Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00360
Acrónimo :
00360
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento das capacidades de investigação do Doutorando e preparação do projeto de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conceber e desenvolver o projeto de investigação. OA2. Desenvolver as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC não tem um programa específico. O projeto de investigação é elaborado em estreita colaboração com o orientador. O aluno é aconselhado pelo orientador sobre a bibliografia a ler sobre temas de gestão e sobre metodologias de investigação para preparar o projeto de investigação (máximo 10 páginas) que deve incluir os seguintes pontos: Parte 1: Título proposto para a tese Parte 2:Campo de Investigação, Tema e sua Importância Parte 3: Problema de investigação e antecedentes Parte 4: Objectivos da investigação (objetivo principal e objectivos secundários) e Motivação Parte 5: Revisão da Literatura Parte 6: Bibliografia Parte 7: Questões de investigação Parte 8: Identificação do software de citação Parte 9: Calendário da tese O aluno apresenta o projeto à turma e a um júri de 3 membros.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC visa o desenvolvimento de competências para a realização da tese de doutoramento. Não existem conteúdos programáticos, portanto os dois objetivos de aprendizagem (OA1 e OA2) devem estar presentes na apresentação e discussão do projeto de investigação.

Avaliação / Assessment


Apresentação e discussão do projeto de pesquisa perante um painel constituído pelo diretor do programa, o orientador e um elemento externo perito na área científica do projeto. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados os seguintes métodos de ensino: MEA1 - Ligação estreita com o supervisor MEA2 - Leitura crítica (e discussão com o supervisor) de bibliografia recente sobre o tema e tópico do projeto de investigação e sobre metodologias de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As duas metodologias de ensino MEA1 - colaboração estreita com o supervisor e MEA2 - Leitura crítica (e discussão com o supervisor) de bibliografia recente, estão presentes nos dois objetivos de aprendizagem OA1 – conceção e desenvolvimento do projeto de pesquisa e OA2 – desenvolvimento das capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não tem bibliografia pré definida para o tema de investigação. Depende do tema e do tópico escolhido pelo aluno. Para a parte metodológica aconselha-se a leitura da seguinte bibliografia: Newbold , P., Carlson, W.L. & B.M. Thorne (2022, 9 Ed.). Statistics for Business and Economics, Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-27376706-0 Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01