Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00281
Acrónimo :
00281
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
72.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
300.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Entender a contabilidade como um sistema de informação para a gestão e estruturar um sistema de informação contabilístico que responda às necessidades das organizações e dos múltiplos stakeholders.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: 1. Entender a contabilidade como um sistema de informação financeiro decorrente das atividades das organizações e das decisões dos gestores; 2. Desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos contabilísticos e sua adequação às necessidades das organizações e stakeholders; 3. Ser capaz de conceber e estruturar um sistema de contabilidade que promova a transparência e a fiabilidade do relato financeiro das entidades; 4. Desenvolver a prática contabilística através de estágio e aulas que servirão como complemento dos trabalhos a realizar na empresa com o acompanhamento do professor e do patrono; 5. Apresentar um relatório final de estágio que incluirá os trabalhos feitos em empresa bem como os que foram feitos em aula e no trabalho autónomo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 A missão e o papel dos sistemas de informação contabilísticos 2 Sistemas de Informação e contabilidade 3 Processos empresariais e informação contabilística: Integração em ambiente de ERP 3.1 Informação financeira e não financeira: o plano de contas de gestão. 3.2 Entidades e relações comerciais: Conceitos. Integração em ambiente ERP 3.3 Processos de compra e venda: principais mecanismos de controlo interno 3.4 Gestão de inventários e serviços 3.5 Gestão de investimentos 3.6 Gestão de recursos humanos 3.7 Gestão de tesouraria 3.8 Prestação de contas financeira e fiscal 3.9 Reporting de gestão em ambiente ERP 4 Operações de financiamento 5 A constituição de sociedades: Etapas e formalidades 6 O papel da contabilidade e da auditoria na garantia da confiança dos utilizadores. A OCC, a OROC e a profissão de contabilista e de auditor. 7 Tópicos avançados de contabilidade 8 A importância de ferramentas de CRM na função comercial

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto 1 a 3 do programa OA2 ponto 2, 3, 5 do programa OA3 pontos 1 a 8 do programa OA4 pontos 3, 4, 5, 6, 7 e 8 do programa OA5 pontos 1 a 8 do programa

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para tal, serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e de textos de apoio; 2. Activas, com realização de trabalhos individuais (estágio) e de grupo; 3.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, de acordo com o Planeamento. | A avaliação da UC é realizada exclusivamente em regime de avaliação contínua através dos seguintes instrumentos de avaliação: Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas, até 10%; Resolução e entrega de casos práticos e do relatório final, 70%; Grau de cumprimento do trabalho na entidade parceira, 20%. A avaliação contínua pressupõe uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%, a entrega de todos os instrumentos de avaliação e prova da sua efetiva presença nas entidades parceiras.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para tal, serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e de textos de apoio; 2.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 3.Activas, com a realização de projetos em empresas; 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, de acordo com o Planeamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento de competências por parte dos alunos que possibilitem cumprir os objetivos de aprendizagem, apresentando-se de seguida as principais ligações entre essas metodologias e objetivos: MEA1 OA1, OA2 MEA2 OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 MEA3 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Esta unidade curricular funciona como estágio curricular em empresa (com o complemento de simulação empresarial). O estágio decorre numa empresa, entidade do setor não lucrativo ou público onde para cada aluno será afeto um patrono que será sempre um contabilista certificado com pelo menos 5 anos de experiência. O estágio terá aproximadamente 120 horas de contacto, sendo complementado com horas de trabalho autónomo e de contacto em aula.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Analisar a Performance Financeira : uma perspetiva multidimensional, 2ª Edição , Coleção Global Áreas Editora 2012. -Borges, A., Rodrigues, J. A., Rodrigues, R., Elementos de Contabilidade Geral, 27ª Edição, Áreas Editora, Lisboa, 2021.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Artigos diversos, dos quais se destacam; -Anderson, Steven R.; Kaplan, Robert S.; Time-Driven Activity Based Costing; Harvard Business Review, Nov de 2004., -D Branco, M.(2006). O porquê de uma nova definição ativo. Revista Revisores & Empresas Janeiro/Março 2006. -Carqueja, Hernâni O. (2009). Teoria da Contabilidade - Uma interpretação . Revista de de Estudos Politécnicos nº 23. Vol. LVIII, Abril de 2009. -Carqueja, Hernâni O. (2002). Actividade contabilística até Luca Pacioli. Revista de Contabilidade e Comércio nº 23. Vol. LVIII, Abril de 2002. -Esteve, Estebam Hernandez (2002). La Historia de la Contabilidad. Revista Libros, nº 67-68 (Julio-Agosto 2002). - Regulamento (CE) n.º 1126/2008 da Comissão, de 3 de Novembro de 2008, que inclui integralmente todas as normas apresentadas pelo IASB, bem como todas as interpretações apresentadas pelo International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC), adotadas na Comunidade até 15 de Outubro de 2008, bem como todos os regulamentos (CE) que procedem a alterações posteriores ao regulamento indicado. - Sistema de Normalização Contabilística (SNC), composto pelas normas contabilísticas e de relato financeiro, modelos das demonstrações financeiras, estrutura concetual, códigos de contas e normas interpretativas e respetiva legislação de suporte (nomedamente o Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de junho, Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 09 de março - artigos não revogados) - Horngren, Charles T., Gary L. Sundem, John A. Elliott, Donna Philbrick, Introduction to Financial Accounting: Pearson New International Edition 11th Edition, Kindle Edition 2013.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16