Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00438
Acrónimo :
00438
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender a emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas e a evolução teórica-metodológica do Serviço Social clássico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Identificar a génese e a emergência do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais; - Analisar o método de Serviço Social Clássico; - Problematizar o Serviço Social como área de conhecimento científico; - Estimular a construção social da teoria e metodologia em Serviço Social

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas: 1.Emergência e institucionalização do Serviço Social como profissão. Uma perspetiva internacional 2. A perspetiva nacional sobre o percurso de institucionalização e desenvolvimento da profissão. 3.Os movimentos e processos de reconceptualização e os seus impactos na construção do Serviço Social como área do conhecimento II. Introdução às teorias e métodos em Serviço Social 1.Os métodos clássicos do Serviço Social: Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade 2.O Serviço Social como profissão e disciplina científica no quadro das ciências sociais e humanas 3. Referenciais teóricos em Serviço Social. Análise e reflexão sobre a produção do conhecimento.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


- Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos. Orientam para a compreensão da Emergência do Serviço Social no contexto das ciências sociais pelo que a definição de conteúdos, se inicia pela abordagem das dimensões conceptuais da emergência e institucionalização do Serviço Social enquanto objeto de estudo da Unidade Curricular. Situa o quadro teórico de referência da emergência do Serviço Social, a evolução e desenvolvimento das instituições sociais e do Serviço Social. Reflete os fundamentos e princípios da teoria e do Serviço Social, crise do seu paradigma dominante bem como o movimento e processo de reconceptualização. O programa termina com processo reflexivo no domínio dos Direitos Humanos a partir da exploração da dinâmica entre teoria e prática conhecimento e ação, e níveis e unidades de intervenção.

Avaliação / Assessment


Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE I.i Instrumentos I.i.i 1 Teste individual (50%) I.i.ii 1Trabalho de grupo (50%) I.ii. Assiduidade mínima Esta avaliação tem uma assiduidade mínima do 50%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades associadas ao instrumento. Das 12 sessões/24 aulas (36 horas), cada estudante deverá estar presente em: 5 sessões para o desenvolvimento do trabalho 1 sessões para a apresentação final do trabalho As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre. I.iii Ponderações I.iii.i Teste individual (50% da nota final) – pode incluir todos os conteúdos lecionados, sendo a sua avaliação aferida com base no momento de aplicação deste instrumento. I.iii.ii Trabalho de grupo (50% da nota final) – inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: 1º sessão de desenvolvimento (7,5%); 2º sessão de desenvolvimento (7,5%); 3º sessão de desenvolvimento (7,5%); 4º sessão de desenvolvimento (7,5%); 5º sessão de desenvolvimento (7,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) I.iv Idiomas Os estudantes podem completar os dois elementos da avaliação ao longo do semestre em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem são estruturadas para proporcionar um entendimento profundo dos conceitos teóricos e aplicados da área, através de métodos expositivos e participativos. Estas metodologias maximizam a assimilação dos conteúdos pelos estudantes e promovem a sua aplicação prática no contexto profissional. I. Organização e Funcionamento da UC A unidade curricular está organizada em torno de quatro temas principais: Emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas, e introdução às teorias e métodos em Serviço Social. Cada tema é abordado através de sessões teórico-práticas e seminários, distribuídas de forma equilibrada para garantir a cobertura abrangente e profunda dos conteúdos programáticos. Para compreender a articulação dos conteúdos com as horas atribuídas a cada tema, por favor, ver "Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC" II. Métodos de Ensino II.i Exposição Teórica Apresentação dos conceitos fundamentais e teorias relacionadas aos temas da unidade curricular para facilitar a compreensão inicial e a base teórica necessária. II.ii Debate e Discussão Sessões participativas que incentivam os alunos a discutir e refletir sobre os conteúdos apresentados, promovendo um entendimento mais crítico dos assuntos tratados. II.iii Análise e Interpretação de Documentos Atividades práticas onde os estudantes analisam e interpretam documentos relevantes, aplicando os conceitos teóricos na prática. III. Trabalho Autónomo do Estudante O trabalho autónomo é uma componente crucial desta unidade curricular, complementando as horas de contacto. Os estudantes são incentivados a realizar: III.i Leituras Dirigidas Leitura de textos académicos e documentos relevantes para aprofundamento teórico. III.ii Exercícios Práticos Realização de exercícios que aplicam os conceitos teóricos a situações práticas. III.iii Trabalhos de apoio à divulgação de resultados Elaboração de trabalhos gráficos, como pósteres e similares, para apresentar os resultados de trabalhos de grupo. Estas atividades promovem a visualização criativa e a comunicação eficaz dos resultados de diagnósticos, planeamentos e avaliações realizados em contextos reais ou simulados. IV. Articulação com o Modelo Pedagógico do Iscte As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular são coerentes com o modelo pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, a reflexão crítica e a integração entre teoria e prática. A combinação de métodos expositivos e participativos, juntamente com a ênfase no trabalho autónomo, assegura que os estudantes não adquiram apenas conhecimentos teóricos, mas também que desenvolvam competências práticas essenciais para o exercício profissional em Serviço Social

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracteriza-se por ser mista (exposição e debate), promovendo o recurso à utilização de materiais de arquivo e património documental enquanto suporte para a edificação de um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular localizando os fatos históricos, teóricos e científicos enquanto marcos de referência relevantes para a emergência do Serviço Social associada a uma dimensão participativa do estudante com vista à compreensão da relação teoria e prática, conhecimento e acção, quando aplicada a dimensões do exercício profissional.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tema I Martins, Alcina (1999) Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português, Lisboa, Editora Fundação Calouste Gulbenkian. Álvarez-Pérez, P. & Pena, M. (2022). Trabajo social en Europa: el caso de Portugal. In Francisco Javier Garcia-Castilla (Ed.), Origenes y desarrollo del trabajo social: trayectoria de una profesion. Madrid: Editorial Universitas. Payne, M. (2020). The origins of social work: Continuity and change. Bloomsbury Publishing. Tema II Shaw, Ian (2016). Social work science. Columbia University Press. Howe, David (1999), Dando sentido a la práctica. Una introducción a la teoria del Trabajo Social, Granada, Ed. Maristán. Moix M. (2006), Teoria del Trabajo Social, Madrid, Ed. Sintesis.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silva, P. G. (2018). Social workers in the Revolution: Social work’s political agency and intervention in the Portuguese democratic transition (1974–1976). International Social Work, 61(3), 425-436. https://doi.org/10.1177/0020872816651706 Pierson, John (2011) Understanding social- work: history and context, Open University Press Santos, Clara Cruz (2008) Retratos de uma profissão: a identidade do Serviço Social, Coimbra, Editora Quarteto. Garcia, Fernandez Tomás e Alemón Carmen Bracho (coords) (2006), Introducción al Trabajo Social, 3ª ed., Madrid, Ed. Alianza Ciencias Sociales. Santos, Maria Isabel R. (2009), O Discurso Histórico sobre o Serviço Social em Portugal, Lisboa, UCP Garcia, Tomás Fernandez (coord) (2008) Trabajo social com casos,Madrid, Alianza editorial Garcia, Tomás F. e António L. Peláez (2006), Trabajo social com grupos, Madrid, Alianza editorial Garcia, Tomás F. e António L. Peláez (2008), Trabajo social comunitario, Madrid, Alianza editorial Mouro, H. e Dulce Simões, (2001), 100 Anos de Serviço Social. Coimbra, Quarteto editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23