Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00348
Acrónimo :
00348
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
2.0h/sem
Trabalho Autónomo :
48.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Antes de fazer Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação 4, os doutorandos têm de ser capazes de atingir todos os objetivos de aprendizagem de Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação 1.

Objetivos Gerais / Objectives


Existem quatro unidades curriculares Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação. A primeira delas, Projeto de Investigação em CTI (1) ocupa-se da do ensino-aprendizagem de todas as fases da gestão de projeto, e da aplicação da fase inicial de planeamento do projeto de investigação. As seguintes três UCs de projeto ocupam-se das fases seguintes de monitorização e controlo, possível replaneamento, e gestão da mudança, em momentos diferentes do projeto. Projeto de Investigação (4), a que esta FUC diz respeito, cumprirá esses objetivos no quinto semestre. Projeto (2) e (3) fizeram-no antes

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Projeto (4) não se ocupa do ensino; apenas da aplicação da aprendizagem feita em Projeto (1) ao controlo do projeto no 5º semestre. (1) Produzir relatórios de progresso, de decisões tomadas e sua justificação, de alternativas analisadas, de riscos materializados e ações tomadas para os gerir. (2) Comparar o relatório (1) com a última versão do planeamento e detetar os desvios e respetivos severidade e impacto. (3) Dependendo de (2), ajustar o planeamento, incluindo os recursos disponíveis e sua gestão, tentando manter o maior número possível dos objetivos de investigação originais mais importantes. Se isso não for possível, planear novos objetivos consistentes com os requisitos de inovação e exigência do projeto de investigação. Se isso não for possível, considerar seriamente a possibilidade de ser impossível executar o projeto, nos limites temporais e com os recursos disponíveis. (4) De acordo com as decisões tomadas em (3), escrever uma nova versão do planeamento

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Usando os princípios gerais de gestão de projetos, em especial os de projetos de inovação, as melhores práticas de gestão de projetos, e as aptidões de escrita de relatórios adquiridos em Projeto de Investigação (1), o programa da UC consiste da aplicação de abordagens de monitorização e controlo, gestão da mudança e replaneamento ao projeto de investigação concreto do aluno.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O principal objetivo da UC, nomeadamente a monitorização e controlo, a gestão da mudança e o replaneamento de projetos, aplicado ao projeto de investigação do aluno, desdobra-se nos objetivos de aprendizagem enunciados na secção correspondente. O conteúdo do programa da UC é consistente com os principais objetivos da UC porque foi desenhado para dotar o aluno da capacidade de atingir todos os objetivos de aprendizagem enunciados.

Avaliação / Assessment


A UC tem um responsável formal, mas é conduzida por cada orientador para os seus alunos. O orientador estabelece os métodos de avaliação, os seus instrumentos e calendarização para cada um dos seus alunos. Contudo, a avaliação tem um objeto predefinido - os objetivos de aprendizagem listados e a sua aplicação ao projeto de investigação do aluno. Uma reunião final com o aluno, a Comissão de Acompanhamento e o responsável da UC garante que esse seja o objeto da avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC tem um responsável formal. Apesar disso, são os orientadores dos alunos do programa que conduzem a cadeira para os seus orientandos. O orientador estabelece o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de acordo com os projetos de investigação concretos dos seus orientandos. Não obstante essa liberdade, o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular tem ser bem adaptado às necessidades dos orientandos, aos objetivos e à avaliação da cadeira.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem será estabelecido por cada orientador para os seus orientandos de acordo com as suas necessidades específicas, de acordo com os objetivos da cadeira e de acordo com os métodos e as metas e objetivos da avaliação. O facto de UC ser conduzida pelo orientador para os seus alunos contribui para garantir a coerência entre a metodologia de ensino e os objetivos de aprendizagem (uma vez que o orientador é a pessoa com o melhor conhecimento do aluno, da sua investigação e seus problemas). Esta coerência é reforçada por uma reunião final entre o aluno e a sua Comissão de Acompanhamento (incluindo o orientador), e o responsável da cadeira.

Observações / Observations


A aprendizagem de todos os conhecimentos de gestão de projeto, necessários à fase inicial de planeamento e às fases seguintes de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento é feita na primeira UC de Projeto 1. As cadeiras seguintes de projeto 2, 3 e 4 aplicarão os conhecimentos de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento, adquiridos em Projeto 1, em diferentes momentos do projeto de investigação concreto do aluno. É pois de esperar que as FUCs das UCs de Projeto (2), (3) e (4) sejam idênticas, com a exceção do momento a que as UCs ocorrem

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A Guide to Project Monitoring & Evaluation. Patrick Gudda. AuthorHouseBooks. 2011 Project Change Management. H. James Harrington, Darryl R. Conner, Nicholas Horney. McGraw-Hill. 1999 Project Manager's Spotlight on Change Management. Claudia M. Baca. Jossey-Bass. 2005 Additionally, the course recommends the following bibliography: The remaining bibliography will be selected by each supervisor according to the kind of research project of his or her students Part of the course bibliography is that of the course Projeto de Investigação em CTI (1)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A Guide to Project Monitoring & Evaluation. Patrick Gudda. AuthorHouseBooks. 2011 Project Change Management. H. James Harrington, Darryl R. Conner, Nicholas Horney. McGraw-Hill. 1999 Project Manager's Spotlight on Change Management. Claudia M. Baca. Jossey-Bass. 2005

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16