Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00280
Acrónimo :
00280
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
72.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
225.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


- Desenvolver e apresentar, por escrito e de forma oral, e discutir o plano de negócios de um modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores. Este plano de negócios será desenvolvido como um trabalho em equipa; - Os alunos terão a experiência de criar uma ideia de negócio, e de desenvolver todo o processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de uma apresentação pública do plano de negócios; - Com a elaboração do plano de negócios, os alunos desenvolverão capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- O.A.1 Desenvolver e apresentar, por escrito e de forma oral, e discutir o plano de negócios de um modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores. Este plano de negócios será desenvolvido como um trabalho em equipa; - O.A.2 Os alunos terão a experiência de criar uma ideia de negócio, e de desenvolver todo o processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de uma apresentação pública do plano de negócios; - O.A.3. Com a elaboração do plano de negócios, os alunos desenvolverão capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Metodologia e objetivos 2. Análise do Mercado 3. Gestão da cadeia de valor 4. Propriedade intelectual 5. Direção e Organização 6. Informação Financeira

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os pontos 1 a 6 dos conteúdos programáticos permitem sistematizar as principais questões e desafios das várias áreas funcionais da empresa: metodologia e objetivos (ponto 1), análise de mercado (ponto 2), gestão de cadeia de valor e propriedade intelectual (pontos 3 e 4), organização (ponto 5), contabilidade financeira e avaliação económico-financeira (ponto 6). Servem, assim, como base para o desenvolvimento pelos alunos de capacidades para a criação de uma ideia de negócio e o desenvolvimento do processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de relatório escrito e para a sua apresentação e discussão pública de modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - 3 apresentações de grupo sobre os projetos desenvolvidos a serem feitas nas aulas - 15%; - 3 comentários individuais às três apresentações dos colegas, incluindo a discussão individual do relatório final - 25%; - 1 relatório final do projeto, em grupo, que será objeto de uma apresentação pública final - 50%; - 1 mini-teste individual (a realizar na última aula), com o objetivo de obter uma apreciação final do aluno sobre o trabalho efetuado - 10%. - assiduidade mínima: presença em 80% das aulas Avaliação por exame: Não aplicável

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm essencialmente um carácter prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Módulos do programa de carácter mais teórico, onde são introduzidos os princípios e conceitos fundamentais serão combinados com sessões de carácter mais aplicado, de apoio à elaboração do plano de negócio, onde os alunos desenvolvem as suas competências. É assim atribuída muita importância à participação nas aulas. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados, mas de modo combinado com a realização de trabalho em grupo a preparar pelos alunos e a apresentar na aula.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Markides C. (2023). Business Model Innovation: Strategic and Organizational Issues for Established Firms. Cambridge University Press. Markides C. (2021). Organizing For The New Normal: Prepare Your Company For The Journey Of Continuous Disruption. Kogan Page Ltd. Smith, J., & Smith, R. (2019). Entrepreneurial Finance: Venture Capital, Deal Structure & Valuation (2nd ed.). Stanford University Press. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation . Wiley. Duarte, C., & Esperança, J. (2016). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro . Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25