Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00388
Acrónimo :
00388
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
275.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta Unidade Curricular é promover o desenvolvimento de competências para conceber e projetar uma investigação na área da Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, com qualidade científica (quer teórica, quer metodológica).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo desta Unidade Curricular é promover o desenvolvimento de competências para conceber e projetar uma investigação na área da Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, com qualidade científica (quer teórica, quer metodológica). O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: -Analisar criticamente e sintetizar a investigação produzida no âmbito de um problema específico da Recursos Humanos e do Comportamento Organizacional, sendo capaz de elaborar ideias novas e complexas nesse domínio, -Comunicar sobre problemas relevante na área da Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, tornando claros os fundamentos, procedimentos e conclusões das análises efetuadas . -Elaborar de um projeto de tese de doutoramento em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional que contribua para o avanço do conhecimento científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- O processo de investigação - Escolha e desenvolvimento de um problema de investigação - Definição de objetivos e hipóteses de investigação - Conceção dos estudos: Adequação da metodologia ao problema em estudo - Escrita e comunicação de um projeto de tese

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular destina-se a acompanhar o doutorando na escolha do seu tema de doutoramento e na elaboração do respetivo projeto de tese em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Nesse sentido, a UC centra-se na escolha e desenvolvimento de um problema de investigação, na apresentação dos critérios que definem a escolha do desenho do estudo, na exposição das metodologias adaptadas aos problemas de investigação dos doutorandos e na sugestão de bibliografia completar. A aprovação no projeto de tese é condição indispensável para o ingresso no 2º ano do Curso Doutoral. Neste sentido, os conteúdos do Seminário adequam-se, de ano para ano, às necessidades e expectativas manifestadas pelos alunos.

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada por 1 painel cujo principal objetivo é avaliar o progresso dos trabalhos dos alunos através de parecer escrito sobre relatório e apresentação oral dos trabalhos.A constituição do painel é feita pelo coordenador da UC que deverá indicar pelo menos 2 membros doutorados,escolhidos com base no tópico de investigação.O painel classifica o trabalho tendo que justificar por escrito a nota atribuída.A aprovação no projeto de tese é condição indispensável para o ingresso no 2ano

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade do/a aluno/a desenvolver de uma forma autónoma, mas orientada, o projeto de tese. Os seminários constituem um espaço de diálogo/ debate entre o docente e os alunos, e entre os próprios alunos que são convidados a comentar as opções efetuadas pelos seus colegas e a apresentar sugestões de melhoria.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adaptam-se às exigências de um 3º ciclo e visam o desenvolvimento de competências de investigação. Os doutorandos serão incentivados a consultarem a bibliografia mais qualificada e atualizada sobre os temas abordados. Pela sua natureza, esta UC decorrerá em grande parte, segundo o grau de empenhamento dos doutorandos que o frequentam. Caberá, no entanto, ao docente responsável, a tarefa de propor constantemente novas questões, de detetar fragilidades e complementar projetos de investigação em construção.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Roberts, C. M. & Hyatt, L. (2019) (3rd Ed.). The dissertation journey: a practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation. Thousand Oaks, Calif. : Corwin Press Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2016) Practical research: Planning and design (11th Edition). New Jersey: Prentice-Hall Hart, C. (2018) Doing a literature review: Releasing the social science research imagination (2nd edition). London: Sage. American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Siddaway, A.P., Wood, A.M., Hedges, L.V. ( 2019).How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual Review of Psychology, 70,747-70 Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121. Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. M., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. O'Boyle Jr, E. H., Banks, G. C., & Gonzalez-Mulé, E. (2017). The chrysalis effect: How ugly initial results metamorphosize into beautiful articles. Journal of Management, 43(2), 376-399. Gardner, R. G., Harris, T. B., Li, Ning, Kirkman, B.L. and Mathieu J.E. (2017). Understanding 'it depends' in organizational research: a theory-based taxonomy, review, and future research agenda concerning interactive and quadratic relationships. Organizational Research Methods, 20(4), 610-638. Busse, C., Kach, A.P., Wagner, S.M. (2017). Boundary conditions: what they are, how to explore them, why we need them, and when to consider them. Organizational Research Methods, 20(4), 574-609. Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association. Aguinis, H., Edwards, J.R., Bradley, K.J. (2017). Improving our understanding of moderation and mediation in strategic management research. Organizational Research Methods, 20(4) 665-685

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16