Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa dar ferramentas teóricas e reflexivas aos alunos para que eles possam desenvolver o seu espírito critico através da discussão de temas e teorias nas aulas de forma a melhorar as suas competencias analíticas para a redação da sua dissertação. Através da apresentação de estudos antropológicos em curso os alunos serão desafiados a debater as opções teóricas e metodológicas dos casos apresentados e através desse dispositivo comparativo reflectir sobre as opções a tomar no seu próprio trabalho de pesquisa e análise teórica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 - Identificar métodos e técnicas da prática científica antropológica, nomeadamente os referentes ao desenvolvimento do método etnográfico. OA2 - Demonstrar entendimento da diversidade de metodologias e capacidade de decisão sobre o uso das mesmas. OA3 - Descrever e interpretar processos de interacção social usando técnicas de terreno.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os items programáticos centrais desta unidade curricular são os seguintes P1. Crítica de resultados da pesquisa P2. Debate sobre capítulos das dissertações e casos de pesquisa P3.Participação em conferências e semináios (preferencialmente no Ciclo de seminários CRIA): assistência e debate.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Programa segue o processo de desenvolvimento das competências de investigação, análise e debate das temáticas contemporaneas da Antropologia nas diferentes escolas e teorias. Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P2, P3 e P4 OA3 - P3 e P4
Avaliação / Assessment
A avaliação nesta UC será feita com base no em seminários (30%) e um relatório de progresso apresentado no final do semestre. Os alunos terão de ter uma assiduidade mínima de 80%: Relatório final respondendo a um tema acordado com o docente ou proposto por este: 70%. Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise, crítica, pesquisa, comunicação escrita e oral através de aulas e seminários onde serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para atingir os Objectivos de aprendizagem definidos: 1. Expositivas: casos de investigação em curso. 2. Participativas: análise e discussão sobre textos e casos empíricos 3. Activa: exercícios individuais e em grupo. 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O treino das capacidades e das competências nas várias técnicas de investigação ao longo do semestre é o objectivo de aprendizagem da UC MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2 2 OA3 MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA1, OA2 2 OA3. MEA3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA1, OA2 2 OA3 MEA4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - OA1, OA2 2 OA3
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stocking, George W. (1992) The Ethnographer?s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Wisconsin, Un.of Wisconsin Press Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van 1998 (1995) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva O' Neill, B. J. 1988 "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23. Oliveira, Roberto Cardoso de (1998) O Trabalho de Antropólogo, S.Paulo, Ed. UNESP Marcus, George, 1998 (1995) Ethnography in/of the World System: The emergence of Multi-sited Ethnography? in Ethnography Through Thick and Thin, New jersey, Princeton University Press Geertz, Clifford 1989 Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da Cultura? in A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Da Matta, Roberto (1987) Relativizando. Uma Introdução à Antropologia Social, Rio de Janeiro, Rocco ed.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vermeulen, Han F & Roldán, Arturo A. 1995 Fieldwork and Footnotes, London & N.York, EASA/Routledge Stocking, George W. (1992) The Ethnographer?s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Wisconsin, Un.of Wisconsin Press Sperber, Dan 1992 (s/d) O saber dos Antropólogos, Lisboa, Ed.70 Sousa Santos, Boaventura 1986 Um Discurso sobre as Ciências, Coimbra, Universidade de Coimbra Sanjek, Roger (1990) Fieldnotes. The Making of Anthropology, Ithaca & London, Cornell University Press Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van 1998 (1995) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Poirier,J. & Clapier Valladon, S. & Raybaut (1983) 1995 Histórias de Vida - Teoria e Prática, Celta, Oeiras O?Neill, Brian J. & Pais de Brito, Joaquim 1991 Lugares de Aqui, Lisboa, D.Quixote O' Neill, B. J. 1988 "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23. Oliveira, Roberto Cardoso de (1998) O Trabalho de Antropólogo, S.Paulo, Ed. UNESP Okely, Judith & Callaway, Helen 1992 Anthropology and autobiography, London & N.York, Routledge Marcus, George, 1998 (1995) ?Ethnography in/of the World System: The emergence of Multi-sited Ethnography? in Ethnography Through Thick and Thin, New jersey, Princeton University Press Maillo, H.V. & Castaño F.J. & Rada, A.D. (orgs.) 1993 Lecturas de Antropologia para Educadores: El ámbito de la Antropologia de la educación y de la etnografia Escolar Editorial Trotta, Madrid. Leach, Edmund (1982)1989 A diversidade da Antropologia, Lisboa, ed. 70 Kuper, Adam (1973) Anthropologists and Anthropology [versão castelhana: Antropologia y antropólogos : la escuela británica (1922-1972), Barcelona, Editorial Anagrama Geertz, Clifford (1983)1997, 1999 O Saber Local, Rio de Janeiro, Ed. Vozes Geertz, Clifford 1989 ?Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da Cultura? in A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Feldman-Bianco, Bella (org.) 1987 A Antropologia das Sociedades Complexas, S.Paulo, Zahar Evans-Pritchard, E.E. 1976 ?Some Reminescences and Reflections on Fieldwork? in Witchcraft, Oracles and Magic Among the Azande, Oxford, Oxford Univ. Press Da Matta, Roberto (1987) Relativizando. Uma Introdução à Antropologia Social, Rio de Janeiro, Rocco ed. Copans, Jean 1999 (1996) Introdução à Etnologia e à Antropologia, Lisboa, Publicações Europa-América, Bourdieu, P.1989 "Introdução a uma sociologia reflexiva" in O Poder Simbólico, Difel, Lisboa, p.17-58.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16