Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00248
Acrónimo :
00248
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Contacto com as concepções da economia, as principais etapas e correntes do pensamento económico e a aprendizagem de conceitos e categorias fundamentais da análise económica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A aprendizagem no âmbito da UC traduz-se nas seguintes competências do aluno: 1. Conhecer as principais etapas de evolução e escolas de pensamento económico 2. Perceber a natureza dinâmica e controversa do pensamento económico 3. Identificar os conceitos e as categorias de análise económica introduzidos no âmbito das diferentes escolas de pensamento económico 4. Analisar os temas e problemas da actualidade económica a partir dos quadros teóricos e analíticos apresentados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 A Economia como ciência e como objecto de conhecimento P2 Economia, Moral e Política: da Grécia Antiga à construção do Estado Moderno P3 A Economia Política Clássica P4 O capitalismo e os seus críticos P5 As origens da Economia Neoclássica P6 A crítica à Economia Neoclássica: Institucionalismo e Evolucionismo P7 As crises económicas e o papel económico do Estado: Keynes P8 O novo liberalismo: a Escola Austríaca e a Escola de Chicago P9 Tendências actuais do debate na Economia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1:P2-P8 OA2:P1-P9 OA3:P2-P8 OA4:P3-P9

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua Assiduidade mínima de 80% No conjunto da avaliação obtida nos dois testes a nota mínima é de 8 valores. Instrumentos de avaliação: Teste intermédio e teste final (30% cada) Trabalho de grupo: o Apresentação referente a um texto original de um dos autores estudados no programa da unidade curricular (25%) o Discussão dos textos apresentados pelos outros grupos (15%) Avaliação final Exame 1ª e 2ª épocas (nota final correspondente à nota do exame)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aquisição de competências de análise, crítica, síntese, pesquisa, comunicação escrita e oral através da adopção da seguinte tipologia de aulas: 1. Aulas teóricas: apresentação das escolas de pensamento 2. Aulas teórico-práticas: análise e debate de temas e problemas económicos 3. Aulas práticas: apresentação de trabalhos de grupo e debate 4. Trabalho autónomo do aluno em conformidade com o planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas expositivas: OA1-OA4 Aulas participativas: OA1-OA4 Aulas activas: OA1-OA4 Auto-estudo: OA1-OA4

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Notas Pedagógicas 1: A Economia como ciência e como objecto de conhecimento Notas Pedagógicas 2: As origens da Economia Política Clássica Notas Pedagógicas 3: A Economia Política Clássica Notas Pedagógicas 4: As Críticas à Economia Política Clássica I Notas Pedagógicas 5: As Críticas à Economia Política Clássica II Notas Pedagógicas 6: Marginalismo e fundamentos da corrente neoclássica Notas Pedagógicas 7: A ruptura de Keynes Notas Pedagógicas 8: As heterodoxias: o Institucionalismo e o Evolucionismo Notas Pedagógicas 9: Panorama Actual do Pensamento Económico Backhouse, Roger (2002), The Penguin History of Economics, London, Peguin Books. Louçã, Francisco, e José Maria Castro Caldas (2009), Economia(s), Lisboa, Edições Afrontamento

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Milonakis, Dimitris e Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics, Routledge Samuels,Warren, Jeff Biddle e John Davis (2003), A Companion to the History of Economic Thought, Balckwell Publishing Galbraith, J. K. (1994), A Short History of Financial Euphoria, Penguin Books. Nunes, A. Sedas (1992), História dos Factos e das Doutrinas Sociais, da formação histórica do capitalismo ao marxismo, Lisboa Editorial Presença. Nunes, A. Sedas (1977), Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais. Pressman, Steven (2006), Fifty Major Economists, London, Routledge. Samuelson, Paul e Nordhaus, William, Economia, 18 ed., McGrawHIll, 2005.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16