Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00316
Acrónimo :
00316
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos doutorandos a exposição a tópicos recentes da Teoria da Gestão e desenvolver competências para investigação no âmbito dos tópicos discutidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão; 2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão; 3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação 4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Pela sua natureza esta Unidade Curricular tem um programa flexível em torno de cinco áreas da gestão. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com o conhecimento de fronteira em cada uma das áreas. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos. Genericamente, os conteúdos programáticos cobrirão as seguintes áreas no âmbito da gestão: CP1: Temas avançados em Marketing CP2: Temas avançados em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento organizacional CP3: Temas avançados em Contabilidade CP4: Temas avançados em Gestão Geral CP5: Temas avançados em Logística e Transportes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro conteúdo programático desenvolve teoria em Marketing contribuindo para o OA1. O segundo conteúdo programático desenvolve teoria em GRH e Comportamento Organizacional contribuindo para o OA2. O terceiro conteúdo programático desenvolve teoria em Contabilidade contribuindo para o OA3. O quarto conteúdo programático desenvolve teoria em Gestão geral contribuindo para o OA4. O quinto conteúdo programático desenvolve teoria em Logística e Tranportes contribuindo para o OA5.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) participação nas aulas (20%) e 2) ensaio crítico escrito individual (80%). Nota de aprovação não pode ser inferior a 10 em ambos os intrumentos. A avaliação final é realizada por meio do ensaio crítico escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios individuais em aula, discussão de artigos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalho individual). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia previamente facultada para participação em aula, escrita do ensaio crítico).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objectivos de aprendizagem. - Metodologia participativa (e.g. exercícios individuais em aula, discussão de artigos): todos os objectivos de aprendizagem. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalho individual): Todos os objetivos de aprendizagem. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia previamente facultada para participação em aula, escrita do ensaio crítico): Todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Para consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion. Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226. Kunisch, S., Denyer, D., Bartunek, J. M., Menz, M., & Cardinal, L. B. (2023). Review research as scientific inquiry. Organizational Research Methods, 26(1), 3-45. Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Serão facultados artigos relativos a cada tópico avançado para leitura complementar e realização do ensaio crítico. / Articles on each advanced topic will be provided for further reading and the completion of the critical essay.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27