Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00422
Acrónimo :
00422
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Explanar e relacionar a teoria e sua aplicação no mundo real dos componentes chave da gestão internacional de recursos humanos e da estratégia de liderança 2. Expor as principais competências de gestão de recursos humanos que são essenciais para uma interacção eficaz em contextos internacionais. 3. Definir e descrever comportamentos de liderança e de motivação eficazes em ambientes multi-culturais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O principal objectivo desta UC é capacitar os alunos para a compreensão e desenvolvimento de competências críticas que um gestor com responsabilidades em recursos humanos deve ter para a motivação dos seus colaboradores em contexto global da economia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O contexto internacional dos negócios 2. Tendências globais que afectam a gestão de recursos humanos 3. O significado do trabalho em culturas diferentes 4. Ética e responsabilidade social na gestão de recursos humanos 5. Impacto das variáveis culturais na gestão global de recursos humanos 6. Cultura empresarial 7. Liderança multicultural e aplicações 8. Motivação em ambiente multi-cultural Comunicação eficaz em ambiente multi-cultural

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 (CP1) O contexto internacional dos negócios; (CP2) Tendências globais que afectam a gestão de recursos humanos; (CP3) O significado do trabalho em culturas diferentes OA2 (CP4) Ética e responsabilidade social na gestão de recursos humanos; (CP5) Impacto das variáveis culturais na gestão global de recursos humanos; (CP6) Cultura empresarial; OA3 (CP7) Liderança multicultural e aplicações e (CP8) Motivação em ambiente multi-cultural Comunicação eficaz em ambiente multi-cultural

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Análise de um caso (40%) Teste final (60%) Avaliação final: Exame escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1, OA2 e OA3 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Brewster, C., Houldsworth, E., Sparrow, P., & Vernon, G. (2016). International human resource management. Kogan Page Publishers. 2. Steers, R. M., Sanchez-Runde, C. J., & Nardon, L. (2010). Management across cultures: Challenges and strategies. Cambridge University Press. 3. McFarlin, D., & Sweeney, P. D. (2014). International management: strategic opportunities & cultural challenges (4th Edition). Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16