Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00354
Acrónimo :
00354
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos básicos de estatística descritiva e de inferência estatística e os saibam escolher e aplicar com recurso a software estatístico e interpretar de forma crítica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Durante o período curricular desta UC, o Doutorando deverá: OA1. adquirir competências básicas no domínio dos conceitos e métodos de estatística descritiva e de inferência estatística, de forma a aplicá-los no seu trabalho de investigação. OA2. utilizar um software de análise estatística (SPSS) para realizar as análises pretendidas. OA3. interpretar os resultados da aplicação do software OA4. identificar e aplicar os métodos adequados a cada situação real OA5. avaliar de forma crítica os métodos e os resultados incluídos em artigos científicos publicados na área da gestão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Estatística descritiva 1.1Conceitos básicos. Populações e amostras. Tipos de variáveis 1.2Distribuições de frequências e Gráficos 1.3Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e achatamento. 1.4Cruzamento de variáveis e tabelas de contingência 1.5Medidas de correlação e de associação 2- Amostragem 2.1Parâmetros, estimadores e estimativas 2.2Estimação pontual 2.3Estimação por intervalos 3- Testes de hipóteses 3.1Formulação de hipóteses 3.2Erros nos ensaios de hipóteses e respetivas probabilidades 3.3Robustez e potência 4- Testes de hipóteses paramétricos 4.1Testes para uma ou duas populações: uma média, igualdade de duas médias com amostras independentes 4.2Análise da variância simples (ANOVA) e teste de Levene à igualdade de k variâncias populacionais. Testes de comparação múltipla 5- Testes não paramétricos 5.1Testes de ajustamento 5.2Teste de independência do QuiQuadrado. 6- Utilização do SPSS para análise e interpretação de resultados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC visa o desenvolvimento de competências em metodologias quantitativas para a realização da tese de doutoramento. A “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 – está associado aos pontos do programa 1 a 5, onde se apresentam os conceitos teóricos e exemplos de aplicação dos métodos estatísticos. OA2 – está associado ao conteúdo programático 6 - Utilização do SPSS para análise e interpretação de resultados. OA3 – é transversal a todos os conteúdos programáticos uma vez que pressupõe conhecimentos teóricos, mas também de aplicação e interpretação dos métodos estatísticos. OA4 – está associado aos pontos do programa 1 a 5, onde se apresentam os conceitos teóricos e exemplos de aplicação dos métodos estatísticos. OA5 – é transversal a todos os conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação ao longo do semestre compreende: - Assiduidade e participação nas aulas (10%) - Resolução individual de 5 exercícios (70%) - Trabalho autónomo de análise crítica dos artigos (20%) A média final mínima para aprovação é de 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino-aprendizagem, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre alunos num fórum colaborativo. MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura MEA3. Experimentais, com aplicações práticas em computador MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação dos diferentes blocos de matéria contempla uma abordagem conceptual e metodológica e, paralelamente, a correspondente aplicação prática. Para o efeito são apresentados e discutidos diversos exemplos e aplicações práticas com recurso ao software de análise estatística SPSS. Aos alunos é pedida: - A assimilação dos principais conceitos e técnicas estatísticas assim como a discutir as suas aplicações em gestão; - A resolução de exercícios práticos de aplicação dos métodos apresentados; - A utilização de uma ferramenta para realizar as análises estatísticas necessárias. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5) MEA2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura - esta metodologia de ensino é utilizada para os objetivos de aprendizagem OA4.identificar e aplicar os métodos adequados a cada situação real e OA5.avaliar de forma crítica os métodos e os resultados incluídos em artigos científicos publicados na área da gestão. MEA3. Experimentais, com aplicações práticas em computador - associam-se aos objetivos de aprendizagem OA2. utilizar um software de análise estatística (SPSS) para realizar as análises pretendidas e OA3. interpretar os resultados da aplicação do software. MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5).

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Newbold , P., Carlson, W.L. & B.M. Thorne (2022, 9 Ed.). Statistics for Business and Economics, Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-27376706-0 Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics, 4th ed., McGraw-Hill. Bernstein, S. & R. Bernestein (1999) Theory and Problems of Business Statistics, McGraw-Hill. Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1980) Introductory Statistical Analysis, 2nd ed., London: Addison-Wesley Publishing Company. Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press. Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, E. (2024-25) Quantitative research methods with SPSS. Class handnotes. Laureano, R. e Botelho, M.C. (2010) SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo. Laureano, R. (2011) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo. Maroco, J. e R. Bispo (2006). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 2.ª edição, Lisboa: Climepsi. Maroco, J. (2007). Análise Estatística - Com utilização do SPSS 3ª ed., Lisboa: Sílabo. Black, K. (1992) Business Statistics, West Publishing Company. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva 7ª ed., Lisboa: Sílabo. Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2018) Estatística Aplicada (Vol. 2), 6ª ed., Lisboa: Sílabo. Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2020) Exercícios de Estatística Aplicada (Vol. 2), 3ª ed., Lisboa: Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31