Métodos de Ensino e Avaliações
Tendo em vista a concretização dos objectivos da unidade curricular, o processo de ensino-aprendizagem basear-se-á na participação em sessões que envolverão a exposição dos conteúdos do programa pelo docente e o seu debate activo por parte dos estudantes, tendo em conta o estudo da bibliografia básica da unidade curricular; no desenvolvimento pelos estudantes, em equipa, de pesquisas autónomas (orientadas pelo docente) e da sua apresentação/discussão em sala de aula; na elaboração de um ensaio escrito, individual, sobre temas seleccionados do programa, no qual os estudantes serão chamados a convocar as aprendizagens desenvolvidas, quer em sala de aula, quer através da pesquisa bibliográfica. | A avaliação terá em conta os seguintes elementos (e respectiva ponderação): a) a presença e participação activa nas aulas (15% da nota final); b) a observação, análise e apresentação em sala de aula, em equipa, de uma actividade de comunicação pública da ciência (integrada, por exemplo, na Semana da Ciência e Tecnologia, ou na Noite dos Investigadores) (35% da nota final); c) a elaboração e entrega, por escrito, de um ensaio individual sobre temas selecionados do programa (cerca de 8 páginas de texto) (50% da nota final).