais são usadas metodologias ativas, que incluem a apresentação de trabalho de grupo. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos adquiridos e articulá-los a áreas de aplicação, dotando os estudantes de aptidões e competências que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções de forma precisa, eficiente e concisa. 3. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes. 4. O trabalho autónomo visa consolidar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver aptidões e competências de modo independente e em grupo. Inclui: a) leitura dirigida, através da orientação para a leitura de artigos e capítulos de livros específicos que complementam o conteúdo abordado em aula; b) incentivo à pesquisa de literatura adicional sobre temas escolhidos pelo estudante, permitindo-lhe desenvolver aptidões de pesquisa e analítica; c) desenvolvimento de competências interpessoais, de gestão de trabalho e de comunicação no domínio dos processos afetivos; e e) preparação para as avaliações formais. Esta metodologia de ensino contribui ainda para desenvolvimento de competências transversais de pesquisa científica, pensamento crítico, comunicação interpessoal, gestão de trabalho e trabalho em equipa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para garantir a assimilação de conhecimento e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionadas com os conteúdos programáticos desta UC, as metodologias de ensino e de avaliação estão articuladas com os Objetivos de Aprendizagem (OA) do seguinte modo: As aulas teórico-práticas incluem metodologias expositivas, participativas e experienciais que se aplicam a todos os OA da UC. As metodologias expositivas são usadas para introduzir as diferentes perspectivas e teorias das emoções, dar a conhecer diferentes métodos e ferramentas na avaliação e indução de emoções, e articulá-los com resultados de investigação (OA1, OA2, OA3). As metodologias participativas e experienciais, incluem o envolvimento dos estudantes em simulações de paradigmas de investigação (OA1 e OA2) que incluem avaliação e indução de emoções (OA2) e requerem leitura e reflexão acerca dos diferentes posicionamentos teóricos e resultados de investigação (OA1 e OA3), . A avaliação ao longo do semestre através de trabalhos de grupo, exercícios individuais e teste escrito individual permite uma avaliação contínua dos conhecimentos, aptidões e competências relacionadas com todos os objetivos de aprendizagem. O trabalho autónomo é essencial para o aprofundamento de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e competências de pesquisa, literacia científica e reflexão crítica acerca dos CP. As recomendações específicas de leitura, a pesquisa de artigos de investigação adicional e a orientação tutorial visam orientar e apoiar o/a estudante no seu percurso de aprendizagem. Todas as metodologias usadas na UC articulam-se com os OA da UC. É central desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas e enriquecer as aulas com os contributos do/as estudantes, numa partilha participativa e ativa de aprendizagem.

Observações / Observations


Unidade Curricular introdutória. É importante a marcação prévia de atendimento por e-mail (patricia.arriaga@iscte-iul.pt)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scarantino, A. (2024). Emotion Theory: The Routledge Comprehensive Guide Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth. Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa América. A complementar estes livros são partilhados online (moodle) artigos clássicos e referências atuais de teorias e investigação no domínio das conteúdos da UC (incluindo publicações do/as docentes) .

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Evers et al. (2014). Emotion response coherence: A dual-process perspective. Biological Psychology, 98, 43-49. doi: 10.1016/j.biopsycho.2013.11.003 - Tsai, J.L. & Clobert, M. (2019). Cultural influences on emotion: Empirical patterns and emerging trends. In S. Kitayama & D. Cohen (Eds). Handbook of Cultural Psychology. Oxford University Press. - Coles, et al. (2019). A meta-analysis of the facial feedback literature: Effects of facial feedback on emotional experience are small and variable. Psychological Bulletin, 145(6), 610-651. - Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089 - Wang, K., (...) Arriaga, P., Santos, A. (...) et al. (2021). A multi-country test of brief reappraisal interventions on emotions during the COVID-19 pandemic. Nature Human Behaviour, 5 (8), 1089–1110. - Russell, J. A. (2003). Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, 110(1), 145-172. - Zickfeld, D. H., Schubert, T. W., Seibt, B., Blomster, J. K., Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23