Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00264
Acrónimo :
00264
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar e debater racionalmente as questões éticas na gestão OA2 - Demonstrar uma compreensão do âmbito das questões de RSE estratégica e sustentabilidade OA3 - Reconhecer que múltiplos, muitas vezes conflituantes, pontos de vista e trade-offs existem em torno de questões de RSE estratégica e sustentabilidade OA4 - Desenvolver uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que enfrentam os líderes globais e locais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A presente unidade curricular procura capacitar os alunos com conhecimento geral em ética, responsabilidade social empresarial (RSE) estratégica e sustentabilidade, com especial enfoque nos desafios que as empresas enfrentam ao nível local e global. Pretende-se que os alunos possam conhecer e ser capazes de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos abordados, de avaliar criticamente e comentar sobre problemas e casos específicos, ao mesmo tempo que procuram encontrar soluções de forma criativa relacionados com estas temáticas cruciais nos dias de hoje. Pretende-se ainda explorar o pensamento crítico sobre o papel individual e coletivo, orientado para o propósito, em direção a um futuro mais sustentável.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Terminologia Básica e a necessidade deste currículo CP2: Ética nos negócios CP3: Sustentabilidade, Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável CP4: Responsabilidade Social Empresarial Estratégica CP5: Concepção de modelos empresariais sustentáveis: um reflexo do nosso compromisso

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração da coerência deriva da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) e é explicado da seguinte forma: OA1: CP1 e CP2 OA2: CP1, CP3 e CP4 OA3: CP3 e CP4 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4 e CP5

Avaliação / Assessment


Opção 1- A avaliação periódica - Exame (50%) - Trabalhos de grupo (50%) Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças. Opção 2- Exame final Para aprovação: 10 valores ou mais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa, através de um processo híbrido (blended learning), com aulas presenciais e atividades online síncronas. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos, promovendo a autonomia na procura de soluções para problemas identificados. O processo prevê o modelo 'flipped classroom', em que os temas trabalhados em aula são previamente preparados com base nos materiais indicados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1/2/3 - Os alunos são apresentados com um conjunto diversificado de leituras sobre cada um dos temas do programa para obter exposição à terminologia e pontos de debate OA2/4 - Debate ativo nas aulas das leituras indicadas garantindo a exposição a diferentes pontos de vista conflituantes / sobre as questões OA1/2/3/4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, como é contemplada no planeamento das aulas

Observações / Observations


Os alunos ao abrigo do "RJIES" devem contactar o professor da Unidade Curricular ou coordenador durante a primeira semana de aulas de cada semestre para permitir a elaboração de processos de aprendizagem e avaliação da Unidade Curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Chandler, David (2019). Strategic Corporate Social Responsibility, 5th, SAGE - Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK). - Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149 - Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850. - Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768 - Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16