Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00359
Acrónimo :
00359
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como propósito o desenvolvimento de competências em métodos de investigação qualitativa. Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) identificar os conceitos mais importantes relativos às diferentes filosofias de investigação; 2) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 3) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão; 4) aplicar métodos de análise qualitativa a problemas concretos de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Doutorandos devem ser capazes de: 1. Compreender o papel da metodologia na investigação científica, no contexto da caracterização do fenómeno organizacional (OA1); 2. Analisar e explicar a adequabilidade dos métodos qualitativos, debatendo o seu relacionamento com fenómenos complexos (OA2); 3. Compreender e comparar dois tipos de metodologias de investigação tipicamente qualitativas, nomeadamente, o Estudo de Caso, e a «Action Research» (OA3).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 1.1. O que é a investigação qualitativa e quando a conduzir 1.2. Planeamento e desenho da investigação qualitativa 1.3. Definição do puzzle intelectual e formulação das questões de investigação 1.4. Recolha da evidência e condução de entrevistas 1.5. Análise da evidência: A metodologia de Gioia e o processo de codificação 2. Estudo de Caso 3. Action Research

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do período letivo: Trabalho individual (100%). A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas. - Metodologias participativas com análise e discussão de artigos de apoio e leitura. - Auto-estudo. O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de artigos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition. Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage; Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage; Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rowell, L., Bruce, C., Shosh, J.M., Riel, M. (Eds.) (2017), The Palgrave International Handbook of Action Research, Palgrave Macmillan, New York. Creswell, J. W. (2014), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4th Edition, Thousand Oaks, CA, Sage Publications. Stringer, E.T. (1996). Action research: A handbook for practitioners. SAGE Publications. Herr, K., & Anderson, G. (2005). The Action Research Dissertation - a guide for students and faculty. Thousand Oaks: SAGE Publications. Gioia, D.A., Corley, K.G. & Hamilton, A. L. (2012). Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on Gioia methodology. Organizational Research Methods, 16(1), 15-31. Coghlan, D. (2006). Insider action research doctorates: Generating actionable knowledge. Higher Education. Springer. Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case study research, Academic Managament Review, 14(4), 532-550. Creswell (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks, CA: Sage

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16