Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00349
Acrónimo :
00349
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
121.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
100.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
100.0h/sem
Trabalho Autónomo :
2925.0
Horas de Trabalho Total :
3025.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Na realidade, o aluno pode iniciar a sua tese quando achar conveniente. No entanto, sugere-se que a tese só seja iniciada depois de realizar as UCs Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) e Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem essencialmente dois objetivos gerais: - Efetuar o trabalho necessário ao doutoramento, na medida do possível, de acordo com o planeado (ver UCs de projeto de investigação); e - Escrever a tese de doutoramento

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dada a sua natureza, a cadeira não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos. 1 - Precondições para fazer a tese - Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir; - Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte - Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese - Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente - Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese - Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese 2 - Objetivo de aprendizagem Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese: 1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho; 2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese 3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos 4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita 5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese 6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos 7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conjunto de combinações e decisões prescritas pelo programa da cadeira não garantem, só por si, que se obtenha sucesso. No entanto refletem a experiência de orientação de várias pessoas ligadas a este e a outros programas doutorais e são tidos como fundamentais para permitir que o trabalho da tese, a sua escrita e a relação com o orientador decorram sem problemas, conduzindo ao sucesso. São esses os dois objetivos da UC: fazer o trabalho e escrever a tese.

Avaliação / Assessment


Cabe ao orientador definir a avaliação adequada. Não obstante, existem algumas avaliações obrigatórias: - Seminários de Investigação e Comunicação (1) e (2) - Artigos científicos. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efectuar avaliações - O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações) - Prova de defesa pública da tese Além dos componentes obrigatórios, os orientadores devem estabelecer outros passos de avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC não estabelece nenhuma metodologia de ensino específica. No entanto, a metodologia de investigação é estipulada exaustivamente nas cadeiras de métodos de investigação, projeto de investigação e seminários de investigação e comunicação. Para além disso, os orientadores têm a inteira responsabilidade por implementar um processo adequado de ensino-aprendizagem, incuindo a escolha das cadeiras optativas a fazer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Como a UC não define nenhuma metodologia de ensino específica, não é possível garantir a coerência com os seus objetivos de aprendizagem No entanto, os conhecimentos adquiridos nas cadeiras de métodos de investigação, o planeamento efectuado e controlado nas cadeiras de projeto de investigação, e o conjunto de combinações / decisões descritos na secção sobre objetivos de aprendizagem, em conjunção com as avaliações efectuadas pelas cadeiras de seminários ajudarão o orientador do aluno a conduzi-lo a um doutoramento bem sucedido.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Joan Bolker. 1998. "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co Patrick Dunleavy. 2003. "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan Rowena Murray. 2011. "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill However, the course suggests complementar bibliography The course does not recommend any specific bibliography. It is up to the student supervisor to recommend it whenever necessary.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Joan Bolker. 1998. "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co Patrick Dunleavy. 2003. "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan Rowena Murray. 2011. "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16