Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00217
Acrónimo :
00217
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
14.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
134.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa o desenvolvimento de competências associadas à investigação e à vida académica, como as pedagógicas, de organização de eventos científicos, de apresentação de comunicações ou posters e de redacção de abstracts e artigos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Redigir um artigo científico. OA2. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação. OA3. Organizar um congresso/encontro científico. OA4. Ensinar matérias da área da Psicologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Escrita de artigos científicos. CP 2. Regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação. CP 3. Organização de encontros científicos. CP 4. Competências pedagógicas no ensino de matérias da área da Psicologia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


In this course all the learning goals (LG) are related with all the topics of the program (T): LG1-T1 LG2 - T2 LG3 - T3 LG4 - T4

Avaliação / Assessment


a) Requerimentos para avaliação: Presença nos seminários. Participação na organização de por mínimo um evento científico (e.g., conferência) (incluir no relatório de atividades do 1º ano) 1 aula supervisionada em qualquer dos cursos do Departamento PSO b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o aluno (em função do número de avaliados) e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Das 150 horas totais: 14 são em seminários com docentes, 2 de orientação tutorial com o coordenador da UC. Das 134 horas de trabalho autónomo: 54 horas (40%) são para a realização de um trabalho escrito, 40 horas (30%) de treino de competências pedagógicas e 40 horas (30%) são para a organização de eventos e conferências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta fase da formação dos alunos pretende-se nesta UC um treino prático de competências ligadas à vida académica pelo que nos seminários são apenas convidados para os leccionar especialistas de Curriculum relevante. Quanto ao treino de competências pedagógicas, todos os docentes do DEPSO têm formação pedagógica adequada para poder propor métodos pedagógicos adequados ao contacto destes doutorandos com outros alunos. A preparação de eventos científicos é sempre feita sob supervisão de um doutorado com experiência anterior nestas tarefas.

Observações / Observations


Na avaliação: Só são admitidas faltas não justificadas em 50% dos seminários. A aula supervisionada deve ser supervisionada pelo orientador ou outro docente indicado pelo coordenador da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wegner, D. M. (2003). Science talk: Discover and debate. SPSP Dialogue, 18, 10-11. Perracchio, L. A., & Escalas, J. E. (2008). Tell me a story: Crafting and publishing research in consumer psychology. Journal of Consumer Psychology, 18, 197-204. Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association. Bem, D. J. (2002). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association. Arkin, R. M. (2010). Most underappreciated: 50 prominent social psychologists describe their most unloved work: New York: Oxford University Press. American Psychological Association. (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed). Washigton, D.C.: Author.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar pelos docentes

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16