Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00341
Acrónimo :
00341
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
54.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
54.0h/sem
Trabalho Autónomo :
171.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos devem, no final desta unidade, conhecer os princípios de concepção da investigação e as técnicas de pesquisa adequadas à resolução de problemas científicos. A unidade contextualiza estes conhecimentos no espaço de investigação associado ao domínio das Ciências e Tecnologias de Informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Enquadrar a investigação no quadro da Ciência OA2: Realizar revisões de literatura OA3: Apresentar resultados científicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa assenta em cinco partes: P1: Ciência e Investigação: questões gerais P2: Revisão da Literatura P3: Escrita de artigo ciêntífico P4: Realização de uma apresentação ciêntífica P5: Patentes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: P1 OA2: P2 OA3: P3, P4, P5

Avaliação / Assessment


1. Participação (10%) 2. Avaliação da revisão de literatura individual (30%) 3. Avaliação do artigo (30%) 4. Avaliação da apresentação oral (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1.Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 3.Metodologias activas com realização de trabalhos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo aprendizagem (OA) 1. Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência ? OA1, OA2 2. Participativas, com análise de casos de estudo ? OA2, OA3 3. Activas, com realização de trabalhos individuais ? OA3

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular é disponibilizada progressivamente (ao longo da execução da edição da disciplina) na plataforma de e-learning

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[A] Newell, A. and Simon, H.A. (1975) Computer Science as Empirical Inquiry: Symbols and Search, Communications of the ACM, 19(3) March 1976 [A] Levy, Y. and Ellis, T.J. (2006) A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in Support of Information Systems Research, Informing Science Journal, Vol.9, 2006 [B] Miles, M.B. and Huberman, A.M. (1994) Qualitative Data Analysis, SAGE Publications, 1994 [B] Dodig, G. (2003) Theory of Science Compendium, Maelardaen University Sweden, 2003 [B] Jackson, S.L. (2008) Research Methods ? a modular approach, Wadsworth, 2008 [B] Kumar, R. (2009) Research Methodology, 3rd Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2 [B] Dawson, C. (2009) Introduction to Research Methods, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4 [B]=book; [A]=article

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[A] Warfield, D. (2005) IS/IT Research: A Research Methodologies Review, Journal of Theoretical and Applied Information Technology, 2005 [A] Hoare,T. and Milner, R. (2005) Grand Challenges for Computing Research, The Computer Journal, 48(1), 2005 [A] Tichy, W. (1998) Shoud Computer Scientists Experiment More ?, Computer, May 1998 [A] Glass, R.L., Vessey, I. and Ramesh, V. (2009) RESRES: The story behind the paper ??Research in software engineering: An analysis of the literature?, Information and Software Technology, Vol. 51, 2009 [A] Glass, R.L., Ramesh, V. and Vessey, I. (2004) An Analysis of Research in Computing Disciplines, Communications of the ACM, 47 (6), June 2004 [A] Glass, R.L., Vessey, I. and Ramesh, V. (2002) Research in software engineering: an analysis of the literature, Information and Software Technology Vol. 44, 2002 [A] Tichy, W.F. (1998) Should Computer Scientists Experiment More? IEEE Computer, May 1998 [A] desJardins, M. (1995) How to succeed in Graduate School: a Guide for Students and Advisors, Crossroads, the Online ACM Student Magazine, 1995 [B] Cairns, P. and Cox, A. (2008) Research Methods for Human Computer Interaction, Cambridge UP, 2008 [B] Cozby, P.C. and Bates, S.C. (2012) Methods in Behavioural Research, 11th Edition, McGraw-Hill, 2012 [B]=book;[A]=article

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16