Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00280
Acrónimo :
00280
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
72.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
225.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


- Desenvolver e apresentar, por escrito e de forma oral, e discutir o plano de negócios de um modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores. Este plano de negócios será desenvolvido como um trabalho em equipa; - Os alunos terão a experiência de criar uma ideia de negócio, e de desenvolver todo o processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de uma apresentação pública do plano de negócios; - Com a elaboração do plano de negócios, os alunos desenvolverão capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- O.A.1 Desenvolver e apresentar, por escrito e de forma oral, e discutir o plano de negócios de um modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores. Este plano de negócios será desenvolvido como um trabalho em equipa; - O.A.2 Os alunos terão a experiência de criar uma ideia de negócio, e de desenvolver todo o processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de uma apresentação pública do plano de negócios; - O.A.3. Com a elaboração do plano de negócios, os alunos desenvolverão capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Metodologia e objectivos 2. Análise do Mercado 3. Gestão da cadeia de valor 4. Propriedade intelectual 5. Direcção e Organização 6. Informação Financeira

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os pontos 1 a 6 dos conteúdos programáticos permitem sistematizar as principais questões e desafios das várias áreas funcionais da empresa: metodologia e objectivos (ponto 1), análise de mercado (ponto 2), gestão de cadeia de valor e propriedade intelectual (pontos 3 e 4), organização (ponto 5), contabilidade financeira e avaliação económico-financeira (ponto 6). Servem, assim, como base para o desenvolvimento pelos alunos de capacidades para a criação de uma ideia de negócio e o desenvolvimento do processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de relatório escrito e para a sua apresentação e discussão pública de modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores.

Avaliação / Assessment


- 3 apresentações de grupo sobre os projectos desenvolvidos a serem feitas nas aulas - 15%; - 3 comentários individuais às três apresentações dos colegas, incluindo a discussão individual do relatório final - 25%; - 1 relatório final do projecto que será objecto de uma apresentação pública final - 50%; - 1 mini-teste individual (a realizar na última aula), com o objectivo de obter uma apreciação final do aluno sobre o trabalho efectuado - 10%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm essencialmente um carácter prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Módulos do programa de carácter mais teórico, onde são introduzidos os princípios e conceitos fundamentais serão combinados com sessões de carácter mais aplicado, de apoio à elaboração do plano de negócio, onde os alunos desenvolvem as suas competências. É assim atribuída muita importância à participação nas aulas. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados, mas de modo combinado com a realização de trabalho em grupo a preparar pelos alunos e a apresentar na aula.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 e, dada a natureza do sistema de avaliação, não foram feitas quaisquer alterações ao processo de avaliação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Smith, J. e R. Smith (2004, 2ª Ed.) "Entrepreneurial Finance", Wiley. Sarkar, S. (2014, 3ª Ed) "Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora. Osterwalter A, Pigneur Y, (2009), "Business Model Generation", Self Published Esperança, J. e F. Matias (2009, 2ª Ed.) "Finanças Empresariais", Texto Editora. Duarte C e Esperança, J. (2012) Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo Brealey, Myers e Allen (2014, 11ª Ed.) "Principles of Corporate Finance", McGraw-Hill. Livros Outros artigos e papers a fornecer nas aulas Zider, B. (1998) "How Venture Capital Works", Harvard Business Review, Nov.-Dez., pp. 131-139. Sahlman, W. (1997) "How to Write a Great Business Plan", Harvard Business Review, Jul.- Ago., pp. 98-108. Artigos

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Timmons, J., A. Zacharakis e S. Spinelli (2004) "Business Plans that Work", McGraw-Hill Surowiecki, James ( 2005) "The Wisdom of the Crowds", Anchor Books Shapiro, A. "Corporate Strategy and the Capital Budgeting Decision". Hisrich, R. e H. Peters (1998, 4ª Ed.) "Entrepreneurship", Irwin/McGraw-Hill. Drucker, Peter, 1985 "Innovation and Entrepreneurship", Harper & Row Damodaran, A. (1997) "Corporate Finance: Theory and Practice", Wiley. Cooney, Thomas and Noore, Rickie (2007) "European Cases in Entrepreneurship", Blackhall Christensen, Clayton (2000), "The Innovator's Dilemma", Harper Business Bidhé, Amar (2003) "The Origin and Evolution of New Businesses", Oxford University Press Livros

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16