Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Antes de fazer esta UC, o aluno tem de ter feito uma versão bastante completa (quase-final) da revisão da literatura relativa ao seu projeto de investigação, e tem de ser capaz de satisfazer todos os objetivos da UC Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1). O aluno deve estar numa fase muito avançada do doutoramento, idealmente no 5º semestre do curso (para alunos a tempo integral)
Objetivos Gerais / Objectives
A UC tem os seguintes objetivos, para cada doutorando: 1) Completar a versão final atualizadfa do capítulo de revisão de literatura da sua tese com trabalhos recentemente surgidos 2) Estar preparado para perceber, e contrastar ou integrar abordagens recentes com a sua abordagem ao problema do doutoramento, especialmente no caso em que os trabalhos recentes sejam semelhantes a ou melhores do que a sua proposta. Estes dois objetivos visam apetrechar melhor o doutorando para a prova pública de discussão do doutoramento
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A UC tem os seguintes objetivos, para cada doutorando: 1) Completar e atualizar o capítulo de revisão de literatura da tese com trabalhos recentemente surgidos 2) Estar preparado para perceber, e contrastar ou integrar abordagens recentes com a sua abordagem ao problema do doutoramento, especialmente no caso em que os trabalhos recentes sejam semelhantes a ou melhores do que a sua proposta. Estes dois objetivos visam apetrechar melhor o doutorando para a prova pública de discussão do doutoramento. Após a realização da UC, o alunos serão capazes de: OA1: Descrever as hipóteses de investigação, o problema / tese de doutoramento, a abordagem proposta e justificação para ela, à luz do estado da arte específico OA2: Identificar e defender a contribuição individual, contrastada com outras abordagens (incluindo abordagens recentemente surgidas) OA3: Apresentar e discutir problemas de validação e critérios de avaliação da contribuição da tese, e limitações correspondentes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Um dos objetivos da UC é completar a revisão da literatura e práticas usadas na área do problema da tese. Esse objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos da UC Métodos de Investigação (1). O programa de Métodos de Investigação (2) debruça-se sobre a apresentação / descrição escrita e oral dos três seguintes assuntos: P1: Descrição do problema da tese e da abordagem usada, com destaque para as justificações para as decisões tomadas P2: Apresentação das principais contribuições da tese, contrastadas com outras abordagens (incluindo abordagens recentemente surgidas possivelmente não consideradas enquanto o trabalho foi feito) P3: Apresentação e discussão da metodologia de validação e suas limitações, e dos critérios de avaliação das contribuições e sua operacionalização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: P1 OA2: P2 OA3: P3
Avaliação / Assessment
A UC tem um responsável formal. No entanto, a UC é conduzida por cada orientador para os seus alunos. O orientador estabelece os métodos de avaliação, os seus instrumentos e calendarização para cada um dos seus alunos. Contudo, a avaliação tem um objeto predefinido - a última versão da revisão da literatura, e a preparação do aluno para a defesa da tese, sobretudo face a trabalho recente (possivelmente ainda não considerado).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC tem um responsável formal. Apesar disso, são os orientadores dos alunos do programa que conduzem a cadeira para os seus orientandos. O orientador estabelece o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de acordo com os projetos de investigação concretos dos seus orientandos. Não obstante essa liberdade, sugere-se, a título exemplificativo a realização de um documento escrito descrevendo e analisando a literatura relevante, com ênfase para trabalho recente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos gerais de aprendizagem são particularizados no trabalho específico levado a cabo por cada doutorando, no caso da sua investigação para o doutoramento. A altura avançada em que a UC ocorre (5º semestre), os seus objetivos de aprendizagem e a sua integração num projeto de doutoramento aconselham que a UC seja conduzida pelos orientadores para os seus alunos, através das metodologias mais adequadas a cada caso. O facto de a UC ser conduzida pelo orientador garante a coerência entre a metodologia usada e os objetivos de aprendizagem (o orientador é a pessoa mais próxima do aluno e da sua investigação). Esta garantia é reforçada através de uma reunião final entre o aluno e a sua Comissão de Acompanhamento (incluindo o orientador), e o responsável da UC
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cairns, P. and Cox, A. (2008) Research Methods for Human Computer Interaction, Cambridge UP, 2008 Cozby, P.C. and Bates, S.C. (2012) Methods in Behavioural Research, 11th Edition, McGraw-Hill, 2012 Miles, M.B. and Huberman, A.M. (1994) Qualitative Data Analysis, SAGE Publications, 1994 Dodig, G. (2003) Theory of Science Compendium, Maelardaen University Sweden, 2003 Jackson, S.L. (2008) Research Methods ? a modular approach, Wadsworth, 2008 Kumar, R. (2009) Research Methodology, 3rd Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2 Dawson, C. (2009) Introduction to Research Methods, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
N/A
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16