Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Idealmente, o aluno deve ter feito as UCs Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) e Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) antes de fazer Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1).
Objetivos Gerais / Objectives
Existem duas UCs de seminários de investigação e comunicação. O principal objetivo de ambas é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo para a obtenção do doutoramento, se há alterações de rumo a fazer, ou se deve ser projetada outra via (e.g., Diploma de Estudos Avançados). Esta avaliação será feita em diferentes momentos. A primeira destas UCs, Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1), a que esta FUC diz respeito, implementa essa avaliação numa fase inicial do projeto (que se sugere seja o segundo semestre). Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (2) fará o mesmo numa fase mais avançada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Seminários (1), idealmente no 2º semestre, tem o propósito de garantir que o aluno compreende as alternativas disponíveis para o seu projeto e os requisitos associados a cada uma: Doutoramento, Estudos Avançados, ou abortar o projeto (no âmbito do Programa Doutoral). As primeiras duas podem envolver alterações de percurso, as quais devem ser conhecidas do aluno. Os alunos devem ter desenvolvido a aptidão de apresentar uma visão global do projeto (previamente detalhado na UC Projeto (1)), centrando-se nos seus aspetos mais relevantes, apontando soluções para alternativas analisadas, e descrevendo diferenças relativas a abordagens originalmente pensadas, e de reagir adequadamente às intervenções dos participantes nas sessões de apresentação (alunos e orientadores). É essencial que o aluno manifeste um distanciamento significativo em relação e uma visão crítica daquilo quer foi descrito / proposto em Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1)
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos que tenham atingido a fase em que a UC deve ser feita, bem como possíveis outras apresentações convidadas. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Sendo uma sequência de apresentações apresentadas pelos alunos, o programa da UC é consistente com os seus objetivos, nomeadamente o determinar os rumos alternativos para o projeto de investigação e requisitos / alterações necessárias para cada um deles, mediante a apresentação de uma descrição estruturada, crítica e sintética do projeto de investigação (oralmente e por escrito).
Avaliação / Assessment
Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. NOTA = 30% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 + 70% X (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador do aluno
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Dado que a UC não tem um programa com tópicos a serem transmitidos ao aluno, também não existe um processo formal de ensino-aprendizagem. Em vez disso, os materiais disponíveis no Sítio Web da UC juntamente com a bibliografia sugerida devem ser usados individualmente por cada aluno, com a orientação dos seus orientadores, para conceber uma apresentação oral e escrita do seu trabalho, a qual deve satisfazer os princípios básicos da comunicação de investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino/aprendizagem, nomeadamente a disponibilização de vídeos sobre boas apresentações, exemplos de boas apresentações de seminários por antigos alunos, juntamente com a bibliografia sugerida, encoraja o aluno a desenvolver individualmente capacidades de apresentar uma visão geral do seu projeto, que é o principal objetivo de aprendizagem da UC. A organização de sessões de apresentação dos projetos com a participação obrigatória de todos os alunos do programa doutoral, e ainda dos orientadores e Comissões de Acompanhamento dos alunos constitui um meio aberto, não só para analisar e determinar os rumos alternativos para o projeto e requisitos associados, mas para confrontar o aluno com a necessidade de expor e reagir às intervenções dos participantes
Observações / Observations
Embora os critérios de avaliação variem com a natureza do projeto de investigação, espera-se que os alunos avaliados em Seminários (1) sejam capazes de apresentar uma visão distanciada daquilo que foi escrito e proposto em Projeto (1). Devem ser salientados os aspetos mais importantes, devem ser apontadas soluções para alternativas avaliadas, e devem ser apresentadas diferenças em relação a abordagens originalmente pensadas. Para além dos requisitos da proposta de investigação apresentada na candidatura, é um aspeto muito positivo que o aluno mostre, ainda que superficialmente, como vai atingir os objetivos traçados para o seu projeto. Não basta que se diga ?vamos usar redes neuronais?, por exemplo. Seria mais confortável se a abordagem concreta fosse descrita, ainda que por alto (o tipo de rede, o número de camadas escondidas, os inputs, os outputs, os exemplos de treino, por exemplo)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York Additionally, the course recommends the following bibliography: The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16