Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos aprofundem as suas competências como investigadores, de modo a desenvolverem um projeto científico. Também se pretende que os alunos compreendam a ligação entre ensino e investigação científica, e que desenvolvam capacidades de analisar documentos de carácter científico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um breve projeto científico e ficar apto a: 1. Definir o âmbito e nível de um projeto científico. 2. Demonstrar originalidade e pensamento científico independente. 3. Demonstrar coerência lógica e argumentação científica. 4. Definir a estrutura de um projeto científico. 5. Definir, contextualizar e justificar uma temática de investigação. 6. Propor um método de investigação. 7. Organizar uma breve revisão bibliográfica. 8. Demonstrar rigor e objetividade na redação do trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Ligação entre ensino e investigação. 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas. 3. Apresentação formal de um pré-projeto. 4. Aspetos importantes no desenvolvimento de projetos científicos. 5. Apresentação e discussão de pré-projetos realizados pelos alunos. 6. Discussão dos projetos individuais, críticas e sugestões.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Ligação entre ensino e investigação: OA1 2. Fundamentos de investigação e opções metodológicas: OA5, OA6 3. Apresentação formal de um pré-projecto: OA1 a OA4 4. Aspetos importantes no desenvolvimento de projetos científicos: OA2, OA4, OA5, OA6 5. Apresentação e discussão de pré-projectos realizados pelos alunos: OA1 a OA5 6. Discussão dos projetos individuais, críticas e sugestões: OA1 a OA8
Avaliação / Assessment
- Trabalho de grupo, sobre a ligação entre o ensino e a investigação (50%). - Trabalho escrito individual e respetiva apresentação (50%). Projeto científico com um máximo de quinze páginas e formato a pormenorizar - incluirá índice, introdução, objetivos, breve enquadramento teórico, método (descrição da investigação, SI ou implementação a desenvolver) e bibliografia básica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, aprofundar a temática central e preparar o seu projeto, desenvolvendo o enquadramento teórico e metodologia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. A seguir, apresentam-se as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA4 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA73. Aulas Ativas: OA6, OA8 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA8. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (conforme a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. Neste caso, o alinhamento entre o instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem, é alcançado com: a apresentação e discussão do pré-projecto realizado para avaliação da UC de Introdução à Investigação: OA1, OA2, OA3, OA5; e o trabalho escrito individual - breve projeto: OA1 a OA8. Por parte do professor, em sala de aula (e em orientação tutorial) haverá um acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e melhoramento do seu projeto.
Observações / Observations
Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE-IUL, onde também serão publicados os resultados da avaliação. Nota: Tendo em conta o Despacho 31/2020 da Reitora do ISCTE foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao diretor de curso e aos estudantes: os estudantes são avaliados por um trabalho de grupo, sobre a ligação entre o ensino e a investigação (50%) e por um trabalho escrito individual e respetiva apresentação (50%), ambos com nota mínima de 8 valores, e ambos não presenciais, via plataforma de e-learning e com apoio online via Zoom.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. - Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Creswell, John W. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd ed.). - Carvalho, J. Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.). - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. - Spector Nelson (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.). - Sarmento, Manuela (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica. Lisboa: Univ. Lusíada Editora. - Salomon, Délcio Vieira (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.). - Ruiz, João Álvaro (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.). - Reis, Elizabeth; Melo, Paulo; Andrade, Rosa & Capalez, Teresa (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.). - Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva. - Poynter, Ray (2010). The Handbook of online and social media research. Chichester, UK: John Willey. - Poeschl, Gabrielle (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia - Teoria e Prática. Lisboa: Almedina. - Phillips, Estelle M. & Pugh, Derek S. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2004). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Oliveira, Maria M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.). - Moreira, Antónia; Camargo, Brigido Vizeu; Jesuíno, J. Correia & Nóbrega, S. Maia (2005). Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB. - Maroco, João P. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Pêro Pinheiro: ReportNumber (5ª ed.). - Laureano, Raul M. S. & Botelho, M. do Carmo (2010). SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-608-3. - Laureano, Raul M. S. (2011). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-628-1. - Kock, Ned (2007). Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods. USA: Springer. - Hill, Manuela Magalhães & Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. - Frada, João (2005). Novo Guia Prático: para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: SeteCaminhos. - Foddy, William (1993). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. - Flick, Uwe (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Bisturi. - Figueiredo, António Dias de (1997). Estratégia para a elaboração de uma Tese. Consultado em 30 de Janeiro de 2016 através de http://eden.dei.uc.pt/~ctp/teses.htm. - Espírito Santo, Alexandre do (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Eco, Umberto (2008). Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença (14ª ed.). - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Demo, Pedro (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - D'Oliveira, Teresa (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. - Creswell, John W. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition). - Creswell, John W. & Clark, Vicki L. Plano (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd ed.). - Christensen, Larry B. (1997). Experimental methodology. Boston: Allyn & Bacon (7th ed.). - Chotguis, José (1998). Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação. Consultado em 30-01-2016 através de http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm. - Ceia, Carlos (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença (6ª ed.). - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.). - Bryman, Alan & Cramer, Duncan (1992). Análise de Dados em Ciências Sociais. Oeiras: Celta. - Brace, Nicola; Kemp, Richard & Snelgar, Rosemary (2009). SPSS for Psychologists. London: Palgrave Macmilan (4th edition). - Bell, Judith (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva (3ª ed.). - Azevedo, Mário (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora. - Andrade, Maria Margarida de (2005). Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: ATLAS. - Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0. - Alferes, Valentim R. (1997). Investigação Científica em Psicologia. Lisboa: Almedina. - Albarello, Luc; Digneffe, Françoise; Hiernaux, Jean-Pierre; Maroy, Christian; Ruquoy, Danielle & Saint-George, Pierre de (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva (2ª ed.).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16