Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os doutorandos com sólidos conhecimentos e instrumentos analíticos de recolha e análise da informação adequados ao desenho do seu projeto de investigação em gestão empresarial. Neste âmbito serão abordadas as principais filosofias e estratégias de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá: OA 1. Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação; OA 2. Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução, OA 3. Identificar as etapas de um projeto de investigação; OA 4. Saber identificar as escolhas metodológicas apropriadas a um objetivo específico de investigação; OA 5. Desenhar um processo de recolha de informação; OA 6. Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1 - Filosofias de investigação 1.1. Ontologia, epistemologia e axiologia 1.2. Fenomenologia, positivismo e realismo crítico 1.3. Desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução CP 2 - Etapas no projeto de investigação 2.1. Problema/dilema, objetivo(s) e perguntas de investigação 2.2. Revisão da literatura e modelo conceptual 2.3. Métodos de recolha de dados 2.4. Análise de dados e discussão dos resultados CP 3 - Escolhas metodológicas 3.1. Métodos qualitativos versus quantitativos 3.2. Action research 3.3. Case study 3.4. Inquérito por amostragem 3.5. Grounded theory 3.6. Métodos mistos CP 4 - Métodos de amostragem 4.1. Aletórios e não aleatórios 4.2. Dimensão da amostra, margem de erro e grau de confiança 4.3. Big Data CP 5 - Instrumento de recolha de dados 5.1. Desenho do questionário 5.2. Escalas de medida CP 6 - Validade e fiabilidade da investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC visa o desenvolvimento de competências em metodologias nucleares para a realização da tese de doutoramento. A “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2 – estão associados os pontos do programa 1. onde são apresentadas as diferentes Filosofias de investigação. OA3 – está associado ao conteúdo programático 2. Etapas no projeto de investigação. OA4 – o conteúdo programático que lhe está associado é o 3. Escolhas metodológicas OA5 – está associado aos conteúdos programáticos 4. Métodos de Amostragem e 5. Instrumento de recolha de dados. OA6 – corresponde ao conteúdo programático 6. Validade e fiabilidade da investigação.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação ao longo do semestre compreende: - Assiduidade e participação nas aulas (20%) - 4 Exercícios individuais (50%) - Trabalho autónomo: escolher um caso de estudo e responder a pelo menos 2 dos Exercícios/Perguntas (30%) A média final mínima para aprovação é de 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre alunos num forúm colaborativo. MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura MEA3. Ativas, com realização de trabalhos individuais MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (0A) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6) MEA2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6) MEA3. Ativas, com realização de trabalhos individuais - associam-se aos objetivos de aprendizagem OA1.Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação, OA2.Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico:, OA5.Desenhar um processo de recolha de informação e OA 6.Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação. MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bryant, A. (2019) The Varieties of Grounded Theory. Sage Swifts Emmel, N. (2013) Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub. Hammersley, M. (2014) The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub. Holton, J. A. & Walsh, I. (2017) Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub. Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011) Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub. Moital, M. (2015) Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub. Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson Thomas, G. & Myers, K. (2015) The Anatomy of the Case Study. Sage Pub. White, P. (2008) Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baranano, A.M. (2004), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Lisboa, Edições Sílabo Bardin, L., (2004,) Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70 Batista (2014) A Certificação de Alimentos Orgânicos ? Influência na Decisão de Compra do Consumidor Ecologicamente Consciente. ISCTE-IUL Thesis. Ph.D. in Management [IN PORTUGUESE] Becker, H. S. (2008) Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. Chicago Uni. Press Bell, J. (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva Blaikie, N. (2011, 2nd Ed.) Approaches to Social Enquiry. Cambridge, UK: Polity Press Chen, C. (2016) The Impact of Psychological Capital on the Job Satisfaction of Medical Staff: An Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke: Palgrave Macmillan Cooper, H. (1984) The problem formulation stage. In: Cooper, H. (Eds) Integrating Research. A Guide for Literature Reviews. Sage Publications, pp. 19-37 Easterby-Smith, M., Thorpe, R. & Lowe, A. (1999), Management Research, London: Sage Foddy, W. (2002), Como Perguntar, Oeiras, Celta Editora French, W. L. & Bell, C. H. (1978, 2nd ed.) Organisation Development: Behavioral Science Interventions for Organisations Improvement. Prentice-Hall Ghiglione, R. & Matalon, B. (2005), O Inquérito, Oeiras, Celta Editora Gomm, R., Hammersley, M. & Foster, P. (2004, Eds) Case Study Method: Key Issues. Key Texts, Sage Publications Greene, S. (2007) Business Research Methods. Bookboom.com. Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry. San Francisco, CA: John Wiley. Hartman, J.J. & Hedblom, J.H. (1979), Methods for the Social Sciences: A Handbook for Students and Non-Specialists, Westport: Greenwood Hill, M. M. & Hill, A. (2002), Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo Holmes, C. A. (2006) Mixed (up) methods, methodology and interpretive frameworks. Paper presented at the Mixed Methods Conference, Cambridge Howe, K. (2004) A Critique of Experimentalism, Qualitative Inquiry, 10 (4), 42-61 Hubbard, R. (2016) Corrupt Research. The Case for Reconceptualizing Empirical Management and Social Sciences. Sage Publications Jankowicz, D. (2011) Research Methods for Business and Management. Edinburgh Business School Kuhn, T. (1996, 3rd ed.). The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press Lee, R. M. (1993). Doing Research on Sensitive Topics. Sage Publications Malhotra, N. K. & Birks, D. F. (2003) Marketing Research ? An applied Approach. Prentice Hall Maslach, C. & Jackson, S. E. (1986, 2nd ed.) Maslach Burnout Inventory Manual. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press Mayring, P., Huber, G. L., Gurtler, L. & Kiegelmann, M. (2007, Eds) Mixed methodology in psychological research. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers O'Gorman, K. & MacIntosh, R. (2015, 2nd ed) Research Methods for Business and Management. A guide to writing your dissertation. Goodfellow Pub.. Oliver, P. (2003) The Student?s Guide to Research Ethics. Maidenhead: Open University Press Popper, K. (2005) The Logic of Scientific Discovery. Taylors and Francis e-Library Qian, Y. (2016) Corporate Social Responsibility Practices of Pharmaceutical Companies in China: A Scale Development and Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Ragin, C.C. (1992) Cases of ?What is Case??. In Ragin, C. & Becker, H. (Eds) What is a Case: Exploring the Foundations of Social Enquiry. Cambridge: Cambridge University Press, 1?17 Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method. Sage Publications Ridley, D. (2012) The literature review: A step-by-step guide for students. Sage Publications Rowlands, B. (2005) Grounded in Practice: Using Interpretive Research to Build Theory, The Electronic Journal of Business Research Methodology, 3(1), 81-92 Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. Sage Publications Simons, H. (2009) Case Study Research in Practice. Sage Publications Sousa, C. (2005) Services Quality: Cultural Comparison in Consumer Expectations and Perceptions. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management Spector, P. (2002) Job Satisfaction Survey. In Fields, D. L., (Ed.) Taking the Measure of Work. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Stake, R. E. (2005). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (3rd ed.), 443-466. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?. Sage Pub Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D.V. & Osland, J.S. (2020, Eds), The Sage Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. Sage References Thomas, G. (2013, 2nd ed.) How to do your research project. Sage Pub Trafford, V. & Leshem, S. (2002) Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones, Higher Education Review, 34 (1), 31-49 Tribe, J. (2005) The Truth about Tourism, Annals of Tourism Research, 33 (2): 360-381 Yin, R. K. (1993) Applications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publishing Yin, R. K. (2004) The Case Study Anthology. Sage Publications Yin, R. K. (2009, 4th ed.) Case Study Research: Design and Methods. Sage Pub Zigmond, A. S., & Snaith, R. P. (1983). The Hospital Anxiety and Depression Scale, Acta Psychiatrica Scandinavica, 67(6), 361-370
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01