Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Entender a contabilidade como um sistema de informação para a gestão e estruturar um sistema de informação contabilístico que responda às necessidades das organizações e dos múltiplos stakeholders.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: 1. Entender a contabilidade como um sistema de informação financeiro decorrente das atividades das organizações e das decisões dos gestores; 2. Desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos contabilísticos e sua adequação às necessidades das organizações e stakeholders; 3. Ser capaz de conceber e estruturar um sistema de contabilidade que promova a transparência e a fiabilidade do relato financeiro das entidades; 4. Desenvolver a prática contabilística através de estágio e aulas que servirão como complemento dos trabalhos a realizar na empresa com o acompanhamento do professor e do patrono;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 A missão e o papel dos sistemas de informação contabilísticos 2 Sistemas de Informação e contabilidade 3 Processos empresariais e informação contabilística: Integração em ambiente de ERP 3.1 Informação financeira e não financeira: o plano de contas de gestão. 3.2 Entidades e relações comerciais: Conceitos. Integração em ambiente ERP 3.3 Processos de compra e venda: principais mecanismos de controlo interno 3.4 Gestão de inventários e serviços 3.5 Gestão de investimentos 3.6 Gestão de recursos humanos 3.7 Gestão de tesouraria 3.8 Prestação de contas financeira e fiscal 3.9 Reporting de gestão em ambiente ERP 4 Operações de financiamento 5 A constituição de sociedades: Etapas e formalidades 6 O papel da contabilidade e da auditoria na garantia da confiança dos utilizadores. A OCC, a OROC e a profissão de contabilista e de auditor. 7 Tópicos avançados de contabilidade 8 A importância de ferramentas de CRM na função comercial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os três primeiros pontos do programa permitem aos estudantes entender a contabilidade como um sistema de informação financeiro decorrente das atividades das organizações e das decisões dos gestores. Os pontos 2 a 5 do programa ajudam os estudantes a desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos contabilísticos e sua adequação às necessidades das organizações e stakeholders. Todos os pontos do programa contribuem para que os estudantes desenvolvem capacidade de conceber e estruturar um sistema de contabilidade que promova a transparência e a fiabilidade do relato financeiro das entidades e desenvolvam a prática contabilística através de estágio e aulas que servirão como complemento dos trabalhos a realizar na empresa com o acompanhamento do professor e do patrono.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC é realizada exclusivamente em regime de avaliação ao longo do semestre através dos seguintes instrumentos de avaliação: Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas, 10%; Apresentação e entrega do relatório de suporte ao trabalho de simulação desenvolvido em ambiente ERP, 30%; Entrega do relatório final de estágio que incluirá os trabalhos feitos na empresa, bem como o grau de cumprimento do trabalho de estágio realizado na entidade parceira, 50%; Entrega de sumários executivos na sequência da apresentação de temas de relevo por convidados, 10%. A avaliação ao longo do semestre pressupõe uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%, a entrega de todos os instrumentos de avaliação e prova da sua efetiva presença na empresa onde foi realizado o estágio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para tal, serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1) Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e de textos de apoio; 2.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 3.Activas, com a realização de um estágio numa empresa; 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, de acordo com o Planeamento. O estágio decorre numa empresa, entidade do setor não lucrativo ou público onde para cada aluno será afeto um patrono que será sempre um contabilista certificado com pelo menos 5 anos de experiência. O estágio terá aproximadamente 120 horas de contacto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os alunos aprendem através da realização do estágio.
Observações / Observations
Esta unidade curricular funciona como estágio curricular em empresa (com o complemento de simulação empresarial). O estágio decorre numa empresa, entidade do setor não lucrativo ou público onde para cada aluno será afeto um patrono que será sempre um contabilista certificado com pelo menos 5 anos de experiência. O estágio terá aproximadamente 120 horas de contacto, sendo complementado com horas de trabalho autónomo e de contacto em aula.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
'-Rodrigues, J.A., e Simões, A. (2013). Analisar a Performance Financeira : uma perspetiva multidimensional, 2ª Edição , Coleção Global Áreas Editora. -Borges, A., Rodrigues, J. A., Rodrigues, R. (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27ª Edição, Áreas Editora, Lisboa. - Lourenço et. al. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição). - Lopes, I. T. (2022). Contabilidade Financeira: Teoria e Prática, Coimbra: Editoria D' Ideias. - Kieso, Donald E.; Weygandt, Jerry J.; Warfield, Terry, D. (2020). Intermediate Accounting: IFRS Edition, 4th Edition, New Jersey: John Wiley & Sons. - Stolowy, Paugam, and Ding (2020/2024). Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
' - Regulamento (CE) n.º 1126/2008 da Comissão, de 3 de Novembro de 2008, que inclui integralmente todas as normas apresentadas pelo IASB, bem como todas as interpretações apresentadas pelo International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC), adotadas na Comunidade até 15 de Outubro de 2008, bem como todos os regulamentos (CE) que procedem a alterações posteriores ao regulamento indicado. - Sistema de Normalização Contabilística (SNC), composto pelas normas contabilísticas e de relato financeiro, modelos das demonstrações financeiras, estrutura concetual, códigos de contas e normas interpretativas e respetiva legislação de suporte (nomedamente o Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de junho, Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 09 de março - artigos não revogados) - Horngren, Charles T., Gary L. Sundem, John A. Elliott, Donna Philbrick (2023), Introduction to Financial Accounting: Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-28