Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00250
Acrónimo :
00250
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação na UC de Desenho de Pesquisa do plano de estudos do primeiro ano.

Objetivos Gerais / Objectives


Acompanhar as várias fases de elaboração das dissertações dos alunos inscritos, prestando o apoio adequado. Proporcionar a troca de saberes e experiências relacionadas com a elaboração da dissertação de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Transmitir e desenvolver conhecimentos e competências necessários para o arranque do projeto da dissertação e a sua elaboração.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Fases na preparação e elaboração da dissertação; Do pré-projecto ao projecto de dissertação; Objectivos gerais e objectivos específicos do projecto e da dissertação; A revisão de literatura; O modelo de explicação e as consequências para o trabalho de investigação ou de projecto; Apresentação do trabalho em processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A abordagem dos pontos programáticos procede-se através de explicação geral e de discussão pormenorizada, utilizando como exemplos os temas e a experiência dos alunos, de maneira a fornecer a informação e a orientação pratica e acompanhamento necessários para o arranque do trabalho de dissertação.

Avaliação / Assessment


A avaliação na UC é integrada como informação relevante na prova e avaliação da dissertação ou projeto. São componentes da avaliação: A definição dos objetivos específicos do projeto e da dissertação; Uma revisão de literatura; Um plano para o trabalho de investigação ou de projeto; A apresentação do trabalho em processo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões de aula têm a forma de seminário na medida em que há uma mistura de leccionação com apresentações e discussão. O trabalho prático consiste no preenchimento do registo da dissertação com fixação de objectivos gerais e específicos e um plano de trabalho, a preparação de bibliografias e recensões, e apresentação do trabalho em progresso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino da UC baseia inteiramente no objectivo de apoiar academicamente a preparação e elaboração da dissertação e fornecer o máximo de orientação.

Observações / Observations


O seminário baseia-se inteiramente no objectivo de apoiar academicamente a preparação e elaboração da dissertação e fornecer o máximo de orientação. As aulas serão asseguradas num regime misto de aulas presenciais e online de acordo com as orientações do ISCTE-IUL no contexto da pandemia.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Buchanan, David A. and Bryman, Alan (eds.) (2011) The Sage handbook of organizational research methods. Los Angeles: Sage. Bryman, Alan (2012) Social research methods, 4th edition. Oxford: Oxford University Press. Bryman, Alan (1988) Doing research in organizations. New York : Routledge. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia adicional é preparada especificamente para cada projeto e dissertação consoante o seu tema e metodologia. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Burgess, Robert G (1997) A pesquisa de terreno: uma introdução (trad. Eduardo de Freitas e Maria Inês Mansinho). Oeiras: Celta Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16