Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00440
Acrónimo :
00440
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender e conceptualizar questões éticas em Serviço Social e problematizar a dimensão ética na profissão. - Desenvolver uma compreensão profunda dos princípios éticos que norteiam a profissão de Serviço Social. - Promover a capacidade crítica para analisar e resolver dilemas éticos no contexto da prática profissional. - Incentivar a aplicação de padrões éticos e regulamentares na atuação profissional do assistente social. - Fomentar o compromisso com a ética e a justiça social na prática profissional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Identificar e descrever os princípios deontológicos e códigos de ética relevantes para a profissão de Serviço Social. OA2- Analisar dilemas éticos e formular soluções baseadas em princípios éticos. OA3- Demonstrar compreensão dos impactos das decisões éticas na prática profissional e na vida dos sujeitos de intervenção. OA4- Aplicar o conhecimento ético em situações práticas através de observações, estudos de caso e simulações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CPI - Questões éticas em Serviço Social: - Introdução à ética, corrente clássicas. - Princípios fundamentais da ética e deontologia profissional. CP2 - Ética em Serviço Social - Introdução à ética e aos códigos de ética em Serviço Social. - Princípios fundamentais da ética profissional. - Ética na tomada de decisão profissional. - Direitos humanos e justiça social no contexto ético. - Responsabilidade profissional e regulamentação. - Observação, Estudos de caso e simulações práticas. CP3- Problemas éticos da prática profissional: - Análise de dilemas éticos no Serviço Social. - Desenvolvimento do pensamento reflexivo: estudos de casos profissionais. - A tomada de decisões éticas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A dimensão ética da prática profissional é um elemento central da formação, por isso a disciplina tem como objetivo adquirir conhecimento de forma reflexiva, através da dimensão mais teórica, bem como dos instrumentos que operacionalizam essa dimensão, e é nesse sentido que o programa da disciplina é organizado. CPI -OA1: As questões éticas e a introdução através das correntes clássicas e os principios fundamentais, permitem ao estudante identificar os principios relevantes para a prática profissional CP2- OA2, OA3, OA4: A introdução à ética e aos códigos de ética em Serviço Social, informam a analise de tomada de decisão em dilemas éticos nas situações práticas CP3 - OA2, OA3, OA4: Analisar dilemas éticos e desenvolve o pensamento reflexivo do estudante e apoia a sua aplicação em situações práticas através de observações, estudos de caso e simulações.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da ética no Serviço Social. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual (50%): - Presenças em 70% das aulas e participação (10%) esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 70% das aulas. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. - Atividades em grupo (40%) [os estudantes são organizados em grupos no máximo 4 elementos). - Discussões em grupo sobre estudos de caso (20%): Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de problema(s) e propor uma tomada de decisão ética. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: apresentação- 3 minutos; debate- 5 minutos). - Exercicio de Observação (10%) os estudantes devem observar um local à escolha no início e fim da UC e fazer a comparação à luz dos conteúdos apreendidos. - Exercicios em aula (leitura de textos e/ou simulações (10%), nas simulações os grupos elegem um tema e criam uma situação fictícia - Teste final - 50% Os/as estudantes tem que ter um minino de 7 valores (em 20) em cada momento de avaliação para se manter no regime de avaliação ao longo do semestre, caso contrario devem fazer a sua avaliação por exame final. Avaliação por exame final: Teste escrito presencial (100%) Sempre que existirem dúvidas sobre plágio e/ou outras questões relativas aos instrumentos de avaliação o estudante pode ter que fazer prova oral. As línguas admitidas nos trabalhos de avaliação são: português, espanhol, inglês.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição participada dos conteúdos programáticos, com o apoio das novas tecnologias. - Apresentação de reflexões e de trabalhos, elaborados pelos alunos sob a orientação do docente. - Desenvolvimento e debate de temas/problemas sociais a partir de trabalhos de grupo. Aulas Teóricas: Fornecem a base conceitual necessária, incluindo discussões sobre princípios éticos e regulamentações. Observações e Estudos de Caso: Permitem aos alunos aplicar teorias a situações reais e discutir possíveis soluções para dilemas éticos. Debates e Discussões em Grupo: Facilitam a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. Simulações: Reproduzem cenários da prática profissional para que os alunos possam praticar a tomada de decisões éticas. Reflexões Escritas: Incentivam os alunos a refletir sobre suas próprias práticas e decisões éticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apreensão dos conteúdos, tendo em conta a sua natureza, exige uma metodologia de ensino que favoreça a participação dos alunos, traduzida na discussão, análise e pensamento crítico. Assim, as horas de seminário serão distribuídas pelos 3 blocos do programa da UC, de modo a que em cada tema sejam disponibilizadas 6 horas para a realização de trabalhos de natureza mais prática. As metodologias de ensino foram selecionadas para assegurar que os alunos não apenas compreendam os conceitos teóricos, mas também possam aplicá-los em contextos práticos. A utilização de observações, estudos de caso e simulações está diretamente relacionada ao conteúdo programático focado na análise e resolução de dilemas éticos. Os debates e discussões em grupo complementam os tópicos sobre direitos humanos e justiça social, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- APSS (2018). Código deontológico dos assistentes sociais em Portugal. Lisboa: APSS. - Becket, Chris, Maynard, Andrew, & Jordan, Peter (2017). Values and ethics in social work (3ª ed.). Londres: Sage. - Serafim, Maria do Rosário (2004), ?O reconhecimento da Condição Ética dos Cidadãos - um imperativo ético para o Serviço Social?, Intervenção Social , 29, pp. 25-52. - Barry, Eimear (2009), ?An Examination of Ethics in Social Work?, Critical Social Thinking: Policy and Practice, 1, pp. 110-124. -Banks, Sarah (1997), Ética y valores en el trabajo social, Barcelona, Paidós. -Banks, Sarah (2004), ?Ethical Challenges for Social Work?, Intervenção Social, 29, pp, 11-24. - Banks, Sarah e Kirsten Norh (coords) (2008), Ética Prática Para as Profissões do Trabalho Social, Porto, Porto Editora. - Rocha, H. Ética e Serviço Social: tendências filosóficas e políticas, Intervenção social, ISSN 0874-1611, Nº. 37 (1ER SEMESTRE), 2011, págs. 25-40

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Meacham, Michael (2007), ?Ethics and Decision Making for Social Workers?, Journal of Social Work Values and Ethics, (Online), 4 (3). - IFSW - International Federation of Social Workers (2004), The Ethics of Social Work, Principles and Standards (Online).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25