Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00198
Acrónimo :
00198
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados a problemas concretos, em contextos das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer e aplicar os principais conceitos de estatística 2. Conhecer e aplicar os principais métodos de estatística descritiva e inferencial. 3. Analisar dados em SPSS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à Estatística e Análise de Dados 2. Introdução ao SPSS 3. Estatística Descritiva 3.1 Estatística Descritiva Univariada 3.2. Estatística Descritiva Bivariada 4. Inferência estatística 4.1 Estimação pontual e por intervalos de confiança 4.2 Teste de hipóteses paramétricos 4.3. Testes de hipóteses não paramétricos 5. Resolução de casos práticos em SPSS

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. Pontos do programa: 1 OA2. Pontos do programa: 3 e 4. OA3. Pontos do programa: 2 e 5.

Avaliação / Assessment


Opções de avaliação, periódica: teste (60%-nota mín.8) e trabalho de grupo (40%-nota mín.10) ou exame com parte prática em SPSS (100%). Serão aprovados aqueles que, após ponderação, tenham nota mínima de 10. Os alunos que não obtiverem avaliação positiva, ou que pretendam melhorar a nota, podem realizar o exame de 2ª época (100%). A nota mínima de passagem é 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. Activas, teste e trabalho de grupo. Experimentais, utilizando o SPSS. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Apresentam-se de seguida as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos (OA). MEA 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. OA - Todos. MEA 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. OA - Todos. MEA 3.Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. OA - Todos MEA 4.Experimentais, utilizando o SPSS OA - Todos. MEA 5.Auto-estudo OA - Todos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andy Field, Discovering statistics using IBM SPSS statistics., 2018, Sage, João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda., 2018, 7ª edição. ReportNumber, Lda.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


J. J.Castro Pinto, & J.J.Dias Curto, Estatística para Economia e Gestão, 2014, 3ª ed., Editora Sílabo, Lisboa., J.P.Coelho, L. M.Cunha & I. L.. Martins, Inferência estatística com utilização do SPSS e G* power., 2008, Edições Sílabo., Raul M. Laureano, Testes de Hipóteses com o SPSS, 2013, 2ª ed.,Editora Sílabo, Lisboa., Laureano, R., & Botelho, M. D. C., SPSS- O meu manual de consulta rápida, 2017, 3ª ed.Edições Sílabo, Lisboa,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16