Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicitar e fundamentar as escolhas efectuadas sobre o desenho metodológico da sua tese de doutoramento
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Justificar as pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para a tese OA4. Justificar as técnicas de recolha de dados a usar na tese, respeitando os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Fundamentar as estratégias de análise de dados a utilizar na sua tese
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução - Diferentes estratégias de produção de conhecimento científico CP2. Quatro elementos fundamentais da investigação: questão de investigação, trabalho anterior, desenho da pesquisa, contribuição para a teoria e a prática CP3. O ajustamento metodológico como critério global de garantia da qualidade da pesquisa CP3. A avaliação do ajustamento metodológico de projectos de investigação em curso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: OA1: CP1, CP2 OA2: CP2 OA3: CP2 OA4: CP3, CP4 OA5: CP3, CP4
Avaliação / Assessment
Cada estudante deverá elaborar, apresentar e discutir a segunda versão do projecto da sua tese de doutoramento, com destaque para o desenho da pesquisa (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão com especial destaque para o desenho da pesquisa; 2- a discussão dos projectos de doutoramento de todos os estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A exposição de modelos e de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3, OA4, e OA5. A apresentação do design da pesquisa permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para a consecução dos OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. O sistema de avaliação, baseado na redacção e defesa do projecto da tese de doutoramento, contribui para a consolidação das competências referentes aos OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vand de Ven, A. H. and Johnson, P. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31, 4, 802-821. Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264. Edmondson, A., C. and McManus, S. E. (2007) Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32, 4, 1155-1179. Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206. Alvesson, M. and Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36, 2, 247-271.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Organizational Research Methods
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16