Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00387
Acrónimo :
00387
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
275.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta Unidade Curricular é promover o desenvolvimento de competências para conceber e projetar uma investigação na área de Marketing, com qualidade científica quer a nível teórico, quer a nível metodológico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: 1. Analisar criticamente e sintetizar a investigação produzida no âmbito de um problema específico do Marketing, sendo capaz de elaborar ideias novas e complexas nesse domínio; 2. Comunicar sobre problemas relevante na área de Marketing, tornando claros os fundamentos, procedimentos e conclusões das análises efetuadas ; 3. Elaborar um projeto de tese de doutoramento em Marketing que contribua para o avanço do conhecimento científico. No início do 1º ano, é atribuído um orientador ao aluno. Os alunos são incentivados a manter um diálogo forte com o orientador.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- Definição do problema e abordagem de investigação - Conceção da investigação - Pesquisa exploratória, descriptiva e causal - Mensuração e escalas - Conceção do questionário - Procedimentos de Amostragem - Preparação e análise multivariada de dados - Escrita e comunicação de um projeto de tese

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular destina-se a acompanhar o doutorando na escolha do seu tema de doutoramento e na elaboração do respetivo projeto de tese em Marketing. Nesse sentido, a UC centra-se na escolha e desenvolvimento de um problema de investigação, na apresentação dos critérios que definem a escolha da conceção do estudo, na exposição das metodologias adaptadas aos problemas de investigação dos doutorandos e na sugestão de bibliografia complementar. A aprovação no projeto de tese é condição indispensável para o ingresso no 2º ano do Curso Doutoral. Neste sentido, os conteúdos do Seminário adequam-se, de ano para ano, às necessidades e expectativas manifestadas pelos alunos.

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada por 1 painel,cujo principal objetivo é o de avaliar o progresso dos trabalhos dos alunos através de parecer escrito que incide num relatório escrito e na apresentação oral dos trabalhos.A constituição do painel é feita pelo coordenador da UC que deverá indicar pelo menos 2 membros doutorados.O painel classifica o trabalho apresentado tendo que justificar por escrito a nota atribuída. A aprovação no projeto de tese é condição indispensável para ingresso no 2ºano do curso

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade do aluno desenvolver de uma forma autónoma, mas orientada, o projeto de tese. Os seminários constituem um espaço de debate entre os docentes e os alunos, e entre os próprios alunos que são convidados a comentar as opções efetuadas pelos seus colegas e a apresentar sugestões de melhoria.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam o desenvolvimento de competências de investigação. Os doutorandos serão incentivados a consultarem a bibliografia mais qualificada e atualizada sobre os temas abordados. Pela sua natureza, esta UC decorrerá em grande parte, segundo o grau de empenhamento dos doutorandos que o frequentam. O objetivoobjectivo é incentivar e apoiar os alunos na realização da tese. As reuniões bimensais com os alunos ajudam a concretizar este objetivo .

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. De acordo com a recomendação da Reitoria -devido à Pandemia- a discussão do projeto de investigação será realizada online. A alteração para a avaliação online foi realizada após ouvir os alunos e o diretor do curso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Leedy, P. D., & Ormrod, J. (2009) Practical research: Planning and design. (9th Ed). N.Y.:Pearson. Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2017). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling. 2nd Ed. Thousand Oaks: Sage. Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2018) Multivariate Data Analysis (8th/Ed). N.Y.:Pearson. Malhotra, N. (2010) Marketing Research (6th Ed). N.Y.:Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicação de bibliografia adicional está de acordo com o tema da tese e as dificuldades que aluno encontra ao longo do processo de realização da tese.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16