Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00198
Acrónimo :
00198
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados a problemas concretos, em contextos das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer e aplicar os principais conceitos de estatística 2. Conhecer e aplicar os principais métodos de estatística descritiva e inferencial. 3. Analisar dados em SPSS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à Estatística e Análise de Dados 2. Introdução ao SPSS 3. Estatística Descritiva 3.1 Estatística Descritiva Univariada 3.2. Estatística Descritiva Bivariada 4. Inferência estatística 4.1 Estimação pontual e por intervalos de confiança 4.2 Teste de hipóteses paramétricos 4.3. Testes de hipóteses não paramétricos 5. Resolução de casos práticos em SPSS

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. Pontos do programa: 1 OA2. Pontos do programa: 3 e 4. OA3. Pontos do programa: 2 e 5.

Avaliação / Assessment


Opções de avaliação, periódica: teste (60%-nota mín.8) e trabalho de grupo (40%-nota mín.10) ou exame com parte prática em SPSS (100%). Serão aprovados aqueles que, após ponderação, tenham nota mínima de 10. Os alunos que não obtiverem avaliação positiva, ou que pretendam melhorar a nota, podem realizar o exame de 2ª época (100%). A nota mínima de passagem é 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. Activas, teste e trabalho de grupo. Experimentais, utilizando o SPSS. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Apresentam-se de seguida as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos (OA). MEA 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. OA - Todos. MEA 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. OA - Todos. MEA 3.Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. OA - Todos MEA 4.Experimentais, utilizando o SPSS OA - Todos. MEA 5.Auto-estudo OA - Todos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andy Field, Discovering statistics using IBM SPSS statistics., 2018, Sage, João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda., 2018, 7ª edição. ReportNumber, Lda.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


J. J.Castro Pinto, & J.J.Dias Curto, Estatística para Economia e Gestão, 2014, 3ª ed., Editora Sílabo, Lisboa., J.P.Coelho, L. M.Cunha & I. L.. Martins, Inferência estatística com utilização do SPSS e G* power., 2008, Edições Sílabo., Raul M. Laureano, Testes de Hipóteses com o SPSS, 2013, 2ª ed.,Editora Sílabo, Lisboa., Laureano, R., & Botelho, M. D. C., SPSS- O meu manual de consulta rápida, 2017, 3ª ed.Edições Sílabo, Lisboa,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16