Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00416
Acrónimo :
00416
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Econometria

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos em econometria.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal da disciplina é o de fornecer aos alunos uma introdução às técnicas econométricas modernas que são usadas na análise de modelos de economia monetária e financeira. O relevo será dado ao estudo das fases do ciclo económico e, em particular, à construção de métodos de previsão para as mesmas, e à análise de modelos de regressão com endogeneidade. A interacção entre a teoria monetária e financeira e a análise econométrica é enfatizada e os alunos são treinados para formular e testar empiricamente modelos teóricos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento e compreensão das técnicas estatísticas e econométricas mais relevantes na estimação de ciclos economicos. 2. Conhecimento e compreensão das metodologias econometricas sobre previsão e dos modelos lineares. 3. Conhecimento e compreensão das técnicas estatísticas e econométricas mais relevantes na estimação de modelos de regressão com endogeneidade. 4. Capacidade de mobilizar fontes estatísticas e aplicar e interpretar as técnicas econométricas relevantes na análise dos ciclos economicos, previsão e endogeneidade. 5. Capacidade de trabalhar em grupo e de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ciclos Económicos 1.1. Definições e visão clássica 1.2. Visão de crescimento e Filtros 2. Métodos Tradicionais de Previsão 2.1. Definições e modelos simplistas 2.2. Alisamento exponencial 3. Modelos Lineares 3.1. Definições e Modelos ARIMA 3.2. Metodologia de Box-Jenkins 4. Regressão com Endogeneidade 4.1. Definições e exemplos 4.2. Estimação e inferência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerencia" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: 1. Ciclos Económicos. OA2: 2. Métodos Tradicionais de Previsão; 3. Modelos Lineares. OA3: 4. Regressão com Endogeneidade OA4: 1. Ciclos Económicos; 2. Métodos Tradicionais de Previsão; 3. Modelos Lineares; 4. Regressão com Endogeneidade OA5: 1. Ciclos Económicos; 2. Métodos Tradicionais de Previsão; 3. Modelos Lineares; 4. Regressão com Endogeneidade

Avaliação / Assessment


A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação contínua ou exame final. 1. Avaliação contínua: Teste (50% da nota); Trabalho de grupo (50% da nota). Nota: A nota no Teste deve ser no mínimo de 5 valores. 2. Exame final: Prova escrita (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas; Aulas práticas de laboratório; Apresentação e discussão de trabalhos de grupo na sala de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem vizam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA). A interligação entre os mesmos é como a seguir se explicita: OA1: Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas OA2: Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas OA3: Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas OA4: Aulas práticas de laboratório; Apresentação e discussão de trabalhos de grupo na sala de aula OA5: Aulas práticas de laboratório; Apresentação e discussão de trabalhos de grupo na sala de aula

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Diebold, F.X. and Rudebusch, G.D., Business Cycles: Durations, Dynamics and Forecasting, 1999, Princeton University Press, Enders, W., Applied Econometric Time Series, 2009, 3rd Ed, John Wiley & Sons, Hyndman, R.J. and Athanasopoulos, G., Forecasting: Principles and practice, 2021, 3rd Ed, otexts.com

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Makridakis, S., Wheelwright, and S., Hyndman, R., Forecasting: Methods and Applications, 1998, 3rd Ed., John Wiley & Sons,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16