Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00412
Acrónimo :
00412
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
263.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos aprofundem as suas competências como investigadores, de modo a desenvolverem um projeto científico. Também se pretende que os alunos compreendam a ligação entre ensino e investigação científica, e que desenvolvam capacidades de analisar documentos de carácter científico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um breve projeto científico e ficar apto a: 1. Definir o âmbito e nível de um projeto científico. 2. Demonstrar originalidade e pensamento científico independente. 3. Demonstrar coerência lógica e argumentação científica. 4. Definir a estrutura de um projeto científico. 5. Definir, contextualizar e justificar uma temática de investigação. 6. Propor um método de investigação. 7. Organizar uma breve revisão bibliográfica. 8. Demonstrar rigor e objetividade na redação do trabalho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Ligação entre ensino e investigação. 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas. 3. Apresentação formal de um pré-projeto. 4. Aspetos importantes no desenvolvimento de projetos científicos. 5. Apresentação e discussão de pré-projetos realizados pelos alunos. 6. Discussão dos projetos individuais, críticas e sugestões.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Ligação entre ensino e investigação: contribui para o objetivo OA1; 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas: contribui para os objetivos OA5 e OA6; 3. Apresentação formal de um pré-projecto: contribui para os objetivos OA1 a OA4; 4. Aspetos importantes no desenvolvimento de projetos científicos: contribui para os objetivos OA2, OA4, OA5 e OA6, 5. Apresentação e discussão de pré-projectos realizados pelos alunos: contribui para os objetivos OA1 a OA5; 6. Discussão dos projetos individuais, críticas e sugestões: contribui para todos os objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, sobre a ligação entre o ensino e a investigação (50%) a entregar no final do 1º semestre. - Trabalho escrito individual e respetiva apresentação (50%) a entregar e apresentar ao longo do 2º semestre. Projeto científico com um máximo de quinze páginas e formato a pormenorizar - incluirá título, palavras-chave, índice, introdução, objetivos, breve enquadramento teórico, método (descrição da investigação, SI ou implementação a desenvolver) resultados esperados e bibliografia básica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, aprofundar a temática central e preparar o seu projeto, desenvolvendo o enquadramento teórico e metodologia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. A seguir, apresentam-se as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA4 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA73. Aulas Ativas: OA6, OA8 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA8. Por parte do professor, em sala de aula (e em orientação tutorial) haverá um acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e melhoramento do seu projeto.

Observações / Observations


Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2. - Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor, ISBN: 978-989-693-000-4.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, Edições Sílabo (2ª ed.), ISBN 978-989-561-265-9. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6. - Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: ‎ 978-140-399-379-3. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2018). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (7ª ed.), ISBN: 978-972-618-843-8. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2015). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.), ISBN: 978-972-618-809-4. - Sarmento, Manuela (2013). Guia prático sobre a metodologia científica para a elaboração, escrita e apresentação de teses de doutoramento, dissertações de mestrado e trabalhos de investigação aplicada. Lisboa: Universidade Lusíada Editora (3ª ed.), ISBN: 978-989-640-141. - Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2. - Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29