Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00379
Acrónimo :
00379
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão desta unidade curricular é esperado que os alunos sejam capazes de: 1- Discutir o que é a investigação qualitativa, diferenciando-a da investigação quantitativa; 2- Identificar quando deve a investigação ser qualitativa; 3- ?Desenhar? um projecto de investigação qualitativa, identificando o ?puzzle intelectual? que lhe está subjacente; 4- Escolher as estratégias de recolha de evidência mais apropriadas ao projecto de investigação conduzido; 5- Analisar a evidência qualitativa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular visa debater conceitos críticos, métodos e princípios em investigação qualitativa de forma a que os alunos disponham de competências adequadas para planear, desenhar e conduzir investigação qualitativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Caracterização da investigação qualitativa 2. Perspetivas ontológicas, epistemológicas e questões de investigação: definição do puzzle intelectual 3. Design da investigação qualitativa 4. Condução de estudos de caso 5. Estratégias de recolha de evidência a. Fontes de evidência, métodos e abordagens b. Entrevistas c. Observação e participação d. Documentos 6. Análise da evidência qualitativa a. Organização e indexing da evidência b. As três componentes da análise de evidência de Miles & Huberman c. Desenvolvendo argumentos convincentes tendo por base evidência qualitativa 7. Qualidade na investigação qualitativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objectivos enunciados. Estes foram estruturados de forma a possibilitar que no final da unidade curricular os alunos se encontrem aptos a planear, ?desenhar? e conduzir investigação qualitativa. Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - Pontos programáticos: 1 OA 2 - Pontos programáticos: 1, 2 OA 3 - Pontos programáticos: 2, 3, 4, 5 OA 4 - Pontos programáticos: 4, 5a, 5b, 5c, 5d OA 5 - Pontos programáticos: 6a, 6b, 6c.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação desta UC baseia-se na preparação de um ensaio, o qual deve ser elaborado individualmente por cada estudante e na realização de uma prova individual no final das aulas. O tópico do ensaio resulta de indicação do docente no início da UC e deve relacionar-se com um tópico específico coberto pelo programa da UC. Para preparar o ensaio, os estudantes são encorajados a complementar a bibliografia de base adoptada na UC com artigos diversos de journals científicos na área. A nota a atribuir ao aluno resulta da média ponderada do ensaio individual e da prova final, sendo os pesos atrbuidos a cada um dos elementos de avaliação de 20% e 80%, respetivamente. Adicionalmente, é necessária a frequência a pelo menos 2/3 das aulas. Caso não se verifique esta condição, o estudante reprova à UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno Estes quatro tipos de metodologias de ensino e aprendizagem são fundamentais para assegurar que os objetivos de aprendizagem anteriormente identificados são alcançados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras 3, 4, 5 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais 3,4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition. Silverman, D. (2021) Doing Qualitative Research, 6th edition, London: Sage; Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage; Marshall, C., Rossman, G. B. and Blanco, G. L. (2022) Designing Qualitative Research, 7th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017). The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Gaudet, S. & Robert, D. (2018). A Journey Through Qualitative Research: From Design to Reporting, Sage; Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Bonsal, P., Smith, W.K. & Vaara, E. (2018). New ways of seeing through qualitative research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189-1195. Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16