Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00155
Acrónimo :
00155
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ter concluído a Licenciatura.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver conhecimentos sobre princípios gerais em psicofisiologia e competências metodológicas de registo psicofisiológico, numa perspetiva integradora de investigação básica e aplicada em ciências das emoções.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Compreender e enquadrar a utilização de medidas psicofisiológicas no estudo das emoções: OA2: Descrever processos de registo psicofisiológico; OA3: Explicar e demonstrar a utilização e o registo de medidas psicofisiológicas; OA4: Analisar criticamente a utilização de medidas psicofisiológicas em contextos aplicados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Psicofisiologia para o estudo das emoções: considerações conceptuais, teóricas e metodológicas no estudo psicofisiológico das emoções; o contexto do registo psicofisiológico. CP2. O Sistema nervoso (periférico e central) e avaliação da sua atividade. CP3. Áreas aplicadas da Psicofisiologia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1: CP1 e CP2 OA2: CP1 e CP2 OA3: CP2 OA4: CP3

Avaliação / Assessment


Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação na 1ª época: avaliação periódica ou exame final. Avaliação periódica é obtida através de: teste (90%) e apresentação oral (10%). Classificação mínima: 9 valores em cada momento avaliativo e média ponderada igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame: 100%. Aprovação final: classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas: 1.1. Expositivas (apresentação dos conceitos, teorias, técnicas de psicofisiologia e de investigação) e Participativas (debates e exercícios). 2. Aulas Prático-Laboratoriais: Participativas, Experimentais e Ativas 3. Orientação tutorial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Aulas de contato teórico-práticas: 1.1. Expositivas (apresentação de conceitos, teorias, metodologias de investigação e técnicas em psicofisiologia no estudo das emoções, incluindo recomendações para o uso de medidas fisiológicas para uso em desenhos de investigação): Aplicável a todos os OA. 1.2. Participativas (análise e discussão de artigos de investigação e realização de exercícios para promover e verificar a compreensão do conteúdo da aprendizagem, incluindo a discussão de potenciais problemas em desenhos de investigação com psicofisiologia e de limitações de medidas fisiológicas no estudo das emoções): Aplicável a todos os OA. 2. Aulas Prático-Laboratoriais: Participativas, Experimentais e Ativas: Realização de exercícios de paradigmas de investigação para a recolha de dados fisiológicos. Aplicável a todos os AO, mas com enfase para OA2 e OA3. 3. Orientação tutorial: acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes sobre qualquer AO.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andreasi, J.L. (2006). Psychophysiology: Human behavior and physiological response. ISCTE: PS.120 AND*Psi Cacioppo, J. T. et al. (2017). Handbook of psychophysiology. Coan, J.A. & Allen, J.J.B. (2007). Handbook of emotion elicitation and assessment (pp. 398-425). Oxford University Press. Holmqvist, K., & Andersson, R., Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition), 2007, Holmqvist, K., & Andersson, R. (2017). Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition). Lund-Eye Tracking Research Institute., https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=112196 Blumenthal, T. D. et al. (2005). Committee report: Guidelines for human startle eyeblink electromyographic studies. Psychophysiology, 42(1), 1-15. Boucsein, W. et al. (2012). Publication recommendations for electrodermal measurements. Psychophysiology, 49(8), 1017-1034.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arriaga, P. et al., A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior., 2015, A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior. Psychology of Violence, 5 (2), 199-208., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9368 Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A., Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music., 2014, Arriaga, P., et al., (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music. Psychology of Music, 42 (2), 251-268., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7716 Lima, C., Arriaga, P., et al., Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses., 2021, Lima, C., Arriaga, P., Anikin, A., Pires, A. R., Frade, S. Neves, L., Scott, S. K. (2021). Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses. Cortex, 141, 280-292., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22796 Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089. Stemmler, G. (2009). Methodological considerations in the psychophysiological study of emotion. In R. Davidson, K. Scherer, & H. Goldsmith, Handbook of affective sciences (pp. 225-255). Oxford University Press. ​Zickfeld, J. H., Arriaga, P., Santos, S. V., Schubert. T., & Seibt, B., (2020). Tears of joy, aesthetic chills, and heartwarming feelings: Physiological correlates of Kama Muta. Psychophysiology. https://doi.org/10.1111/psyp.13662

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16