Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00222
Acrónimo :
00222
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Microeconomia I e Economia monetária (pré-requisito não formal). São necessários conhecimentos introdutórios de matemática, estatística e econometria.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os alunos ao estudo da economia financeira, procurando transmitir a forma como os investidores tomam decisões, os mercados financeiros funcionam, e o preço dos activos é determinado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina visa o desenvolvimento das seguintes competências: Conhecimento e Compreensão: - OA1. da forma como um investidor decide afetar capital entre ativos - OA2. do funcionamento dos mercados de capitais em equilíbrio e a sua forma de organização Aplicação de conhecimentos: - OA3. Capacidade de proceder à estimação do valor fundamental de obrigações e ações Análise e avaliação: - OA4. Capacidade de avaliar os movimentos que ocorrem nos mercados financeiros e de os relacionar com a chegada de nova informação. Comunicação: - OA5. Capacidade de trabalhar em grupo e de motivar e mobilizar equipas para projetos comuns e resolução coletiva de problemas. - OA6. Capacidade de elaborar argumentos e de os justificar de um ponto de vista teórico e empírico, e de os comunicar a outrem

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teoria da carteira 2. Modelos e comportamento dos mercados financeiros: a. CAPM - Capital Asset Pricing Model b. Modelo de Índice de Mercado c. Eficiência dos mercados 3. Breve descrição das instituições e dos mercados financeiros 4. Títulos de rendimento fixo: 5. Valorização de ações 6. Tendências recentes nos mercados financeiros e envolvente macroeconómica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Correspondência entre os pontos do programa (P) e os objetivos de aprendizagem (OA) da UC: P1: OA1 P2 e P3: OA2 P4 e P5: OA3 P2, P4, P5 e P6: OA4 P1 a P6: OA5 e OA6 O ponto 1 estuda a teoria da carteira, que modeliza a forma como os investidores escolhem entre ativos com e sem risco (OA1). O estudo dos modelos e comportamentos dos mercados financeiros no ponto 2 e a descrição das instituições e dos mercados no ponto 3 permitem compreender o funcionamento destes mercados em equilíbrio e na realidade (OA2). Os pontos 4 e 5 estudam a determinação do valor fundamental das ações e obrigações (OA3). Os pontos 2, 4, 5 e 6 contribuem para compreender como os mercados reagem à informação (OA4). Todos os pontos contribuem para desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de elaborar argumentos coerentes (OA5 e OA6).

Avaliação / Assessment


O aluno pode escolher uma das seguintes formas de avaliação: - Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo e participação nas aulas (30%) e teste final (70%). A participação na avaliação ao longo do semestre requer uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%. A aprovação requer uma nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes. - Avaliação por exame: Exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na disciplina são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Participativas, com análise, discussão e leitura de textos de apoio e artigos 4. Ativas, com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre as metodologias pedagógicas e os objetivos de aprendizagem (OA) Aulas expositivas: OA1 a OA4, OA6 Aulas participativas: OA1 a OA4, OA6 Ativas com trabalhos de grupo: OA5 e OA6. Autoestudo: todos exceto OA5. A parte expositiva das aulas é fundamental para a compreensão de todos os pontos do programa, contribuindo para todos os objetivos de aprendizagem exceto OA5. A parte prática das aulas permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, colaborando também para todos os objetivos de aprendizagem (exceto OA5). As aulas implicam também trabalho autónomo por parte do estudante. A elaboração do trabalho de grupo irá permitir desenvolver capacidades de trabalho em grupo e de elaboração de argumentos lógicos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bodie, Z., Kane, A., Marcus, A. (2021), Investments, 12th Edition, Mc-GrawHill/Irwin Bodie, Z., Merton, R., Cleeton, D. (2012), Financial Economics, 2ª edição, Prentice-Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


CMVM (2018), CMVM annual report 2018, Lisbon. Crotty, J. (2009), ?Structural causes of the global financial crisis: a critical assessment of the ?new financial architecture?, Cambridge Journal of Economics, 33, 563-580. Damodaran, A. (2012), Investment Valuation: tools and techniques for determining the value of any asset, 3th edition, John Wiley & Sons. ECB (2018), ECB annual report 2018, Frankfurt. Elton, E., Gruber, M., Brown, S., e Goetzmann, W. (2014), Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9th edition, John Wiley and Sons. Foo, Check-Teck, (2008), "Conceptual lessons on financial strategy following the US sub-prime crisis", The Journal of Risk Finance, 9(3), pp. 292-302. Lane, P. H. (2012), The European Sovereign debt Crisis, Journal of Political Economy 26(3), 49-68. Leão, E., Leão, P., Lagoa, S. (2019), Política Monetária e Mercados Financeiros, 3ª edição, Edições Sílabo. Koller, T., Goedhart, M., Wessels, D (2015), Valuation (Measuring and Managing the Value of Companies), 6th Edition, McKinsey&Co. Mishkin, F. S., Eakins, S. (2014), Financial markets and institutions, 8th edition, Pearson Reinhart, C. M., Rogoff, K. S. (2011), ?From financial crash to debt crisis?, American Economic Review, 101(5): 1676-1706. Sharpe, W, e Alexander, G. (1998), Investments, Sixth Edition, Prentice-Hall International Editions.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01