Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00379
Acrónimo :
00379
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa debater conceitos críticos, métodos e princípios em investigação qualitativa de forma a que os alunos disponham de competências adequadas para planear, desenhar e conduzir investigação qualitativa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão desta unidade curricular é esperado que os alunos sejam capazes de: 1- Discutir o que é a investigação qualitativa, diferenciando-a da investigação quantitativa; 2- Identificar quando deve a investigação ser qualitativa; 3- Desenhar um projecto de investigação qualitativa, identificando o problema e a abordagem que lhe estão subjacentes; 4- Escolher as estratégias de recolha de evidência mais apropriadas ao projecto de investigação conduzido; 5- Analisar a evidência qualitativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Caracterização da investigação qualitativa 2. Perspetivas ontológicas, epistemológicas e questões de investigação: definição do puzzle intelectual 3. Design da investigação qualitativa 4. Estratégias de recolha de evidência a. Fontes de evidência, métodos e abordagens b. Entrevistas c. Observação e participação d. Documentos 5. Condução de estudos de caso 6. Análise da evidência qualitativa a. Organização e indexing da evidência b. As três componentes da análise de evidência de Miles & Huberman c. Desenvolvendo argumentos convincentes tendo por base evidência qualitativa 7. Qualidade na investigação qualitativa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objectivos enunciados. Estes foram estruturados de forma a possibilitar que no final da unidade curricular os alunos se encontrem aptos a planear, desenhar e conduzir investigação qualitativa. Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA): o conteúdo programático 1 contribui para os OA1 e 2; o conteúdo programático 2 contribui para os OA2 e 3; o conteúdo programático 3 corresponde ao OA3; os conteúdos programáticos 4 e 5, que abordam as técnicas de recolha de dados, contribuem para os OA3 e 4; e finalmente o conteúdo programático 6 dedicado à análise dos dados, corresponde ao OA5.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação desta UC baseia-se na preparação de um ensaio, o qual deve ser elaborado individualmente por cada estudante e na realização de uma prova individual no final das aulas. O tópico do ensaio resulta de indicação do docente no início da UC e deve relacionar-se com um tópico específico coberto pelo programa da UC. Para preparar o ensaio, os estudantes são encorajados a complementar a bibliografia de base adoptada na UC com artigos diversos de journals científicos na área. A nota a atribuir ao aluno resulta da média ponderada do ensaio individual e da prova final, sendo os pesos atrbuidos a cada um dos elementos de avaliação de 30% e 70%, respetivamente. Adicionalmente, é necessária a frequência a pelo menos 2/3 das aulas. Caso não se verifique esta condição, o estudante reprova à UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno Estes quatro tipos de metodologias de ensino e aprendizagem são fundamentais para assegurar que os objetivos de aprendizagem anteriormente identificados são alcançados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos os OAs 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras - OAs 3, 4, 5 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais - OAs 3,4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos os OAs

Observações / Observations


Os estudantes devem cumprir o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda. O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do ensaio; o seu uso deve estar claramente indicado no ensaio escrito, assim como a prompt utilizada. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. London: Sage (vol.1 and 2) Marshall, C., Rossman, G. B. & Blanco, G. L. (2021). Designing Qualitative Research, 7th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Mason, J. (2017). Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage. Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019). Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Rouse, E., Reinecke, J., Ravasi, D., Langley, A., Grimes, M., & Gruber, M. (2025). Making a theoretical contribution with qualitative research. Academy of Management Journal, 68(2), 257-266. Silverman, D. (2021). Doing Qualitative Research, 6th edition, London: Sage. Yin, R. (2018). Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Aguinis, H., & Solarino, A. M. (2019). Transparency and replicability in qualitative research: The case of interviews with elite informants. Strategic management journal, 40(8), 1291-1315. Akkerman, S., Admiraal, W., Brekelmans, M., & Oost, H. (2008). Auditing quality of research in social sciences. Quality & Quantity, 42, 257-274. Bansal, P., Smith, W.K. & Vaara, E. (2018). New ways of seeing through qualitative research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189-1195. Bluhm, D. J., Harman, W., Lee, T. W. & Mitchell, T. R. (2011). Qualitative Research in Management: A Decade of Progress. Journal of Management Studies, 48, 1866–1891. Denzin, N., & Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA. Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Gephart, R. (2004). From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, 47(4) 454-461. Grodal, S., Anteby, M., & Holm, A. L. (2021). Achieving rigor in qualitative analysis: The role of active categorization in theory building. Academy of Management Review, 46(3), 591-612. Gaudet, S. & Robert, D. (2018). A Journey Through Qualitative Research: From Design to Reporting, Sage. Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017). The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Howard-Grenville, J., Nelson, A., Vough, H., & Zilber, T. B. (2021). From the editors—Achieving fit and avoiding misfit in qualitative research. Academy of Management Journal, 64(5), 1313-1323. Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Pratt, M. G. (2008). Fitting oval pegs into round holes: tensions in evaluating and publishing qualitative research in top North American journals. Organizational Research Methods, 11, 481–509. Solarino, A. M., & Aguinis, H. (2021). Challenges and best-practice recommendations for designing and conducting interviews with elite informants. Journal of Management Studies, 58(3), 649-672.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-28