Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00362
Acrónimo :
00362
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
11.0h/sem
Trabalho Autónomo :
39.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicitar e fundamentar as escolhas efectuadas sobre o desenho metodológico da sua tese de doutoramento

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Justificar as pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para a tese OA4. Justificar as técnicas de recolha de dados a usar na tese, respeitando os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Fundamentar as estratégias de análise de dados a utilizar na sua tese

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução - Diferentes estratégias de produção de conhecimento científico CP2. Quatro elementos fundamentais da investigação: questão de investigação, trabalho anterior, desenho da pesquisa, contribuição para a teoria e a prática CP3. O ajustamento metodológico como critério global de garantia da qualidade da pesquisa CP3. A avaliação do ajustamento metodológico de projectos de investigação em curso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: OA1: CP1, CP2 OA2: CP2 OA3: CP2 OA4: CP3, CP4 OA5: CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Cada estudante deverá elaborar, apresentar e discutir a segunda versão do projecto da sua tese de doutoramento, com destaque para o desenho da pesquisa (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão com especial destaque para o desenho da pesquisa; 2- a discussão dos projectos de doutoramento de todos os estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A exposição de modelos e de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3, OA4, e OA5. A apresentação do design da pesquisa permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para a consecução dos OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. O sistema de avaliação, baseado na redacção e defesa do projecto da tese de doutoramento, contribui para a consolidação das competências referentes aos OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vand de Ven, A. H. and Johnson, P. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31, 4, 802-821. Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264. Edmondson, A., C. and McManus, S. E. (2007) Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32, 4, 1155-1179. Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206. Alvesson, M. and Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36, 2, 247-271.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Organizational Research Methods

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16