Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aprovação na UC de Desenho de Pesquisa do plano de estudos do primeiro ano.
Objetivos Gerais / Objectives
Acompanhar as várias fases de elaboração das dissertações dos alunos inscritos, prestando o apoio adequado. Proporcionar a troca de saberes e experiências relacionadas com a elaboração da dissertação de mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Transmitir e desenvolver conhecimentos e competências necessários para o arranque do projeto da dissertação e a sua elaboração.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Fases na preparação e elaboração da dissertação; Do pré-projecto ao projecto de dissertação; Objectivos gerais e objectivos específicos do projecto e da dissertação; A revisão de literatura; O modelo de explicação e as consequências para o trabalho de investigação ou de projecto; Apresentação do trabalho em processo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A abordagem dos pontos programáticos procede-se através de explicação geral e de discussão pormenorizada, utilizando como exemplos os temas e a experiência dos alunos, de maneira a fornecer a informação e a orientação pratica e acompanhamento necessários para o arranque do trabalho de dissertação.
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC é integrada como informação relevante na prova e avaliação da dissertação ou projeto. São componentes da avaliação: A definição dos objetivos específicos do projeto e da dissertação; Uma revisão de literatura; Um plano para o trabalho de investigação ou de projeto; A apresentação do trabalho em processo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As sessões de aula têm a forma de seminário na medida em que há uma mistura de leccionação com apresentações e discussão. O trabalho prático consiste no preenchimento do registo da dissertação com fixação de objectivos gerais e específicos e um plano de trabalho, a preparação de bibliografias e recensões, e apresentação do trabalho em progresso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino da UC baseia inteiramente no objectivo de apoiar academicamente a preparação e elaboração da dissertação e fornecer o máximo de orientação.
Observações / Observations
O seminário baseia-se inteiramente no objectivo de apoiar academicamente a preparação e elaboração da dissertação e fornecer o máximo de orientação. As aulas serão asseguradas num regime misto de aulas presenciais e online de acordo com as orientações do ISCTE-IUL no contexto da pandemia.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Buchanan, David A. and Bryman, Alan (eds.) (2011) The Sage handbook of organizational research methods. Los Angeles: Sage. Bryman, Alan (2012) Social research methods, 4th edition. Oxford: Oxford University Press. Bryman, Alan (1988) Doing research in organizations. New York : Routledge. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bibliografia adicional é preparada especificamente para cada projeto e dissertação consoante o seu tema e metodologia. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Burgess, Robert G (1997) A pesquisa de terreno: uma introdução (trad. Eduardo de Freitas e Maria Inês Mansinho). Oeiras: Celta Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16