Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ter concluído a Licenciatura.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral desta Unidade Curricular é desenvolver conhecimentos sobre princípios gerais em neuropsicofisiologia e aptidões e competências metodológicas de registo neuropsicofisiológico, numa perspectiva integradora de investigação básica e aplicada em ciências das emoções.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de: OA1: Compreender e enquadrar a utilização de medidas neuropsicofisiológicas no estudo das emoções. OA2: Descrever processos de registo neuropsicofisiológico. OA3: Explicar e demonstrar a utilização e o registo de medidas neuropsicofisiológicas. OA4: Analisar criticamente a utilização de medidas neuropsicofisiológicas em contextos aplicados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicofisiologia para o estudo das emoções: considerações conceptuais, teóricas e metodológicas no estudo neuropsicofisiológico das emoções; o contexto do registo neuropsicofisiológico. CP2. O Sistema nervoso (periférico e central) e avaliação da sua atividade. CP3. Áreas aplicadas da Psicofisiologia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 é concretizado em CP1 e CP2. Desenvolve-se conhecimentos sobre estrutura e funções do sistema nervoso central e periférico, suas interações e relevância nas emoções e introduz-se fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação e registo de medidas específicas do sistema nervoso. OA2 também é abordado em CP1 e CP2, proporcionando conhecimentos e desenvolvimento de aptidões e competências específicas sobre registo neuropsicofisiológico (e.g., atividade eletrodérmica, cardíaca, eletromiográfica, atividade cerebral). OA3 aprofunda-se em CP2, focando na aplicação prática e demonstração do registo das medidas neuropsicofisiológicas em contexto laboratório e em sala de aula. OA4 está associado a CP3. Visa uma análise crítica das suas vantagens, limitações e aplicações tanto em contextos práticos como de investigação, seja no laboratório ou em ambientes reais.
Avaliação / Assessment
O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelo/as docentes (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide na totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os objetivos da UC contribuem para a compreensão dos processos neuropsicofisiológicos, incluindo competências de pesquisa científica e pensamento crítico, comunicação interpessoal e competências de autorreflexão, gestão de trabalho e trabalho em equipa. Inclui as seguintes metodologias de ensino e de aprendizagem: 1. Nas aulas teórico-práticas são usadas introduzem os conceitos fundamentais sobre neuropsicofisiologia das emoções e orientações especificas para o registo psicofisiológico através de a) métodos expositivos de conceitos, resultados de investigação, apresentação de vídeos de estudos anteriores realizados por alumni; b) participativas e ativas que incluem análise e discussão de resultados de investigação, realização de exercícios para consolidar a aprendizagem e avaliar o progresso dos estudantes de forma interativa e partilhados no moodle/e-learning); 2. Nas aulas práticas-laboratoriais são usadas metodologias ativas, que incluem a apresentação de trabalho de grupo e a utilização de equipamento especializado para o registo neuropsicofisiológico e a avaliação da atividade ocular disponível no LAPSO, incluindo dispositivos wireless. Permitem aplicação prática promovendo experiência direta com o equipamento neurofisiológico. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos adquiridos e articulá-los a áreas de aplicação, dotando os estudantes de aptidões e competências transversais que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções de forma precisa, eficiente e concisa. 3. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes. 4. O trabalho autónomo visa consolidar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver aptidões e competências de modo independente e em grupo. Inclui: a) leitura dirigida, de artigos e capítulos de livros específicos que complementam o conteúdo abordado em aula; b) incentivo à pesquisa de literatura adicional sobre temas escolhidos pelo estudante, permitindo-lhe desenvolver aptidões de pesquisa e analítica; c) desenvolvimento de competências interpessoais, de gestão de trabalho e de comunicação no domínio do uso de medidas neurofisiológicas aplicadas a processos afetivos; e e) preparação para as avaliações formais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para garantir a assimilação de conhecimento e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionadas com os conteúdos programáticos da UC, as metodologias de ensino e de avaliação estão articuladas com os Objetivos de Aprendizagem (OA) do seguinte modo: As aulas Teórico-Práticas incluem metodologias expositivas para introduzir os conceitos base, teorias e metodologias de investigação em neuropsicofisiologia no estudo das emoções. Incluem apresentações de técnicas específicas para a utilização de medidas neurofisiológicas em desenhos de investigação, abrangendo todos os OAs. Preparam ainda para a aplicação destas medidas em futuros projetos de investigação. Através de métodos participativos, os estudantes envolvem-se na análise e discussão crítica de artigos de investigação e na realização de exercícios que fomentam a aplicação dos conhecimentos e o treino de competências em avaliação e registo neurofisiológico. As Aulas Práticas-Laboratoriais são essenciais para consolidar o conhecimento adquirido e aplicá-lo na recolha e análise de dados fisiológicos. Esta experiência reforça os OA2 e OA3, permitindo aos estudantes testar e observar em primeira mão todo o processo de registo e sua relação com algumas respostas emocionais. A orientação tutorial oferece suporte contínuo, permitindo o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento personalizado visa facilitar a integração dos conhecimentos. Além de competências específicas relacionadas com o conteúdo da UC, a proposta de trabalho de grupo em aula visa o desenvolvimento de competências transversais, como comunicação eficaz e trabalho em equipa, e enriquece as aulas com os contributos do/as próprios estudantes, numa partilha participativa e ativa de aprendizagem.
Observações / Observations
Ainda que seja possível realizar a avaliação final por exame, a participação nas aulas, a realização dos exercícios e o contacto com o equipamento de psicofisiologia são bastante recomendadas para uma melhor integração de conhecimentos e desenvolvimento das aptidões e competências. É necessário marcar atendimentos por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Society for Psychophysiological Research (https://sprweb.org/page/Guidelines_Papers) has articles with Guidelines for specific neurophysiological measures (e.g., EEG/ERP, Pupil/Eye, Cardiovascular, Respiration, Electrodermal, Electromyography). Cacioppo et al. (2017). Handbook of psychophysiology. Holmqvist & Andersson (2017). Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures. Correia, Martins et al. (2019). Resting-state connectivity reveals a role for sensorimotor systems in vocal emotional processing in children. NeuroImage, 201, 116052. Santos, Arriaga & Simões (2021). Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089. Arriaga, P. et al. (2015). Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior. Psychology of Violence, 5 (2), 199-208. Zickfeld, Arriaga et al. (2020). Physiological correlates of Kama Muta. Psychophysiology, 57, e13662.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A., Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music., 2014, Arriaga, P., et al., (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music. Psychology of Music, 42 (2), 251-268., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7716 Lima, C., Arriaga, P., et al., (2021) Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses, Cortex, 141, 280-292., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22796 Stemmler, G. (2009). Methodological considerations in the psychophysiological study of emotion. In R. Davidson, K. Scherer, & H. Goldsmith, Handbook of affective sciences (pp. 225-255). Oxford University Press. De Beeck, H. O., & Nakatani, C. (2019). Introduction to human neuroimaging. Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23