Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00277
Acrónimo :
00277
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular é apresentar os meios de acesso às fontes de informação documental (fontes e bibliografia) e o de iniciação às técnicas inerentes à descrição dos materiais de biblioteca e arquivo. As ciências da informação e da documentação são aqui perspectivadas como ciências instrumentais e auxiliares da criação e da difusão das conclusões científicas, em particular no âmbito do conhecimento histórico. Focam-se diferentes tipologias de sistemas de informação (bibliotecas, arquivos, centros de informação e de documentação, a WEB e outros), salientando-se as características próprias e vocação de cada um deles, bem como os principais procedimentos de acesso à informação. Os estudantes serão incentivados a visitar diferentes tipos de sistemas de informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1- Caracterizar os diferentes tipos de sistemas de informações OA2- - Identificar e tomar uma posição informada sobre os meios e possibilidades de acesso à informação. OA3-Descrever procedimentos para localização e acesso à documentação, em particular em arquivos históricos. OA4-Definir conceitos relacionados com os conteúdos leccionados. 0A5 - Dimensionar políticas e estratégias de conservação documental

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1- Teoria e história da informação e da documentação. CP2- O documento. - O documento e a mensagem documental. - O processo informativo-documental. - Centros de informação e documentação. - Ciências da informação e documentação. CP3- Arquivos e arquivística. - Percurso histórico. - Conceitos de arquivo e de documentação de arquivo. - Objetivos e funções dos arquivos. - Arquivos correntes, intermédios e históricos. - Organização do arquivo. - Sistema português de arquivos. - A descrição arquivística. - Arquivos de imagem e Arquivos digitais. CP4- Bibliotecas e biblioteconomia. - Percurso histórico. - Tipologia bibliotecária. - A biblioteca pública. - Organização da biblioteca. CP5- A pesquisa de informação em arquivo e na biblioteca CP6- A pesquisa de informação na WEB e em bases de dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


OA1-CP3, CP4, CP5, CP6. OA2-CP1, CP3, CP4, CP5, CP6. OA3-CP1, CP3, CP4, CP5, CP6. AO4-CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. A05 - CP2,CP4,CP6

Avaliação / Assessment


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências específicas relativas à pesquisa de informação é desenvolvido através da realização de visitas de estudo e de trabalhos, preferencialmente em pequenos grupos. | 1. Avaliação periódica: a) Preparação de um trabalho temático de grupo, com apresentação oral em aula e entrega de uma síntese (25% em cada uma das componentes). (Ponderação: 50%) b) Questionário escrito abrangendo a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente (Ponderação: 50%). N.B. - O aluno necessita de ter nota superior a igual a 8 em cada uma das componentes de avaliação 2. Exame final Prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências específicas relativas à pesquisa de informação é desenvolvido através da realização de visitas de estudo e de trabalhos, preferencialmente em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As actividades de ensino-aprendizagem são variadas (aulas teóricas, aulas práticas, trabalho em grupo, trabalho individual, apresentação oral, redacção de trabalho e visitas de estudo) com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções adequadas às realidades concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises serão objecto de avaliação no teste final.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carrión Gúties, Manuel (2002), Manual de Bibliotecas, Madrid, F. G. Sánchez Ruipérez Chaumier, Jacques (1993), Les Techniques Documentaires, Paris, Puf Eco, Umberto (2002), A Biblioteca, Lisboa, Difel López Yepes, J. (1995), La documentación como disciplina. Teoria e historia, Pamplona, Eunsa Ribeiro, Fernanda (2003), O acesso à informação nos arquivos, 2 volumes, Lisboa, FCG/FCT Rousseau, Jean-Yves et all. (1998), Os fundamentos da disciplina arquivística, Lisboa, D.Quixote Silva, Armando Malheiro da (2006), A Informação. Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico, Porto. Ed. Afrontamento Silva, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Ramos, et all (1999), Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação, Porto, Afrontamento Usherwood, Bob (1999), A Biblioteca Pública como Conhecimento Público, Lisboa, Caminho

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


AA.VV. (2004), Olhares cruzados entre arquivistas e historiadores, Lisboa, IAN/TT Alves, Ivone, et al. (1993), Dicionário de terminologia arquivística, Lisboa, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro Cabral, Maria Luísa (2003), Amanhã é sempre longe demais: crónicas de preservação & conservação, Lisboa, Gabinete de Estudos de A&B. Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - A Informação em Tempo de Mudança - Actas, Porto, BAD, 1985, 2 vols. Damas, Carlos (2009), «Arquivos Históricos Empresariais: um património à deriva?», in: Desenvolvimento Económico e Mudança Social. Portugal nos últimos dois séculos, organização de J. V. Serrão, Magda Pinheiro e Fátima Sá e Melo Ferreira, Lisboa, ICS, pp. 663-684 Guinchat, Claire e Menou, Michel (1985), Introduction générale aux sciences et techniques de l'information et de la documentation, Paris, Presses de l'UNESCO Hildesheimer, Françoise (1984), Les archives? Pourquoi ? Comment ?, Paris Éditions de l´Érudit Leal, Maria José da Silva e Pereira, Miriam Halpern, coord. (1988), Arquivo e Historiografia. Colóquio sobre as fontes da História Contemporânea portuguesa, Lisboa, INCM Lodolini, E. (1986), Archivistica. Principi e problemi, Milão, Franco Angeli McMurtrie, Douglas C. (1982), O Livro: impressão e fabrico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16