Programa

Mestrado em Sociologia

Programa

1. Ciência e cultura 1.1. A emergência da cultura científica no quadro da modernidade 1.2. A ciência como cultura especializada: institucionalização e profissionalização 1.3. As "duas culturas" 1.4. A ciência e a sua articulação com outras culturas nas sociedades contemporâneas 2. Literacia científica 2.1. A relevância social da literacia científica 2.2. Definições do conceito e suas dimensões 2.3 Modos de aferição da literacia científica das populações 3. Interesses e atitudes face à ciência e à tecnologia 3.1. Indicadores de interesse, práticas e fontes de informação 3.2. Indicadores de crenças e atitudes 3.3. Relação entre níveis de conhecimento e atitudes 4. Modos de relação com a ciência 4.1. Um crescente fosso entre cientistas e leigos? 4.2. O conceito de públicos da ciência e sua operacionalização 4.3. Os públicos da ciência em Portugal: apresentação de alguns resultados 4.4. A multiplicidade de espaços de encontro dos cidadãos com a ciência 5. Os movimentos em prol da "compreensão da ciência pelos públicos" 5.1. Agentes e espaços de intervenção 5.2. Discussão dos objectivos, potencialidades e limites das iniciativas 5.3. Divulgação pedagógica vs divulgação espectacular 5.4. As aprendizagens em contexto de livre escolha 6. Da compreensão pública da ciência ao diálogo entre ciência e sociedade 6.1. O "modelo do défice": dimensões e críticas 6.2. "Conhecimentos em contexto": perspectivas e estudos 6.3. A questão da confiança na ciência e nas suas instituições 6.4. A emergência das noções de diálogo e participação: enquadramento, implicações e limites 7. A comunicação pública da ciência 7.1. Comunicação institucional da ciência: um "trabalho de fronteira"? 7.2. Ciência e média: confronto entre culturas profissionais especializadas? 7.3. O "modelo canónico" de comunicação e suas críticas 7.4. Contextos de produção/recepção, negociação de sentidos e ?objectos de fronteira? 8. As políticas e práticas de promoção da cultura científica em Portugal: o caso do Programa Ciência Viva 8.1. Génese e protagonistas 8.2. Abordagens e eixos de actividade 8.3. Discussão de alguns exemplos: os projectos nas escolas; os centros de ciência; as campanhas nacionais de divulgação científica