Métodos de Ensino e Avaliações
O desenvolvimento da Unidade Curricular conhece três fases distintas: a) delimitação do quadro global de referência da temática abordada; b) análise das contribuições da Ciência Económica para a compreensão da especificidade Europeia contemporânea dos desafios que se colocam à acção no domínio público na promoção da coesão social; c) mobilização e valorização da experiência e interesses específicos dos participantes e promoção do seu envolvimento activo em torno da constituição de ?Comunidades de Prática?. Na concretização das três fases as aulas baseiam-se em diferentes processos de facilitação da aprendizagem: a) aulas teóricas expositivas; b) estudo de casos; c) discussão de problemas aberta a toda a aula ou em pequenos grupos; d) trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula; e) ensaio crítico. | Os participantes são convidados a desenvolver um pequeno projecto de investigação e a avaliação incidirá sobre um ensaio a elaborar individualmente. O tema será definido tendo em atenção o programa de trabalhos apresentado para a disciplina e os projectos de investigação (dissertação, etc.), ou de profissionalização, dos participantes. O projecto será desenvolvido após acordo do docente relativamente ao tema escolhido e à metodologia a adoptar.