Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00345
Acrónimo :
00345
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
6.0h/sem
Trabalho Autónomo :
219.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É importante, embora não obrigatório, que esta unidade curricular seja feita ao mesmo tempo ou depois de Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) porque Projeto (1) põe em prática aptidões selecionadas adquiridas em Métodos (1).

Objetivos Gerais / Objectives


Existem quatro unidades curriculares Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação. A primeira delas, Projeto de Investigação em CTI (1), a que esta FUC diz respeito, ocupa-se da do ensino-aprendizagem de todas as fases da gestão de projeto, e da aplicação da fase inicial de planeamento do projeto de investigação. As unidades curriculares de projeto que se seguem (2, 3, e 4) focam-se na monitorização e controlo, possível replaneamento e gestão da mudança. Os principais objetivos de Projeto de Investigação em CTI (1) são i) a aplicação da metodologia de investigação selecionada ao problema / domínio de aplicação específico do projeto de investigação; e ii) produzir um plano tão completo quanto possível das atividades e tarefas a desempenhar que conduzirão à satisfação dos objetivos de investigação eleitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Projeto (1) ocupa-se do ensino de gestão de projeto e da sua aplicação à fase inicial do planeamento. As outras 3 UCs de projeto aplicam a teoria aprendida às fases posteriores de controlo. 1 - Aplicação de uma metodologia de investigação adequada ao projeto de investigação (ver Métodos de Investigação (1)) 2 ? Descrever detalhadamente todas as fases, atividades e tarefas do projeto de investigação, e os recursos necessários 3 - Descrever os riscos do projeto e as estratégias de mitigação e contenção. 4 - Produzir uma calendarização, contendo todas as atividades e tarefas (incluindo as ligadas à gestão de risco), e a distribuição temporal dos resultados a alcançar. 5 - Produzir relatórios com o resultado da análise de alternativas disponíveis relevantes para decisões específicas do projeto (e.g., abordagens e software alternativos), e dos progressos e resultados atingidos na altura em que a UC é realizada. Estes relatórios devem repetir-se nas outras 3cadeiras de projeto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Análise das metodologias de investigação conhecidas e seleção da mais adequada ao projeto de investigação específico 2 - Princípios gerais da gestão de projetos, e sobre projetos com cariz de inovação em particular, com referência às melhores práticas preconizadas. Estes princípios contemplam quer a fase inicial de planeamento, como as fases seguintes de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento 3 - Análise dos objetivos de investigação e da abordagem proposta, e identificação de todas as atividades e tarefas do projeto. Identificação de entregáveis e metas 4 - Abordagens à calendarização. Aplicação da abordagem mais adequada ao projeto de investigação concreto 5 - Metodologias de escrita de relatórios e de registo de decisões. Escolha e aplicação de uma dessas metodologias para a escrita de relatórios de progresso, de análise de alternativas, e de justificação de escolhas / decisões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Um dos objetivos mais importantes da unidade curricular, nomeadamente a aplicação da metodologia de investigação adequada ao problema / domínio de aplicação concreto do projeto de investigação escolhido será alcançado usando aptidões adquiridas na cadeira Métodos de Investigação em CTI (1). Dos conteúdos programáticos, consta a aplicação das principais noções de gestão de projetos, em especial projetos de inovação, aspeto que também contribui para a coerência com os objetivos da UC O programa da unidade curricular é consistente com os seus objetivos porque o programa foi desenhado seguindo uma correspondência de um para um entre os objetivos da cadeira e os tópicos do seu programa

Avaliação / Assessment


A UC tem um responsável formal. Mas são os orientadores que conduzem a cadeira para os seus orientandos. O orientador estabelece os métodos, os instrumentos, e a calendarização da avaliação para os seus orientandos. Não obstante, a avaliação tem obrigatoriamente um objeto predefinido - o conjunto de documentos a informação enunciada na secção de objetivos de aprendizagem. Uma reunião final com o aluno, a Comissão de Acompanhamento e o responsável da UC garante que esse foi o objeto da avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC tem um responsável formal. Apesar disso, são os orientadores dos alunos do programa que conduzem a cadeira para os seus orientandos. O orientador estabelece o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de acordo com os projetos de investigação concretos dos seus orientandos. Não obstante essa liberdade, o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular tem ser bem adaptado às necessidades dos orientandos, aos objetivos e à avaliação da cadeira.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem será estabelecido por cada orientador para os seus orientandos de acordo com as suas necessidades específicas, de acordo com os objetivos da cadeira e de acordo com os métodos e as metas e objetivos da avaliação. O facto de UC ser conduzida pelo orientador para os seus alunos contribui para garantir a coerência entre a metodologia de ensino e os objetivos de aprendizagem (uma vez que o orientador é a pessoa com o melhor conhecimento do aluno, da sua investigação e seus problemas). Esta coerência é reforçada por uma reunião final entre o aluno e a sua Comissão de Acompanhamento (incluindo o orientador), e o responsável da cadeira.

Observações / Observations


A aprendizagem de todos os conhecimentos de gestão de projeto, necessários à fase inicial de planeamento e às fases seguintes de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento é feita nesta cadeira de Projeto 1. As cadeiras seguintes de projeto 2, 3 e 4 aplicarão os conhecimentos de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento, adquiridos nesta cadeira, em diferentes momentos do projeto de investigação concreto do aluno.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Your Research Project: How to manage it. A. Hunt. Routledge, Jul, 2005 (Introductory book) Designing and Managing a Research Project: A Business Student's Guide. Michael Jay Polonsky, David S. Waller. SAGE Publications, Jul 2010 (Management projects) Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 10th Edition. Harold Kerzner (International Institute for Learning, New York, NY). Wiley. New York. April 2009. ISBN 978-0-470-27870-3 (Systems' design projects) The course recommends the following additional bibliography The remaining bibliography will be selected by each supervisor according to the kind of research project of his or her students Part of the course bibliography is that of the course Métodos de Investigação em CTI (1)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Your Research Project: How to manage it. A. Hunt. Routledge, Jul, 2005 (Introductory book) Designing and Managing a Research Project: A Business Student's Guide. Michael Jay Polonsky, David S. Waller. SAGE Publications, Jul 2010 (Management projects) Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 10th Edition. Harold Kerzner (International Institute for Learning, New York, NY). Wiley. New York. April 2009. ISBN 978-0-470-27870-3 (Systems' design projects)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16