Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos doutorandos a exposição a tópicos recentes da Teoria da Gestão e desenvolver competências para investigação no âmbito dos tópicos discutidos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão; 2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão; 3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação 4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Pela sua natureza esta Unidade Curricular tem um programa flexível em torno de cinco áreas da gestão. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com o conhecimento de fronteira em cada uma das áreas. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos. Genericamente, os conteúdos programáticos cobrirão as seguintes áreas no âmbito da gestão: CP1: Temas avançados em Marketing CP2: Temas avançados em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento organizacional CP3: Temas avançados em Contabilidade CP4: Temas avançados em Gestão Geral CP5: Temas avançados em Logística e Transportes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro conteúdo programático desenvolve teoria em Marketing contribuindo para o OA1. O segundo conteúdo programático desenvolve teoria em GRH e Comportamento Organizacional contribuindo para o OA2. O terceiro conteúdo programático desenvolve teoria em Contabilidade contribuindo para o OA3. O quarto conteúdo programático desenvolve teoria em Gestão geral contribuindo para o OA4. O quinto conteúdo programático desenvolve teoria em Logística e Tranportes contribuindo para o OA5.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) participação nas aulas (20%) e 2) ensaio crítico escrito individual (80%). Nota de aprovação não pode ser inferior a 10 em ambos os intrumentos. A avaliação final é realizada por meio do ensaio crítico escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios individuais em aula, discussão de artigos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalho individual). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia previamente facultada para participação em aula, escrita do ensaio crítico).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objectivos de aprendizagem. - Metodologia participativa (e.g. exercícios individuais em aula, discussão de artigos): todos os objectivos de aprendizagem. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalho individual): Todos os objetivos de aprendizagem. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia previamente facultada para participação em aula, escrita do ensaio crítico): Todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Para consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion. Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226. Kunisch, S., Denyer, D., Bartunek, J. M., Menz, M., & Cardinal, L. B. (2023). Review research as scientific inquiry. Organizational Research Methods, 26(1), 3-45. Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Serão facultados artigos relativos a cada tópico avançado para leitura complementar e realização do ensaio crítico. / Articles on each advanced topic will be provided for further reading and the completion of the critical essay.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-27