Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00344
Acrónimo :
00344
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
73.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Idealmente, o aluno deve ter feito a UCs Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1). Além disso, o projeto de investigação deve ter atingido uma fase avançada, em que os seus principais contributos sejam já conhecidos em detalhe, ainda que antes da sua validação.

Objetivos Gerais / Objectives


Existem duas UCs de seminários de investigação e comunicação. O principal objetivo de ambas é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo para a obtenção do doutoramento, se há alterações de rumo a fazer, ou se deve ser projetada outra via (e.g., Diploma de Estudos Avançados). Esta avaliação será feita em diferentes momentos. A primeira destas UCs, Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) implementa essa avaliação numa fase inicial do projeto. Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (2), a que esta FUC diz respeito, fará o mesmo numa fase mais avançada (que se sugere seja no quarto semestre).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Seminários (2), idealmente no 4º semestre, tem o propósito de garantir que o aluno compreende claramente se o seu projeto conduzirá seguramente ao doutoramento ou se deve ser abandonado (no âmbito do Programa Doutoral). O aluno deve ainda compreender as possíveis alterações necessárias para a primeira alternativa. É suposto que os alunos sejam capazes de apresentar os principais contributos do seu doutoramento, aquilo que ficará para a osteridade, se a validação que se seguirá, assim o permitir. Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte significativa dos contributos inovadores que produziu. Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou nas atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos, bem como possíveis outras apresentações convidadas. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Sendo uma sequência de apresentações feitas pelos alunos, o programa da UC é consistente com os seus objetivos, nomeadamente o de determinar se o projeto de investigação em causa conduzirá ao doutoramento, com que alterações, ou se deverá ser abortado (no âmbito do Programa), mediante a apresentação das princpais contribuições inovadoras do projeto de investigação (antes da validação).

Avaliação / Assessment


Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. NOTA = 50% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 + 50% x (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador do aluno

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Dado que a UC não tem um programa com tópicos a serem transmitidos ao aluno, também não existe um processo formal de ensino-aprendizagem. A apresentação das principais contribuições inovadoras do projeto deve ser concebida pelo aluno com a orientação do seu orientador. A referida apresentação (tanto o component escrito como o oral) deve satisfazer os princípios das apresentações de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo uma UC cujos objetivos são essencialmente o da avaliação, os objetivos de aprendizagem também não são típicos. Pretende-se que o aluno fique a saber se vai ou não chegar a bom porto e que alterações deve empreender para maximizar as hipóteses de sucesso. Neste pressuposto, a metodologia de ensino-aprendizagem é deixada ao aluno e à sua orientação.

Observações / Observations


Embora os critérios de avaliação variem com a natureza do projeto de investigação, espera-se que os alunos avaliados em Seminários (2) sejam capazes de apresentar uma descrição detalhada das principais contribuições inovadoras do projetder investigação, ainda que antes da sua validação (e.g., um algoritmo, um modelo, uma arquitetura, um software). Avalia-se, além do conteúdo, a qualidade da comunicação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York Additionally the following bibliography is recommended The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria. (Same as for Seminários (1))

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York (Same as for Seminários (1))

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16