Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
- Compreender a emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas e a evolução teórica-metodológica do Serviço Social clássico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Identificar a génese e a emergência do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais; - Analisar o método de Serviço Social Clássico; - Problematizar o Serviço Social como área de conhecimento científico; - Estimular a construção social da teoria e metodologia em Serviço Social
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas: 1.Emergência e institucionalização do Serviço Social como profissão. Uma perspetiva internacional 2. A perspetiva nacional sobre o percurso de institucionalização e desenvolvimento da profissão. 3.Os movimentos e processos de reconceptualização e os seus impactos na construção do Serviço Social como área do conhecimento II. Introdução às teorias e métodos em Serviço Social 1.Os métodos clássicos do Serviço Social: Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade 2.O Serviço Social como profissão e disciplina científica no quadro das ciências sociais e humanas 3. Referenciais teóricos em Serviço Social. Análise e reflexão sobre a produção do conhecimento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
- Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos. Orientam para a compreensão da Emergência do Serviço Social no contexto das ciências sociais pelo que a definição de conteúdos, se inicia pela abordagem das dimensões conceptuais da emergência e institucionalização do Serviço Social enquanto objeto de estudo da Unidade Curricular. Situa o quadro teórico de referência da emergência do Serviço Social, a evolução e desenvolvimento das instituições sociais e do Serviço Social. Reflete os fundamentos e princípios da teoria e do Serviço Social, crise do seu paradigma dominante bem como o movimento e processo de reconceptualização. O programa termina com processo reflexivo no domínio dos Direitos Humanos a partir da exploração da dinâmica entre teoria e prática conhecimento e ação, e níveis e unidades de intervenção.
Avaliação / Assessment
Existem duas modalidades de avaliação que os alunos podem escolher: I. Avaliação periódica - 1 Teste (50%) - Trabalho de grupo (50%) Os alunos podem completar os dois elementos da avaliação periódica em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. Avaliação por exame (100%) Os alunos podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
-Exposição teórico-prática do professor. -Dinamização do trabalho de grupo e individual no aluno. -Debate e reflexão sobre a matéria da unidade curricular em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino caracteriza-se por ser mista (exposição e debate), promovendo o recurso à utilização de materiais de arquivo e património documental enquanto suporte para a edificação de um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular localizando os fatos históricos, teóricos e científicos enquanto marcos de referência relevantes para a emergência do Serviço Social associada a uma dimensão participativa do estudante com vista à compreensão da relação teoria e prática, conhecimento e acção, quando aplicada a dimensões do exercício profissional.
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Garcia, Fernandez Tomás e Alemón Carmen Bracho (coords) (2006), Introducción al Trabajo Social, 3ª ed., Madrid, Ed. Alianza Ciencias Sociales. Howe, David (1999), Dando sentido a la práctica. Una introducción a la teoria del Trabajo Social, Granada, Ed. Maristán. Martins, Alcina (1999) Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português, Lisboa, Editora Fundação Calouste Gulbenkian. Santos, Clara Cruz (2008) Retratos de uma profissão: a identidade do Serviço Social, Coimbra, Editora Quarteto. Santos, Maria Isabel R. (2009), O Discurso Histórico sobre o Serviço Social em Portugal, Lisboa, UCP Payne, M. (2020). The origins of social work: Continuity and change. Bloomsbury Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Garcia, Tomás Fernandez (coord) (2008)Trabajo social com casos,Madrid, Alianza editorial Garcia, Tomás F. e António L. Peláez (2006), Trabajo social com grupos, Madrid, Alianza editorial Garcia, Tomás F. e António L. Peláez (2008), Trabajo social comunitario, Madrid, Alianza editorial Mouro, H. e Dulce Simões, (2001), 100 Anos de Serviço Social. Coimbra, Quarteto editora Moix M. (2006), Teoria del Trabajo Social, Madrid, Ed. Sintesis. Pierson, John (2011)Understanding socila work: history and context, Open University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16