Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00359
Acrónimo :
00359
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como propósito o desenvolvimento de competências em métodos de investigação qualitativa. Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) identificar os conceitos mais importantes relativos às diferentes filosofias de investigação; 2) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 3) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão; 4) aplicar métodos de análise qualitativa a problemas concretos de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Doutorandos devem ser capazes de: 1. Compreender o papel da metodologia na investigação científica, no contexto da caracterização do fenómeno organizacional (OA1); 2. Analisar e explicar a adequabilidade dos métodos qualitativos, debatendo o seu relacionamento com fenómenos complexos (OA2); 3. Compreender e comparar dois tipos de metodologias de investigação tipicamente qualitativas, nomeadamente, o Estudo de Caso, e a «Action Research» (OA3).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução 1.1. O que é a investigação qualitativa e quando a conduzir 1.2. Planeamento e desenho da investigação qualitativa 1.3. Definição do puzzle intelectual e formulação das questões de investigação 1.4. Recolha da evidência e condução de entrevistas 1.5. Análise da evidência: A metodologia de Gioia e o processo de codificação CP2. Estudo de Caso CP3. Action Research

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem estão bem alinhados com os componentes do programa, garantindo uma compreensão abrangente das metodologias de pesquisa. O OA1 é abordado no PC1, onde os alunos aprendem os fundamentos da pesquisa qualitativa, incluindo sua adoção, planejamento, design e coleta de evidências. Isso fornece uma base sólida para entender o papel da metodologia na pesquisa. O OA2 também é coberto no PC1, pois aborda os aspectos de planeamento e desenho da pesquisa qualitativa, ajudando os alunos a analisar e debater a adequação de vários métodos para fenómenos complexos. O OA3 está conectado ao PC2 e PC3, onde os alunos exploram e comparam as metodologias de Estudo de Caso e Pesquisa-Ação, obtendo insights detalhados sobre essas abordagens qualitativas. Esta estrutura garante que os alunos desenvolvam uma compreensão robusta das metodologias de pesquisa e sua aplicação em contextos organizacionais.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Trabalho individual (100%). A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas. - Metodologias participativas com análise e discussão de artigos de apoio e leitura. - Auto-estudo. O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de artigos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition. Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage; Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage; Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rowell, L., Bruce, C., Shosh, J.M., Riel, M. (Eds.) (2017), The Palgrave International Handbook of Action Research, Palgrave Macmillan, New York. Creswell, J. W., J. D. Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5th Edition, Thousand Oaks, CA, Sage Publications. Gioia, D.A., Corley, K.G. & Hamilton, A. L. (2012). Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on Gioia methodology. Organizational Research Methods, 16(1), 15-31. Coghlan, D. (2006). Insider action research doctorates: Generating actionable knowledge. Higher Education. Springer. Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case study research, Academic Managament Review, 14(4), 532-550.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-27