Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00316
Acrónimo :
00316
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos doutorandos a exposição a tópicos recentes da Teoria da Gestão e desenvolver competências para investigação no âmbito dos tópicos discutidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão; 2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão; 3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação 4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Pela sua natureza esta Unidade Curricular não tem um programa pré-definido. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com áreas de gestão. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal expor os alunos aos fundamentos das teorias de gestão atuais. A discussão de artigos de referência previamente distribuídos permite atingir este objetivo.

Avaliação / Assessment


Presença e participação nas aulas; Elaboração individual de um ensaio sobre um conjunto de artigos. Para aprovação o aluno deverá ter nota igual ou superior a 10 valores nesta Unidade Curricular, sendo que: . 20% correspondem à presença e participação . 80% correspondem ao ensaio.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método utilizado nesta Unidade Curricular é o de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. análise e discussão de artigos; 3. elaboração de ensaios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - OA1; OA2; OA3; OA4 ME2 - OA2; OA3; OA4 ME3 - OA3; OA4

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Estas obras poderão ajudar a consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion. Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons. Smith, K. G., & Hitt, M. A. (2005). Great minds in management: The process of theory development. Oxford: Oxford University Press. Nadkarni, S., Gruber, M., DeCelles, K., Connelly, B., & Baer, M. (2018). New ways of seeing: Radical theorizing. Academy of Management Journal, 61 (1), 371-377. Corley, K. G., & Gioia, D. A. (2011). Building theory about theory building: what constitutes a theoretical contribution?. Academy of management review, 36(1), 12-32. Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não tem / None

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16